A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia Curso de Arquitetura e Urbanismo. Natal/ RN: 2010. 96p. O NÚCLEO DE DUCAÇÃO DA INFÂNCIA - UFRN O complexo é composto por duas edificações que se complementam quanto ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão: NEI: formado pelo conjunto de salas de aula, administração geral do colégio; NEPI: prédio anexo, cuja função é o planejamento das atividades do NEI, pesquisa e extensão. O NEI-UFRN está localizada na Rua João Medeiros s/n, no Campus Central da UFRN, ao lado da Escola de Música. TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO ORIENTADORA: PROFª. DRA. GLEICE AZAMBUJA ELALI CT / DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UFRN – NATAL – 2010.1 A APO realizada no NEI foi a de curto prazo, que proporciona indicação dos principais aspectos positivos e negativos do objeto de estudo, através de visitas investigativas e aplicação de alguns instrumentos com usuários chaves: alunos, professores e pais. Os principais pontos sugeridos foram: PROPOSTA O método de ensino aplicado no NEI é o construtivismo é o construtivismo social focado na idéia de que a única aprendizagem relevante é alcançada através da interação do sujeito como objeto e/ou outros sujeitos. No NEI essa proposta é materializada pelo desenvolvimento de atividades relevantes, com foco no despertar do interesse e possibilidades da criança, a partir de Temas de Pesquisa que tem três pontos de sustentação: o contexto sócio-cultural, a estrutura dos conhecimentos de área e os processos de construção de conhecimentos nas crianças Ambos ocupam uma área de 1790,8m² em um terreno de 4.896m² de área. Atualmente o Nei atende 283 alunos e conta com uma equipe de 28 professores. Abrange o ensino infantil e parte do ensino fundamental (2º ano). Dentro do planejamento a direção está a ampliação do número de ofertas de vagas para alunos e conseqüentemente do número das salas de aulas. Figura 01: Localização do NEI e NEPI no Campus/UFRN QUESTIONÁRIOS (PROFESSORES): Melhor ventilação das salas de aula Sala de artes; Aumento da sala de vídeo; Ambiente de apoio para professores; Piscina. POEMA DOS DESEJOS (ALUNOS): Quadra poliesportiva; Parque; Sala de música; Enfermaria; Piscina. A AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO GRUPOS FOCAIS (PAIS):  Ampliação dos pátios cobertos;  Espaços adequados para realização de atividades físicas;  Acessibilidade dos espaços;  Melhoria estética;  Melhoria do estacionamento. VISTORIA TÉCNICA (AUTORA):  Ampliação dos pátios cobertos;  Espaços adequados para realização de atividades físicas;  Acessibilidade dos espaços;  Melhoria estética;  Melhoria do estacionamento. O anteprojeto foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos na APO e do planejamento da direção, convergindo para uma proposta com área final de 1709,66m² que contempla: Aumento do número de salas da aula (06); Otimização dos espaços existentes (conforto ambiental e dimensionamento); Inserção de novos equipamentos à escola (piscina e quadra); Ampliação do estacionamento atual Ampliação das áreas cobertas para recreação Novo partido estético. OBJETIVOS GERAL Propor um projeto de intervenção dos aspectos físico-construtivos da edificação a partir das relações entre usuário-ambiente percebidas através da APO. ESPECÍFICOS Realizar levantamento físico do NEI; Estudar as relações entre usuário e espaço construído através de questionários, observação de comportamento, e técnicas de atividades com crianças; Propor um projeto de intervenção no NEI-UFRN baseado nas aspirações dos usuários e dentro da realidade vivida por tal estabelecimento.


Carregar ppt "GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google