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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente.

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2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3 Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa envolvendo fatores, influências, recursos, variáveis externas e internas, buscando competitividade. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro. O intuito é traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los.

4 Competindo com Estratégia POR QUE AS EMPRESAS TEM SUCESSO? * Desenvolvem novas bases de competição. (criam serviços de apoio, incluem inovações tecnológicas, etc...) * Desenvolvem melhores formas de competir em bases antigas de competição. (redução de prazos e custos, melhoria da qualidade, etc...)

5 Década de Exigências do Mercado 1960PREÇO 1970QUALIDADE 1980LINHA DE PRODUTOS 1990“UNIQUENESS” Critérios de Desempenho EFICIÊNCIA QUALIDADE FLEXIBILIDADE INOVAÇÃO, exclusividade

6 Condicionantes da Competitividade * Fenômenos macro-econômicos: - Condições da infra-estrutura e recursos naturais; - Condições dos recursos humanos disponíveis; - Políticas governamentais; - Práticas gerenciais; - Relações de trabalho; - Inovações Organizacionais; - Tecnologia.

7 Falhas das Empresas Latino-Americanas  Comunicação: os acionistas tem objetivos ambiciosos e visão clara do futuro, porém não há a comunicação ao restante da organização.  Processo: não são estabelecidos processos sistemáticos e confiáveis para converter oportunidades e idéias em novos negócios.  Cultura: não há esforços para o construção de uma cultura organizacional.

8 A Organização no Ambiente de Negócios PESSOAS MÉTODOS INFRA- ESTRUTURA P&D PRODUÇÃO MKT ADM. & FIN. GESTÃO CULTURA RELAÇÕES TECNOLOGIA FATORES SISTÊMICOS FATORES ESTRUTURAIS Insumos Produtos e/ou Serviços FORNECEDORESFORNECEDORES CLIENTESCLIENTES Mercados, Configuração da Indústria, Incentivos, Regulamentação Mercados, Configuração da Indústria, Incentivos, Regulamentação T endências: Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Políticas, Legais, Culturais, Demográficas

9 O que é Estratégia? “Uma estratégia atua da seguinte forma: Descreve como concretizar as metas e objetivos definidos para a empresa; Leva em consideração os valores pessoais e sociais que cercam a empresa; Orienta a alocação e o emprego dos recursos humanos e financeiros; Cria uma vantagem de mercado sustentável, apesar da concorrência intensa e obstinada”.

10 O que é Planejamento Estratégico? Ele traça uma visão específica do futuro de sua empresa, que contém as seguintes descrições: Como será seu setor; Em que mercados você vai competir; Que produtos e serviços vai oferecer; Que valor vai oferecer aos clientes; Que vantagens de longo prazo terá; Quais serão o porte e a lucratividade de sua empresa.

11 Por que Planejamento Estratégico? - Visão de conjunto - cria um consenso natural entre os líderes empresarias sobre o que é importante; - Direção única para todos - alinha os esforços para o atingimento de objetivos comuns; - Agiliza e fundamenta a tomada de decisão; - Alicerça o orçamento da organização e otimiza a aplicação dos recursos humanos e financeiros; - Aprofunda o conhecimento sobre a organização, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores; - Reforça a motivação e melhora o controle.

12 Objetivos, Estratégias e Planos de Ação 1. OBJETIVOS - Onde queremos chegar? O que? São resultados quantitativos e qualitativos que a empresa deverá alcançar em determinado período, como efeito das estratégias eleitas.

13 2. ESTRATÉGIAS Por onde vamos chegar? Como? Formas através das quais se alcançarão os objetivos da empresa. Devem ser concretas e consistentes entre si.

14 3. PLANOS DE AÇÃO Desdobramento operacional (ações específicas) das estratégias escolhidas, que deverão ser implementadas para atingir os objetivos. Qualquer estratégia só é boa se a execução for boa.

15 Método – Como fazer o PE? Quem somos? * Identidade Organizacional, Missão, Negócio, Valores Onde estamos? * Análise do ambiente - externo e interno Para onde vamos? * Visão, Objetivos Como chegaremos lá? * Delineamento das estratégias Como saber se estamos no caminho? * Identificação e acompanhamento de indicadores e controle dos planos de ação

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17 Tipos de Planejamento Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir 03 tipos de planejamento: planejamento estratégico; planejamento tático; planejamento operacional.

18 Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciado. Normalmente é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidas para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução.

19 De forma resumida, o planejamento estratégico relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo.

20 Algumas perguntas bem simples que devem ser respondidas, para saber a real existência de um planejamento estratégico: - conhece seu negócio? Sabe a real amplitude dele? Conhece as interações com outros negócios? - conhece sua vantagem competitiva? E as dos concorrentes? - tem caminhos alternativos para o caso do plano básico não dar certo? - todos na empresa têm entendimento e comprometimento para com os resultados esperados? todos têm acompanhamento e avaliação dos resultados em tempo real?

21 Além de responder a estas perguntas, é importante saber que, de forma geral, as empresas utilizam o planejamento estratégico para: - contrabalançar as incertezas, desenvolvendo planos alternativos; - concentrar a atenção nos resultados esperados, representados pelos objetivos, desafios e metas; - otimizar o modelo de gestão da empresa; - facilitar o controle, a avaliação e o aprimoramento dos resultados; - otimizar o processo de identificação de oportunidades no mercado; - consolidar a vantagem competitiva da empresa.

22 Planejamento Tático Tem por finalidade otimizar determinada área, parte da empresa e não a empresa como um todo. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consolidação de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada. Relaciona-se a objetivos de mais curto prazo.

23 Planejamento Operacional É a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter, com detalhes: recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; procedimentos básicos a serem adorados; resultados finais esperados; prazos estabelecidos; responsáveis por sua execução e implantação. É, normalmente, elaborado pelos níveos organizacionais inferiores, com foco básico nas atividades do dia-a-dia da empresa.

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