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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS ESCOLA DE ENGENHARIA – EE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES – DEPROT LABORATÓRIO DE.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS ESCOLA DE ENGENHARIA – EE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES – DEPROT LABORATÓRIO DE SISTEMA DE TRANSPORTES – LASTRAN ENG - 09029 – RODOVIAS Prof. Daniel Sergio Presta García, Dr. E-mail: daniel.garcia@ufrgs.br

2 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

3 Artigo submetido ao XXX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes ANPET

4 OBJETIVOS Possibilidade ao aluno de graduação da disciplina de rodovias atuar como engenheiro (coordenando, realizando estudos e projetos e fiscalizando) em um ambiente lúdico-real-didático. Replicabilidade : viabilidade de implantação da atividade de projeto às disciplinas de graduação de rodovias de universidades brasileiras.

5 ETAPAS: PDCA PLAN - PLANEJAR Comissão de Licitação Cenário e Material de Apoio Elaboração do Edital DO - EXECUTAR Publicação do Edital Audiência Pública Abertura dos Envelopes CHECK - VERIFICAR Fase Recursal Distribuição de Lucros Pesquisa de Satisfação ACTION - AGIR Análise das Propostas e Homologação Análise da Edição do Projeto Publicação

6 ETAPA: Planejar COMISSÃO DE LICITAÇÃO: Banca Examinadora (professor, pesquisadores e profissionais) Fiscais (monitor e bolsistas) ELABORAÇÃO DO EDITAL: Instrução quanto às atividades a serem desenvolvidas: - especificações técnicas das normas a serem utilizadas (DAER e DNIT) - principais parâmetros do projeto CENÁRIO E MATERIAL DE APOIO: - cenário real-didático

7 ENCAMINHAMENTO DO TERMO DE REFERÊNCIA: instruções quanto as atividades a serem desenvolvidas, ao cenário proposto para projeto e as especificações técnicas do projeto;

8 MATERIAL DE APOIO: SOFTWARES: QGis

9 MATERIAL DE APOIO: SOFTWARES: SAEPRO

10 MATERIAL DE APOIO: E-BOOK DIDÁTICO

11 ETAPA: Executar PUBLICAÇÃO DO EDITAL: - formação das equipes - apresentação do cronograma AUDIÊNCIA PÚBLICA: Evento aberto com o objetivo de apresentar os estudos preliminares (Estudos de Traçado). A apresentação é realizada pelas equipes para as empresas concorrentes e para a banca examinadora. A atividade corresponde a 20% da nota total do trabalho.

12 Audiência Pública:

13 ETAPA: Executar - projeto geométrico e de terraplenagem - definir o eixo planimétrico, projeto altimétrico (greide) e seções transversais de projeto (i)atendimento aos parâmetros mínimos de norma (ii)adequação ao relevo (iii)alturas máximas para cortes e aterros (iv) pontos de passagem obrigatória (estradas existentes, cotas mínimas em cruzamento com córregos e rios, etc.) Desenvolvimento do Projeto

14 ETAPA: Executar CONCORRENCIA PÚBLICA ABERTURA DOS ENVELOPES: Encaminhamento dos seguintes documentos: (i)Relatório de Projeto, em formato A4 (ii)Projeto Executivo, em formato A3 (iii)Proposta Técnica e de Preço (A4)

15 ETAPA: Executar CONCORRENCIA PÚBLICA IDENTIFICAÇÃO DOS MELHORES PROJETOS A PARTIR DE INDICADORES DE DESEMPENHO: (i) tortuosidade média (ii) comprimento virtual (iii) custo final dos serviços de terraplenagem. A atividade corresponde a 20% da nota total do trabalho.

16 ETAPA: Verificar FASE RECURSAL FISCALIZAÇÃO: - cada equipe avalia duas propostas concorrentes (por sorteio) - 30 minutos por proposta para cada avaliação A atividade de fiscalização corresponde a 10% da nota total. DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS: Avaliação do comprometimento entre os membros, através de um delta de até 1 ponto.

17 ETAPA: Verificar PESQUISA DE SATISFAÇÃO: Avaliação de opinião dos alunos em relação ao projeto por meio de questionário. Análise da aplicabilidade do projeto e possíveis melhorias.

18 ETAPA: Agir Análise das Propostas e Homologação: Análise dos recursos encaminhados pelas equipes concorrentes. Em caso de erros poderão haver penalidades - em caso de erros graves repetidos a Comissão de Licitação poderá desqualificar a equipe, zerando a etapa de Concorrência Pública. Serão avaliados como critérios de correção formatação, apresentação, português, conteúdos presentes, precisão, entre outros. A etapa equivale a 50% do total do trabalho.

19 ETAPA: Agir ANÁLISE DA EDIÇÃO DO PROJETO: Análise dos aspectos positivos e negativos apontados na avaliação dos projetos e na pesquisa de satisfação respondida pelos alunos da disciplina. PUBLICAÇÃO: Publicação dos projetos desenvolvidos em formato e-book. Apropriação de autoria de capítulo para os alunos que assinarem o Contrato de Sessão de Direitos Autorais e Publicação. Disponibilizar uma base consistente para as edições subsequentes do projeto.


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