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Base Nacional Comum Curricular e os Desafios para uma Educação Integral no Ensino Médio EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL – PPGEC/UFRPE NUPEDICC – Núcleo.

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1 Base Nacional Comum Curricular e os Desafios para uma Educação Integral no Ensino Médio EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL – PPGEC/UFRPE NUPEDICC – Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências

2 O que iremos discutir?  O que a BNCC propõe para o EM  O que entendemos por Educação Integral  BNCC – 2ª versão e os elementos para uma Educação Integral?

3 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Etapa de conclusão da Educação Básica – LDB/DCN DIMENSÕES DE FORMAÇÃO TRABALHOCIÊNCIATECNOLOGIACULTURA

4 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO BNCC – EIXOS DE FORMAÇÃO LETRAMENTO E CAPACIDADE DE APRENDERSOLIDARIEDADE E SOCIABILIDADEPENSAMENTO CRÍTICO E PROJETO DE VIDAINTERVENÇÃO NO MUNDO SOCIAL E NATURAL

5 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Aspectos evidenciados Os sujeitos e o conhecimento Integração com a Educação Profissionalizante e Tecnológica Progressões e caminhos de formação integrada

6 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Aspectos evidenciados Os sujeitos e o conhecimento

7 Quem é o sujeito do Ensino Médio?

8 Os sujeitos e o conhecimento BNCC 2ª VERSÃO - ENSINO MÉDIO “...juventude como condição sócio- histórico-cultural de uma categoria de sujeitos que necessita ser considerada em suas múltiplas dimensões, com especificidades próprias que não estão restritas às dimensões biológica e etária, mas que se encontram articuladas com uma multiplicidade de atravessamentos sociais e culturais, produzindo múltiplas culturas juvenis ou muitas juventudes” (p. 155).

9 A formação de sujeitos no Ensino Médio Promover inserção no mundo de forma autônoma e crítica Ajudar a construir uma relação com a sua história e a dos demais grupos sociais com os quais convive Superar limitações de uma formação apenas pré-universitária e profissionalizante Promover efetiva participação na construção de um mundo à espera de contribuições criativas e responsáveis. Convocar a assumir responsabilidades para equacionar e resolver questões

10 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Formação - LDB Consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando Aprimoramento do educando como pessoa humana – formação ética, autonomia intelectual e do pensamento crítico Compreensão dos fundamentos científico- tecnológicos dos processos produtivos,

11 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Etapa de conclusão da Educação Básica – LDB/DCN DIMENSÕES DE FORMAÇÃO TRABALHOCIÊNCIATECNOLOGIACULTURA

12 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Formação - LDB Consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando Aprimoramento do educando como pessoa humana – formação ética, autonomia intelectual e do pensamento crítico Compreensão dos fundamentos científico- tecnológicos dos processos produtivos, Transformação da natureza, produção da existência, engajamento e sustento Tecnologia como extensão da capacidade humana, Ciência com modo de ler e mudar do mundo Culturas - diversidade de expressões - populares, étnicas, eruditas e outras

13 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Aspectos evidenciados Os sujeitos e o conhecimento Integração com a Educação Profissionalizante e Tecnológica Progressões e caminhos de formação integrada

14 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Aspectos evidenciados Progressões e caminhos de formação integrada

15 Progressões e Caminhos de Formação Integrada BNCC 2ª VERSÃO - ENSINO MÉDIO A formação integral vista como elo articulador e para o qual convergem todas as áreas do conhecimento, entrelaçando áreas e componentes curriculares, com seus eixos formativos – UM MOSAICO DE APRENDIZAGENS A formação integral vista como elo articulador e para o qual convergem todas as áreas do conhecimento, entrelaçando áreas e componentes curriculares, com seus eixos formativos – UM MOSAICO DE APRENDIZAGENS EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS ENSINO MÉDIO

16 EDUCAÇÃO INTEGRAL Portal do MEC Projeto educativo integrado, em sintonia com a vida, as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes. Crianças, adolescentes e jovens considerados cidadãos de direitos em todas as suas dimensões. - Desenvolvimento intelectual e físico - Oportunidades para o desfrute e produção de arte - Conhecimento e valorização da história e do patrimônio cultural - Atitude responsável diante da natureza - Respeito aos direitos humanos, incluindo crianças e adolescentes, - Formação de um cidadão criativo, empreendedor e participante, consciente de suas responsabilidades e direitos - Formação de habilidades para ajudar o país e a humanidade a se tornarem cada vez mais justos e solidários - Respeito às diferenças e promoção da convivência pacífica e fraterna entre todos

17 EDUCAÇÃO INTEGRAL Portal do MEC PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Ensino Médio PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR Ensino fundamental

18 ENSINO MÉDIO INOVADOR Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 Objetivos Portal do MEC Apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio; Ampliar o tempo dos estudantes na escola; Garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico

19 ENSINO MÉDIO INOVADOR Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 Atividades Integradoras Portal do MEC Acompanhamento Pedagógico;Iniciação Científica e Pesquisa;Cultura Corporal;Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias;Cultura Digital;Participação Estudantil; Leitura e Letramento. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, em 8 macrocampos.

20 BNCC e ENSINO MÉDIO INOVADOR Muitas convergências e algumas questões Organização do Currículo Unidades Curriculares autônomas Não foram apresentadas por ano Flexibilidade e Progressão Tempo Carga horária semanal dos componentes curriculares Escola regular, ou integral? Redução de conteúdo Atividades (CN) Compreensão conceitual: ação no mundo Práticas sociais, científicas e culturais Protagonismo e Projeto de vida

21 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Aspectos evidenciados Os sujeitos e o conhecimento Integração com a Educação Profissionalizante e Tecnológica Progressões e caminhos de formação integrada

22 BNCC 2ª VERSÃO ENSINO MÉDIO Aspectos evidenciados Integração com a Educação Profissionalizante e Tecnológica

23 Que concepção de Educação Profissional e Tecnológica? Para que mercado de trabalho? Para o trabalho mecânico e desumano? Para o trabalho criativo, dignificante e transformador?

24 Algumas convergências DCNEM e DCNEPT apontam para a importância de contemplar e articular as dimensões do TRABALHO, DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA CULTURA. Temas integradores da BNCC Educação financeira e sustentabilidade; Culturas digitais e computação; Direitos humanos e cidadania; Educação ambiental Áreas temáticas da EPT Qualidade de vida e sustentabilidade; Gestão, lazer e desenvolvimento social; e Comunicação e cultura.

25 Algumas questões? Como organizar o tempo para uma formação integral – Educação Integral - e a formação para o trabalho? Como organizar os sujeitos e suas diferentes expectativas e projetos de vidas? Como organizar os espaços nas escolas?

26 BNCC ENSINO MÉDIO e EDUCAÇÃO INTEGRAL Organização do Currículo Unidades Curriculares autônomas Flexibilidade e Progressão Como garantir a formação integral e a qualidade de formação?

27 Obrigada! edsamaral@uol.com.br


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