A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09 Jornadas X Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09 Jornadas X Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal,"— Transcrição da apresentação:

1 Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09 Jornadas X Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL Tel.: 21 468 99 20 | Email: galiza.centrosocial@gmail.com | http://www.salesianas-por.net/galiza/index.htmlgaliza.centrosocial@gmail.comhttp://www.salesianas-por.net/galiza/index.html

2

3 A palavra caridade vem do grego kharis = graça = dom é kharis, é caridade, é graça, é dom DEUS Kharis ou carisma são a mesma palavra S. Paulo fala de carismas de que modo?

4 S. Paulo diz que são necessários todos os carismas, na Igreja, mas que estejam ao serviço da CARIDADE

5 Da Caridade ( kharis ) São Paulo vai tecer um elogio em 1 Cor 13, conhecido pelo ‘Hino à Caridade’

6 Um caminho que ultrapassa todos os outros …o caminho da CARIDADE Para isso há que trilhar…

7 13 1* Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.2Ainda que eu tenha o dom da profeciae conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou.3Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado,se não tiver amor, de nada me aproveita. 13 1* Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.2Ainda que eu tenha o dom da profeciae conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou.3Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado,se não tiver amor, de nada me aproveita. 13 1* Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou. 3Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita. Da 1ª Carta de S. Paulo aos Coríntios 13, 1-13:

8 4*O amor é paciente o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, 5nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. 6Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. 7Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

9 8*O amor jamais passará. As profecias terão o seu fim, o dom das línguas terminará e a ciência vai ser inútil. 9Pois o nosso conhecimento é imperfeito e também imperfeita é a nossa profecia. 10Mas, quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. 11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei o que era próprio de criança.

10 12*Agora, vemos como num espelho, de maneira confusa; depois, veremos face a face. Agora, conheço de modo imperfeito; depois, conhecerei como sou conhecido. 13*Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; mas a maior de todas é o amor. Palavra do Senhor

11 o caminho da C A R I D A D E até à plenitude da vida

12 Sem a Caridade, nada sou. Acções como esta, tão admiráveis!... E não me servem? Porquê?... Porque, no fundo, é a admiração que eu procuro… Enquanto me não libertar do egocentrismo, não é o bem dos outros que realmente me interessa. Na prática, eles são usados para meu proveito. E a minha vida continua encerrada na minha individualidade. O que devo fazer então? -O que só pela CARIDADE é possível. T O R R E D E B A B E L

13 A CARIDADE é paciente, bondosa é a CARIDADE. A Caridade existe, na medida em que se pratica. Que vale dizer a uma pessoa que a amo e lhe quero bem, se não lhe faço o bem que quero e não evito todo o mal que a prejudique? Quem age, levado pela paciência e a bondade, é quem tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo aguenta. A pessoa que amo, é tudo para mim. Tanto, que por ela até faço mais do que posso, transcendendo as minhas capacidades humanas. tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo aguenta.

14 A vida que tenho, se partilhada e aceite pelos outros, alarga-se à vida deles, que passam, por sua vez, a viver também para mim e para outros, numa torrente de vida que não tem fim. A caridade gera sempre mais caridade e mais vida. Para tanto, dadas as nossas limitações, precisamos de um outro que, ELE sim, é por Sua natureza capaz de tudo transcender, na sua CARIDADE. Diz o Salmo 102, 8: “O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e cheio de bondade.”

15 E porque o Senhor a todos ama tanto, deu-lhes o próprio Filho que se humilhou si mesmo e por todos deu a vida. Só em Deus a caridade atinge a sua verdadeira dimensão.

16 A C A R I D A D E J A M A I S A C A B A R Á A caridade de que já vivo desde então, será completa quando dela gozar para sempre

17 A fé e a esperança terminam com a visão beatífica na eternidade, por isso a caridade é a maior. Mas nesta vida preciso das três. Porque sem fé e esperança estou privado do Deus, sem o qual não terei caridade… nem a indescritível felicidade que ela me proporciona, já nesta vida.


Carregar ppt "Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09 Jornadas X Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google