A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016."— Transcrição da apresentação:

1 UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016

2 MASSAGEM Qualquer método de tratamento por massagem deve ser precedido de uma avaliação clínica completa do paciente, ou cliente. Não seguir essa "regra de ouro" seria muito antiprofissional por parte do terapeuta.

3 RTM TRATAMENTO X RELAXAMENTO; AVALIAÇÃO. http://www.dicasdemassagem.com.br/wp- content/uploads/massagem-para-casais.jpg

4 ANAMNESE Uma anamnese fornece ao terapeuta todas as informações relevantes sobre o paciente e ajuda a revelar qualquer condição crucial que possa ser uma contra-indicação;

5 ANAMNESE Também fornece uma estrutura para o tratamento. Orientações ao paciente podem ser oferecidas apenas depois de uma avaliação completa; em alguns casos, a recomendação envolve o encaminhamento a outro profissional ou a um consultor.

6 EX: RAIO -X

7 ANAMNESE Realizar a anamnese não significa, contudo, que o profissional esteja em posição de fazer um diagnóstico. Ex: Câncer ósseo X desgaste ósseo.

8 SEÇÕES O formulário da anamnese pode ser dividido em seções, e cada parte deve incluir detalhes adequados, sem exigir tempo demais para ser completada (Livre ou pausada). Além disso, o documento da anamnese é confidencial e ninguém, exceto o fisioterapeuta, deve ter acesso a ele.

9 SEÇÃO A: DADOS PESSOAIS 1. Nome e endereço. 2. Número de telefone para contato (de dia ou à noite, ou celular). 3. Data de nascimento. 4. Estado civil.

10 SEÇÃO A 5. Profissão. O tipo de trabalho do paciente pode causar estresse e Síndromes de uso excessivo, como lesões por esforço repetido (LER) OU Padrões anormais de postura, que levam a desequilíbrios da Musculatura postural e tensão muscular.

11 SEÇÃO A 6. Endereço do clínico geral. Alguns pacientes preferem omitir detalhes de seu clínico geral e, naturalmente, tal decisão deve ser respeitada. Esses detalhes, contudo, às vezes se fazem necessários no evento improvável de uma emergência.

12 SEÇÃO A 7. Consentimento para entrar em contato com o médico do paciente fora da situação de emergência. Tendo avaliado as informações obtidas na anamnese, as observações e o próprio tratamento, o terapeuta pode concluir que alguns aspectos são suficientemente significativos para ser passados ao médico do paciente. Isso, contudo, não pode ser feito sem o pleno consentimento do paciente, cuja autorização, portanto, deve ser solicitada no formulário da anamnese. (Apneia do Sono).

13 SEÇÃO B

14 SEÇÃO B: SINAIS E SINTOMAS 1. Sintomas atuais. O conjunto de sintomas que levaram o paciente a buscar a massagem é registrado nesta seção. Os sintomas são relacionados por ordem de gravidade e de surgimento, e cada sintoma é analisado e relacionado com possíveis contra-indicações. Ex: Dor de cabeça PA^

15 SEÇÃO B Por exemplo, ondas de calor, cefaléias persistentes e palpitações podem indicar problemas cardíacos. As informações necessárias para a avaliação incluem a duração e a freqüência de cada sintoma, quaisquer fatores que aumentem ou reduzam sua intensidade e o relato de seu aparecimento. Arritmias; HAS.

16 SEÇÃO B Histórico de tratamentos anteriores e atuais. Detalhes de todos os tratamentos atuais e recentes são registrados; no caso de qualquer desses detalhes suscitar dúvidas sobre a adequação do tratamento por massagem, a autorização para este tratamento deverá ser obtida com o médico do paciente.

17 SEÇÃO B Condições. Qualquer problema de saúde que o paciente tenha é registrado aqui. Essa informação é necessária para ajudar no delineamento de um quadro geral da saúde do paciente e para estruturar o programa de tratamento.

18 SEÇÃO B Medicação. Embora os pacientes geralmente se disponham a oferecer detalhes de seu histórico médico.

19 SEÇÃO B Detalhes adicionais. Questões sobre a dieta e formas de relaxamento podem ser incluídas nesta seção, para ajudar no esboço do estilo de vida do paciente. Alterações de dietas?

20 SEÇÃO B Exercícios. Para o terapeuta, os problemas mais comuns apresentados pelos pacientes são dores lombares, rigidez e tensão muscular. A dor lombar, por exemplo, com freqüência está associada a excesso de peso ou falta de exercícios. Vale a pena lembrar que, em alguns casos, o próprio exercício pode ser um fator agravante.

21 SEÇÃO B

22 SEÇÃO C Queixa principal; HDA; HPP; HF; HS.

23 SEÇÃO C Exame físico; Inspeção; Palpação. Perimetria; Força Muscular; Goniometria;

24 AVALIAÇÃO RTM

25

26 ATIVIDADE Aplicação de avaliação prática em RTM


Carregar ppt "UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google