A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista: Vanessa Freitas. 1º ano A

2 Rochas Rochas : são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Os minerais são substâncias encontradas na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc). Todos os minerais são sólidos, como feldspato, mica, quartzo. A água, apesar de ter fonte mineral, não é um minério, assim como o mercúrio (que é líquido em temperatura ambiente).feldspatomercúrio

3 Rochas

4 Rochas Magmáticas Formam-se a partir da solidificação do magma e do resfriamento do magma que se origina na astenosfera. Por isso, são consideradas rochas primárias. Classificadas conforme a profundidade que atingem na crosta terrestre, dividindo-se em Intrusivas e extrusivas.

5

6  Intrusivas (ou plutônicas): solidificadas sob a superfície, geralmente com cristalização mais lenta que se reflete na textura mais grossas dos cristais. São típicas de processo em que o magma sobe lentamente no interior da crosta, resfria-se e solidifica-se devagar sob a superfície. Isso ocorre durante milhões de anos e formar rochas sólidas.  Extrusivas (ou vulcânicas): solidificadas sobre a superfície e com texturas geralmente finas e, não raramente vítreas. Típicas de processos em que o magma sobe rapidamente por meio de vulcões ou fissuras na litosfera e cobre a supercíe da crosta.

7

8 Rochas Sedimentares Se formam da alteração de rochas preexistentes (ígnea, metamórfica e sedimentar). O material proveniente dessas rochas é depositado em camadas nas áreas mais baixas do terreno, a exemplo da areia carregada pela água e pelo vento. No Brasil 58% do território é coberto por rochas sedimentares que podem ser classificados em clásticas, químicas e orgânicas. Rochas sedimentares clássicas: formada pela agregação e compactação de fragmentos de outras rochas, constituindo, o arenito, o argilito, São Paulo há um depósito de varvito em São Paulo.

9 Rochas Sedimentares químicas: resultam de agregação de sedimentos, provenientes da dissolução química de outras rochas ou até de materiais orgânicos sendo Calcários, estalagmites. Rochas Sedimentares Orgânicas: formadas por acúmulo, decomposição e compactação de restos de materiais orgânicos animais e vegetais. O soterramento de matéria orgânica em ambientes terrestres como florestas possibilita a formação de carvão mineral.

10 Rochas metamórficas Origina-se da modificação de rochas preexistentes magmáticas, sedimentares e também das próprias metamórficas ocorre por meio de processos denominados digenéticos, decorrentes de elevadas temperatura e aumento da pressão sobre a rocha original em diferentes profundidades ou mesmo pelo atrito de falhas geológicas

11 Mediante o livro didático responda a questão que corresponde a imagem abaixo.

12 Forças exógenas As formas de relevo e os tipos de solos presentes nas paisagens da superfície da terra são resultados das forças endógenas e exógenas. Forças endógenas: correspondem aquelas provenientes do interior da Terra, responsável pela formação da Litosfera e das grandes estruturas de relevo são elas epirogênese, a orogênese, o vulcanismo entre outras. Forças exógenas: são forças externas, predominantes as da atmosfera, que provocam alterações físicos- químicas na supercíe terrestre. Tais processos são desencadeados por agentes de erosão (chuvas, vento, rios, geleiras entre outros).O resultado deste processo é o intemperismo

13  Intemperismo químico: caracteriza-se pelas reações químicas que ocorrem entre a água e os minerais que compõem as rochas, provocando a decomposição desses materiais.  Intemperismo físico: resulta da ação mecânica de forças da natureza, como o atrito provocado pelo vento ou pelo deslocamento de geleiras, ou a variação da temperatura sobre as rochas.  Intemperismo biológico: decorre da atuação de organismos vivos animais e vegetais na decomposição das rochas  Nesses três tipos de Intemperismo são produzidos os sedimentos que fazem parte da dinâmica de construção e reconstrução das formas de relevo.

14 A água pode desencadear reações químicas nos minerais que compõem as rochas. Decompondo e dando origem aos solos. Erosão química: perda de minerais como feldspato, ferro entre outros presentes nos solos e nas rochas. Intemperismo físico: ocorre no leito dos rios e nas áreas litorâneas com o desgaste das rochas provocado pelo atrito e fricção das águas. Temperatura: as variações de temperatura levam os minerais que constituem as rochas a se dilatarem e a se contraírem, provocando a faturamento. Essas fraturas em áreas de clima úmido, facilitam a entrada de água e consequentemente o intemperismo químico. Em áreas de climas secos (desertos) a tendência á formação de solos pedregosos No Sertão nordestino predomina intemperismo físico causado pela variação da temperatura que dá origem a solos pedregosos e poucos profundos.

15 Vento (Intemperismo físico) Ventos transportam e desgastam sedimentos menores, ao se chocarem com as formações rochosas, os sedimentos menores. Ao se chocarem com as formações rochosas, os sedimentos aumentam ainda mais a capacidade de erosão mecânica dos ventos. Este processo é mais intenso nas regiões litorâneas e de climas secos. Geleiras (Intemperismo físico) As geleiras atuam na fragmentação das rochas e no transporte e na deposição de sedimentos. O deslocamento das geleiras provoca o atrito do gelo com as rochas, quebrando-as e transportando – as para outros lugares. Esses processos são mais elevados nas regiões polares e nas áreas de montanhas elevadas.

16 Seres vivos- plantas e microrganismos. (intemperismo biológico e químico) Bactérias e fungos presentes no processo de decomposição de matéria orgânica de origem vegetal e animal atuam sobre as rochas, contribuindo para a alteração de sua composição química. As raízes das plantas penetram nas fissuras das rochas, facilitando a entrada de água e de gás oxigênio e acelerando o intemperismo químico. Seres humanos Atividades humanas interferem nas formas de relevo e na formação do solo, desencadeando processos físicos, químicos e biológicos. Grandes obras de engenharia como construção de estradas de ferro, ferrovias aeroportos e usinas hidrelétricas.


Carregar ppt "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google