Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheus Barbosa Beppler Alterado mais de 8 anos atrás
1
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo
2
Introdução à relação Psicologia - Educação Física - Esporte Esporte e Psicologia começaram a ter uma relação mais estreita no final do séc XIX; No Brasil, foi na déc de 90 que houve o grande impulso da psicologia do esporte; Era uma área com importância reconhecida para a garantia do bom desempenho dos atletas, no entanto esse reconhecimento limitava-se ao plano teórico;
3
Psicologia do esporte e áreas de investigação Psicologia do esporte aborda e investiga duas áreas de estudo: o esporte e o exercício. No esporte: a Psicologia tem buscado investigar aspectos relacionados à prática esportiva estruturada, visando o rendimento esportivo individual e coletivo, cujo objetivo é a obtenção do melhor desempenho; Atribuir vitória ou derrota a aspectos psicológicos; Alguns afirmam a prevalência de um bom trabalho psicológico ao intenso treinamento.
4
Psicologia do esporte e áreas de investigação Alguns questionamentos são lançados a essa área de atuação: De que maneira a atividade esportiva e a competição afetam o comportamento dos indivíduos e interferem no seu desempenho?
5
Psicologia do esporte e áreas de investigação Alguns questionamentos são lançados a essa área de atuação: Quais os fatores psicológicos relacionados a essas atividades e que podem interferir no desempenho de atletas, técnicos e dirigentes?
6
Psicologia do esporte e áreas de investigação Alguns questionamentos são lançados a essa área de atuação: Quais os fatores extracompetitivos que podem afetar o desempenho dos atletas?
7
Psicologia do esporte e áreas de investigação A atividade esportiva, deixando de ser espontânea e amadora, torna-se cada vez mais, orientada por diferentes profissionais (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc); Paralelamente, ocorre a profissionalização do esportista, exigindo atenção especial no desenvolvimento do seu trabalho; O trabalho do psicólogo do esporte orienta-se para o alcance de um melhor desempenho. Trata-se de um profissional que vai valorizar o máximo o potencial de seu cliente e ao mesmo tempo, minimizar ou neutralizar suas deficiências; Atua no sentido de melhorar o desempenho e otimizar as relações entre esportistas, técnicos e dirigentes.
8
Psicologia do esporte e áreas de investigação Na área do exercício, a psicologia tem atuado no sentido de contribuir para a manutenção do bem estar geral do indivíduo (não atleta) que faz da atividade física um meio para melhora de seu estado geral de saúde (inclusive a saúde mental);
9
Psicologia do esporte e áreas de investigação Algumas questões podem ser dadas como exemplo: Como a atividade física pode contribuir para o bem estar psicológico das pessoas?
10
Psicologia do esporte e áreas de investigação Algumas questões podem ser dadas como exemplo: Quais as atividades recomendadas para combater o estresse, a ansiedade, a depressão, etc?
11
Psicologia do esporte e a competição Considerando o esporte sob o ponto de vista competitivo, a psicologia pode atuar em dois grandes setores: A psicologia relacionada à atividade esportiva; Os estudos são dirigidos a situações esportivas (gerais e específicas) que podem provocar modificações no comportamento dos indivíduos e, consequentemente, no seu desempenho. A psicologia relacionada ao atleta (técnicos, árbitros e dirigentes) Estuda características pessoais e grupais que podem determinar esse comportamento, incluindo situações extracompetitivas.
12
Psicologia do esporte e áreas de estudo Definidas as áreas de estudo é importante delimitar-se os campos de atuação e que tipo de formação é necessária ao profissional que atuará nesses campos. Esses campos são, basicamente, três: Atuação didática; Pesquisa; Intervenção.
13
Psicologia do esporte e os campos de atuação Atividade de pesquisa: Características biopsicológicas dos diferentes atletas; Influências do esporte sobre a personalidade do indivíduo; O diagnóstico, avaliação e previsão de rendimentos dos atletas; Motivação, percepção e atenção e sua relações como desempenho dos atletas; Fatores que afetam o nível de desempenho no esporte (idade, sexo, ambiente familiar, etc);
14
Psicologia do esporte e os campos de atuação Atividade de pesquisa: A relação entre esporte e emoção; Aspectos psicossociais do esporte; Adaptação de bateria de testes; A personalidade do treinador; A influência do estresse sobre o rendimento, principalmente em situações de competições e das que envolvem longos períodos de concentração;
15
Psicologia do esporte e os campos de atuação Atividade de pesquisa: Os fenômenos de violência nos estádios esportivos e durante os jogos; O comportamento do atleta e do público durante atividades desportivas; A influência do estresse sobre o rendimento, principalmente em situações de competições e das que envolvem longos períodos de concentração.
16
REFERÊNCIAS De Rose Júnior, Dante. (2000) A psicologia do esporte e no esporte: a participação do profissional do esporte e da psicologia. In Rubio, K. (Org.), Encontros e desencontros: descontruindo a psicologia do esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo. Lobo, R. Haddock. (1973) Psicologia dos Esportes. São Paulo: Editora Atlas.
17
JANAINA ANDRADE TENÓRIO ARAÚJO ( 81) 99929.1014 janainaat@hotmail.com atjanaina@gmail.com CONTATOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.