A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo."— Transcrição da apresentação:

1  Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.  “Para que não haja problemas, as condutas de intervenção e diagnóstico profissional deve ser sempre realizada por um profissional legalmente habilitado para tal prática.”

2  PRINCÍPIOS ÉTICOS QUE PERMEIAM O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAUDE:  Honestidade  Lealdade  Consciência profissional  Respeito a dignidade humana  Sigilo profissional  Responsabilidade  Execução de um trabalho digno  Planejamento

3  VIRTUDES DO PROFISSIONAIS  Honestidade  Sigilo  Competência  Prudência  Coragem  Perseverança  Compreensão  Humildade  Otimismo  Atitude  Etica da virtude ( pensamento com raízes em Aristóteles  A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. O núcleo deste género de ética é o “Eudaimonia”, que se poderá traduzir como “Felicidade”.

4 PREMISSAS ÉTICAS IMPORTANTES NA RELAÇÃO COM O PACIENTE:  Respeitar o do paciente, conquistando gradualmente a confiança técnica, ética e moral do paciente. Desta forma todo procedimento realizado deve ser explanado, fazendo com que o mesmo se mantenha sempre seguro.  Manter registros, relatórios e evoluções clínicas do paciente sempre atualizadas.  Não divulgar, em particular ou em público, quaisquer informes que tenham origem nas palavras dos pacientes, mesmo que estes tenham dito que os mesmos não eram segredáveis.  Nunca se refira ao paciente pelo apelido ou pela doença  Preste atendimento sem discriminação  Não pratique uma atividade para qual não esta habilitado  Evite comentar sobre sua vida pessoal com o paciente  Cuidado com o tom de voz  Evite aceitar gratificações dos pacientes

5  Evitar assedio durante  Ter cuidado ao gerar aproximações emocionais com um paciente.  É dever de cada profissional estadiar e admitir os limites de intervenção técnica e ética de sua profissão, encaminhando o paciente a um especialista de acordo com as necessidades clinicas específicas de cada situação, sempre explicando claramente ao paciente..  Nunca desacreditar ou menosprezar qualquer outro profissional de saúde, valorizando sempre o seu trabalho e quando houverem diagnósticos equivocados, os mesmos devem ser primariamente debatidos e discutidos com o profissional antes de trazer algum dolo moral do aludido profissional perante o paciente  Ter cautela ao comentar casos de pacientes com outros pacientes mesmo com a intenção de encorajá-los, pois isto tanto foge da técnica quanto amedronta o paciente.

6  CONDUTAS ÉTICAS NA EQUIPE MULTIDICIPLINAR  A atuação em mútua colaboração de vários profissionais em prol da recuperação de um paciente torna necessário o estabelecimento de políticas éticas para o relacionamento entre estes profissionais, diminuindo assim possíveis atritos que possam interromper um sincronismo e uma harmonia que possam ser vitais para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.  “ O paciente não tem dono: Todo profissional deve realizar e desejar o melhor para seu paciente, enquanto a intervenção, diagnóstico e mesmo encaminhamento a outros profissionais, mesmo que a sua intervenção tenha que ser suspensa, de forma temporária ou permanente..”

7 SÃO PREMISSAS IMPORTANTES  Manter um bom relacionamento com os demais membros da equipe multidisciplinar em saúde.  Nunca diminuir o respeito e a consideração técnica do paciente a um outro profissional.  Nunca cercear o exercício profissional de outrem.  Respeitar as normas internas, titulações, condutas éticas específicas e legislações, estabelecidas pela ordem, associação ou conselho profissional das demais profissões.  Seguir as normas legais de sua própria profissão.  Manter a humildade como uma ferramenta de diálogo entre a equipe de saúde, facilitando assim a troca de informações entre especialidades e disciplinas de saúde.

8 O que destrói a humanidade? Política, sem princípios; Prazer, sem compromisso; Riqueza sem trabalho; Sabedoria sem caráter; Negócios sem moral; Ciência sem humanidade; Oração sem caridade. Mahatma Gandhi


Carregar ppt " Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google