A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A

2 Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs

3

4

5 Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

6

7 Floresta Cerrado É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade.

8

9 Mata Atlântica A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade

10

11 Caatinga É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos.

12

13

14 Pampa Pampa abrange a metade meridional do Estado do Rio Grande do Sul e constitui a porção brasileira dos pampas sul-americanos que se estendem pelos territórios do Uruguai e da Argentina, e são classificados como Estepe no sistema fitogeográfico internacional.

15

16 Pantanal A maior parte desta planície (aproximadamente 140.000km2) encontra-se em território brasileiro. Devido ao seu perfil geológico que proporciona um pulso de água o Pantanal possui duas estações bem distintas anualmente a seca e cheia.

17 O Pantanal faz parte da Bacia do Alto Paraguai, tendo o Rio Paraguai seu principal meio de escoar o excesso de água das chuvas.

18

19

20 Trabalho realizado por: Willian Andrade Shimidt Gustavo Alves de Moura Escola E. Dr. José M. F. Fragelli Prof°: Waldir Basílio 1°A


Carregar ppt "TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google