A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke."— Transcrição da apresentação:

1 APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke

2 Roteiro de apresentação 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação teórica 4. Especificação 5. Operacionalidade 6. Resultados e Discussões 7. Conclusão 8. Extensões

3 Introdução Os requisitos organizacionais modificam o tempo de vida útil de um sistema. Isso requer que mudanças sejam feitas no software. Um processo definido de gerenciamento de mudanças associado a ferramentas de apoio garantem que essas mudanças sejam registradas e aplicadas ao sistema de maneira econômica (SOMMERVILLE, 2003). Com o aumento da complexidade da infraestrutura de TI e da dependência das organizações em relação ao serviços de TI, é cada vez mais necessário o gerenciamento detalhado da liberação de softwares para uso pelas organizações (MAGALHÃES; PINHEIRO, 2007).

4 Objetivo Desenvolver um aplicativo para a atualização automática do sistema ERP da empresa LMA Soluções junto aos seus clientes; Permitir o controle sobre a versão do software utilizada pelos clientes; Automatizar o processo de liberação de versão; Indicar os clientes aptos a receber a liberação; Definir um novo fluxo de trabalho baseado em metodologias conhecidas, buscando maior estabilidade e controle sobre as mudanças efetuadas no software.

5 Fundamentação Teórica O CMMI é um modelo de maturidade para melhoria de processo, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção (MELLON, 2006). CAPABILYTY MATURY MODEL INTEGRATION (CMMI)

6 Fundamentação Teórica CMMI – GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO É a utilização de padrões para gerenciar um software em desenvolvimento. Alterações em suas funcionalidades, correções e adaptações, geram diferentes versões do sistema. A gerência de configuração serve para evitar conflitos nos itens de configuração modificados.

7 Fundamentação Teórica CMMI – GERENCIAMENTO DE MUDANÇA Server pra assegurar que os custos e os benefícios das mudanças sejam adequadamente analisados e as mudanças em um sistema sejam feitas de maneira controlada (SOMMERVILLE, 2003).

8 Fundamentação Teórica CMMI – Formulário de Requisição de Mudança

9 Fundamentação Teórica É composta por um conjunto das melhores práticas para a definição dos processos necessários ao funcionamento de uma área de TI. Tem o objetivo de fornecer o máximo alinhamento entre a área de TI e as demais áreas de negócio, de modo a garantir a geração de valor à organização (MAGALHÃES; PINHEIRO, 2007). INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL)

10 Fundamentação Teórica É o processo responsável pela implementação das mudanças no ambiente de produção de um conjunto de itens de configuração novos ou que sofreram alterações. Cada vez que é disponibilizadas melhorias ou alterações o gerenciamento de liberação tem a responsabilidade de introduzi às alterações no ambiente de trabalho. ITIL – GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

11 Fundamentação Teórica É o local onde todas as versões autorizadas e definitivas de software da organização são armazenadas. Ela armazena as cópias-mestras de todos os softwares comprados (junto com os documentos de licenciamento), assim como as dos softwares desenvolvidos internamente (MAGALHÃES; PINHEIRO, 2007). ITIL – BIBLIOTECA DEFINITIVA DE SOFTWARE

12 Fundamentação Teórica O Subversion é um software livre para controle de versão. É utilizado tanto para o desenvolvimento de software livre como para fins corporativos (SUBVERSION, 2012). trabalho em equipe controle do histórico de alterações marcação e resgate de versões estáveis ramificação de projeto FERRAMENTAS DE APOIO - Subversion

13 Fundamentação Teórica O Redmine é um software livre baseado na web para gerenciamento de projetos e gerenciamento de mudança. Algumas das características são: sistema de rastreamento de tarefas; suporte a múltiplos projetos; integração com sistemas de gerenciamento de configuração gráfico de gantt e calendário; gerenciamento de tempo. FERRAMENTAS DE APOIO - Redmine

14 Fundamentação Teórica Ignora alguns cuidados vitais para o sucesso de uma modificação no sistema; As solicitações de mudança são realizadas por qualquer usuário do sistema; A atualização dos clientes é feita de forma manual; As atualizações são realizadas diretamente no servidor de produção. SISTEMA ATUAL

15 Fundamentação Teórica FLUXO ATUAL

16 Especificação REQUISITOS FUNCIONAIS RF01 - O sistema deverá no módulo cliente verificar a disponibilidade de novas versões do software; RF02 - O sistema deverá no módulo cliente baixar as atualizações do software; RF03 - O sistema deverá no módulo cliente iniciar a instalação das atualizações do software; RF04 - O sistema deverá no módulo cliente notificar ao módulo servidor a versão atual do ERP; RF05 - O sistema deverá no módulo servidor permitir o usuário efetuar o login no sistema; RF06 - O sistema deverá no módulo servidor manter o cadastro de Atualizações ; RF07 - O sistema deverá no módulo servidor exibir uma lista de clientes aptos para a atualização; RF08 - O sistema deverá no módulo servidor informar quais clientes poderão fazer a atualização; RF09 - O sistema deverá no módulo servidor permitir ao usuário liberar a atualização; RF10 - O sistema deverá no módulo servidor visualizar a versão atual utilizada pelos clientes; RF11 - O sistema deverá no módulo servidor permitir a visualização do release note com as alterações contidas na atualização; RF12 - O sistema deverá no módulo servidor permitir o envio do release note por e-mail.

17 Especificação REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS RNF01 - O sistema deverá rodar em sistema operacional Windows; RNF02 - O sistema deverá ser desenvolvido em Delphi; RNF03 - O sistema deverá utilizar banco de dados SQL Server; RNF04 - O sistema deverá fazer integração com ERP via banco de dados; RNF05 - O sistema deverá fazer o download das atualizações via FTP; RNF06 - O sistema deverá fazer a comunicação entre os módulos via Web Service.

18 Especificação Modelo de entidade relacional do ERP

19 Especificação Modelo de entidade relacional do Redmine

20 Especificação Modelo de entidade relacional do Cliente

21

22

23 Especificação TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS Delphi 7; Delphi Xe2; Webservice; Banco de dados SQL Server 2008 R2; Banco de dados MySQL; Upload e Download - FTP.

24 Operacionalidade GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÕES - Clientes

25 Operacionalidade GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÕES – Release Notes

26 Operacionalidade SERVIDOR DE ATUALIZAÇÕES

27 Operacionalidade CLIENTE DE ATUALIZAÇÕES

28 Operacionalidade BIBLIOTECA DE SOFTWARE

29 Resultados e Discussões

30 Conclusão O trabalho alcançou todos os seus objetivos, além de auxiliar na elaboração de um novo fluxo de trabalho, que proporciona objetividade e define responsabilidade sobre cada etapa do processo de requisição de mudança, fornecendo um ganho de qualidade e maior controle dos serviços prestados pela LMA Soluções.

31 Extensões Quantidade de retornos identificados no ambiente de homologação; Quantidade de retornos identificados na qualidade; Número de incidentes causados por cada atualização; Automatização do envio de e-mail.

32 Demonstração da aplicação


Carregar ppt "APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google