A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA.

3

4 Na 1.ª Leitura, Deus vai ao encontro de Elias. (1Rs 19,9a.11-13) Cansado e perseguido de morte por Jesabel, Elias foge para o deserto, a caminho do Monte Horeb, onde Moisés se encontrara com Deus... Muitas vezes nos perguntamos: "Onde está Deus?" "Onde o podemos encontrar?" As Leituras mostram-nos duas cenas bonitas, em que Deus vai ao encontro do homem.

5 - Elias esperava-o no vento, no terramoto, no fogo, mas ele não estava lá. Deus vai ao seu encontro "no sopro leve de uma BRISA." * Deus manifesta-se sempre na simplicidade, na interioridade. Por isso, é preciso calar o ruído excessivo, moderar a actividade desenfreada, encontrar tempo para consultar o coração, para interrogar a Palavra de Deus, para perceber a sua presença e as suas indicações, nos sinais discretos, que ele deixa na história e na vida do mundo.

6 Na 2.ª Leitura, São Paulo manifesta a sua grande dor e tristeza: Deus vai ao encontro dos homens oferecendo a todos uma proposta de Salvação, mas o seu povo rejeita-a. (Rom 9,1-5) No Evangelho, Jesus vai ao encontro dos Apóstolos. (Mt 14,22-33) - Jesus também cansado... retira-se da multidão... vai ao monte para rezar... - Enquanto isso, os apóstolos navegam "de noite", na barca agitada pelos ventos contrários. - Jesus vai ao encontro, "caminhando sobre o MAR". - Eles o confundem: "É um fantasma..."

7 - Pedro: "Se és Tu, manda-me caminhar sobre as águas". - Jesus aceita: "Vem!" - Pedro vai ao encontro; mas, assustado pelo vento, começa a duvidar e a afundar-se. Então grita por socorro: "Salva-me, Senhor!". - E Jesus identifica-se: "Coragem, SOU EU, não tenham medo".

8 - Jesus estende a mão e questiona-o: "Porque duvidaste, homem de pouca fé?" - Jesus entra na Barca e a tempestade acalma-se. - Então todos se prostram em adoração diante de Jesus, dizendo: " Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus". * Deus manifesta-se em Cristo, que estende a mão... + Esse barco lembra-nos onde podemos encontrar Deus: na Comunidade, na Vida e na Família:

9 + NA COMUNIDADE: - No tempo de São Mateus, as comunidades viviam perturbadas pelas perseguições externas e divisões internas: Jesus diz-lhes que o seu poder divino continua presente na Igreja. - Em nossos dias, as forças do mal surgem na Igreja e fora dela. Não devemos ter medo. Essas dificuldades fazem-nos descobrir melhor a presença de Cristo em novos sectores da Igreja. Ele manifesta-se no ambiente tempestuoso das "periferias" do mundo, sobretudo na população empobrecida e excluída da sociedade, na simplicidade das comunidades nascidas da fé do povo.

10 + NA VIDA: Nós também caminhamos ao encontro de Cristo, no meio de dificuldades. Nem sempre o reconhecemos... às vezes até o confundimos com fantasmas... No entanto, ele continua vindo ao nosso encontro, até reconhecermos a sua presença e assim fazermos a nossa profissão de fé.

11 + NA FAMÍLIA: onde ocupa um lugar importante o PAI. Ele deve ser um sinal de sua presença: PAI é alguém que sabe ir ao encontro dos filhos, para ser: - Uma Presença certa na hora certa... - Jesus: "retira-se com os seus..." Suspende a oração... vai ao encontro deles... - Quantos pais não têm tempo para retirar-se, para um encontro com Deus e com os seus...

12 - Uma Presença que dá segurança: nas tempestades... "Coragem, SOU EU, não tenham medo!" - Uma Presença que demonstra compreensão, Quando afunda... estende a mão e questiona: "Porque duvidaste?" - Uma presença que respeita e educa para a Liberdade... "Deixa eu também ir": "Vem..." - Uma Presença que revela a verdadeira imagem do PAI... Dignidade e Responsabilidade!

13 - O Evangelho conta que ao entrar Cristo na BARCA: o vento e as ondas pararam... e voltou a tranquilidade... a Paz... Quando o Pai marca no lar a sua presença amiga e amorosa, cessam as contrariedades e voltam a paz e a alegria de viver. Que assim seja em todas as famílias... Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 10.08.2008


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google