A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian

2 Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos.

3 Praticamente todos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação. Podendo também ser sintetizados em laboratório.

4 Alcanos (ou Parafinas) Alcanos são os hidrocarbonetos alifáticos (cadeia aberta) saturados, isto é, apenas com ligações covalentes simples (C─C) entre seus átomos de carbono. H3C─CH2─CH2─CH3

5 Alcenos (ou Alquenos, ou Olefinas) Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. H2C═CH─CH2─CH3

6 Alcinos (ou Alquinos ou Acetilenos) Alcinos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente tripla entre átomos de carbono sem que a seqüência de carbonos forme um ciclo.

7 Alcadienos O alcadienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta com duas duplas ligações na cadeia. Entre eles, o de principal utilização é o isopreno. H2C = CH - CH = CH - CH3.

8 Ciclanos Também conhecidos como cicloalcanos ou cicloparafinas, os ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos que contêm apenas ligações simples em sua cadeia carbônica, representados pela fórmula geral CnH2n.

9 Ciclenos Ciclenos são todos os hidrocarbonetos de cadeia fechada, insaturados que apresentam dupla- ligação.

10 aromáticos ● Os hidrocarbonetos aromáticos possuem a cadeia carbônica fechada e apresentam um anel benzênico.

11 Combustível fossil:Petróleo A teoria mais aceita para a formação do petróleo é que restos de organismos vegetais e animais (seres marinhos, principalmente unicelulares) se acumularam em camadas sedimentares no fundo de lagos e mares, onde o oxigênio foi preservado, e foram então submetidos à ação de bactérias, do calor e da pressão das camadas superiores, sofrendo decomposição. Esse petróleo originado ficou então preso nos poros no interior da rocha.

12 utilização atual Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo: Parafina, Gás natural, GLP, Produtos Asfálticos, Nafta petroquímica, Querosene, Solventes, Óleos combustíveis (Diesel), Óleos lubrificantes, Combustível de aviação.

13 Tipo de impacto O petróleo é um poluente recalcitrante, e provoca graves danos ao meio ambiente quando entra em contato com as águas de oceanos, mares e/ou com a superfície do solo. Ocorre no oceano em cargas pontuais e em grandes proporções.

14 Gás natural: ● O gás natural é encontrado principalmente em jazidas, geralmente em associação ao petróleo, pois ele também é um combustível fóssil, sendo resultado da degradação ao longo de milhares de anos de matéria orgânica, como restos de animais, flores, plantas e outros.

15 Utilização Esse gás é basicamente composto de metano (CH4) e outros hidrocarbonetos leves. Ele vem sendo usado para gerar energia elétrica, em indústrias, para geração de calor, e como combustível de automóveis.

16 ● Impactos ao meio ambiente Impactos ao meio ambiente: O gás natural é o que emite menos poluentes, porém, o seu transporte e estocagem exigem gasodutos imensos, que podem causar impactos ao meio ambiente.

17 Carvão mineral O carvão é resultado da decomposição apenas de matéria orgânica de origem vegetal, e não animal, como se dá no caso do petróleo e do gás natural. O carvão passou a ser bastante utilizado com o advento da Revolução Industrial em meados do século XVII. Sua queima produzia vapor que movia as máquinas das fábricas, as locomotivas e os navios.

18 Infelizmente, o carvão libera grandes quantidades de óxidos para a atmosfera, porque ele contém altos teores de enxofre. Isso agrava o problema do aquecimento global e das chuvas ácidas.


Carregar ppt "Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google