A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério."— Transcrição da apresentação:

1 A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério 26 julho 2016

2 Estrutura  Pertinência do tema  Problemática  Objetivos  Hipóteses  Opções metodológicas  Estado da arte  Resultados

3 Pertinência do tema A leitura é uma competência base do cidadão com repercussões em toda a sua vida. É fundamental analisar e validar as formas de apoio na aquisição da competência leitora.

4 Problemática Diversificação de situações de leitura como forma de promoção da mesma, nomeadamente através de voluntários tutores.

5 Objetivo geral Verificar em que medida o projeto de Voluntários de Leitura conseguiu ter uma «massa crítica» de participantes durante o período de elaboração da tese de mestrado (2014/16).

6 Objetivos específicos a) Perceber as principais caraterísticas da rede de stakeholders que sustenta o projeto Voluntários de Leitura. b) Averiguar quais as linhas que estruturam a implementação do projeto de promoção da leitura e quais os aspetos funcionais que mais contribuem para a sua eficácia. c) Explorar e sistematizar os focos de satisfação dos envolvidos no projeto, face às expetativas.

7 Hipóteses H1 – Será que a estrutura de funcionamento do projeto de promoção de leitura está claramente delimitada e sustentada? H2 – Será que a gestão das plataformas digitais do projeto de promoção de leitura, se destacam como essenciais para a eficácia do projeto? H3 – Poderá a significância da rede de stakeholders do projeto de promoção de leitura, assegurar a continuidade do mesmo no tempo? H4 – Verificar-se-á um grau de satisfação geral dos que se envolvem no projeto de promoção de leitura, face às suas expetativas?

8 Opções Metodológicas PESQUISA QUALITATIVA Três perspetivas de análise que se complementam entre si Opinião de intervenientes/ avaliação de site/ avaliações externas  aspectos subjetivos da investigação  caráter exploratório e minucioso sobre determinado contexto social

9 Opções Metodológicas INSTRUMENTO DE RECOLHA  Entrevistas semi-estruturadas aplicadas a representantes das áreas do projeto (amostra não aleatória) Guião de entrevista 12 entrevistas Frequência de indicadores Análise de conteúdo

10 Opções Metodológicas INSTRUMENTO DE RECOLHA  grelha de avaliação de sites de acordo com o modelo W3C que apura a usabilidade, informação e autoridade.

11 Opções Metodológicas INSTRUMENTO DE RECOLHA  grelha comparativa das avaliações externas referentes ao impacto do projeto no triénio 2013-15

12 Estado da arte ESTUDOS A diferença de nível no domínio da competência leitora advém do acesso a livros, da multiplicidade de experiências positivas nesse campo e do acompanhamento individualizado que o leitor recebe, mais do que dos métodos usados pelo docente na iniciação à leitura ou do nível social familiar. A mediação com maiores benefícios assenta na atenção individualizada, frequente e acompanhada por especialistas. Através de estratégias de motivação intrínseca e dando à criança o seu espaço e tempo de exploração da leitura, poderemos ter leitores proficientes. Desenvolvimento sociocognitivo Para isso contribui a plasticidade do cérebro humano assim como as relações sociais que se estabelecem na interação entre mediadores de leitura e destinatários.

13 Resultados H1 - Explicações sobre a origem, caraterísticas e formas de funcionamento atuais, assim como a evolução do projeto Voluntários de Leitura, estão expressas no site em formato digital. Os entrevistados conhecem o seu papel e o da restante rede de colaboradores. H2 - As plataformas digitais levam o projeto ao mundo, elevam o seu valor e tornam-no praticável. Têm utilidades para dimensões de coordenação, operacionais e de curiosidade social. H3 - Rede de parceiros descrita no site. Pretende-se que cresça e integre elementos diversificados e em maior quantidade. A rede é apontada como responsável por “fazer trabalhar” e cumprir os objetivos. H4 - As expetativas revelam-se altas e a satisfação transversal e contagiante. Números cada vez mais elevados, registados nos relatórios de avaliação. Testemunhos entusiasmados no site e enquanto entrevistados desta investigação. Possíveis melhorias, o reforço da comunicação com docentes das escolas de acolhimento e a possibilidade de contato com os pais. Os resultados são interessantes para apoiar a continuidade e o reforço de iniciativas não esporádicas na área da educação.


Carregar ppt "A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google