A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método de separação dos componentes de uma mistura, realizada pela distribuição desses componentes entre duas fases:  Fase estacionária – absorvente:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método de separação dos componentes de uma mistura, realizada pela distribuição desses componentes entre duas fases:  Fase estacionária – absorvente:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Método de separação dos componentes de uma mistura, realizada pela distribuição desses componentes entre duas fases:  Fase estacionária – absorvente: permanece parada.  Fase móvel – eluente: se move através da fase estacionária.

3 Foi descrito pela primeira vez pelo botânico Mikhael Semenovich Tswett, para descrever a separação de um extrato vegetal. Utilizou um tubo de vidro, com a parte superior aberta e a parte inferior fechada, enchido com carbonato de cálcio, colocando o extrato e após adicionado éter de petróleo.

4 Mikhael percebeu que o extrato estava descendo para a parte inferior do tubo e a sua coloração inicial foi sendo composta por outras cores ao longo da passagem, assim descobriu um método de separação de misturas.

5 Consiste em uma coluna de vidro, metal ou plástico, preenchida com um absorvente adequado. Os principais normalmente utilizados são a sílica, alumina, carbonato de cálcio, óxido de magnésio, sacarose e amido, entre outros.

6 A substância a ser separada é colocada na coluna pela parte superior e o eluente é vertido após. Quando a amostra possui cor, pode-se visualizar as diferentes zonas coloridas descendo pela coluna, que são recolhidas, separadamente, pela extremidade inferior.

7 Quando a amostra não possui cor, recolhem- se várias frações iguais de eluente, testando-as quanto à presença ou não de substâncias dissolvidas, através do uso de reveladores adequados como por exemplo, luz UV. * A cromatografia não depende da cor, mas em alguns casos pode ser a base para a identificação das substancias separadas.

8

9 Parte 1- PREPARAÇÃO DA COLUNA  A areia foi lavada, adicionou-se ácido muriático, deixando em repouso por um dia. Novamente a areia foi lavada, secada e passada em uma peneira. O mármore, foi apenas triturado e passado pela peneira.

10  Colocou-se um pedaço de algodão dentro da bureta para que a areia e o mármore não passassem pela torneira.  Foi adicionado o solvente adequado na bureta, percebeu-se que o ar contido entre os grãos de areia foi sendo eliminado até que o solvente começou a gotejar.

11  Esse processo é denominado empacotamento da coluna pois a fase sólida terá suas partículas acomodadas de maneira a evitar uma distribuição muito homogênea pela coluna.

12 Parte 2- PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS  Em um vidro de relógio, pingou-se duas gotas da tinta da caneta esferográfica e adicionou-se quatro gotas de álcool para dissolver a tinta.

13 Parte 3- SEPARAÇÃO CROMATOGRAFICA  As duas gotas da tinta foram acrescentadas a coluna e logo após aberto a torneira para que a amostra passe através da fase estacionaria. Novamente foi adiciono o solvente.

14  Com isso os pigmentos se separam a medida que percorrem a coluna. Assim que um deles atinge a saída da coluna, é necessário a troca do béquer, recolhendo essa fração, e outros pigmentos devem ser coletados em frascos diferentes, para que possa ser analisado separadamente.


Carregar ppt "Método de separação dos componentes de uma mistura, realizada pela distribuição desses componentes entre duas fases:  Fase estacionária – absorvente:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google