A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Índice Comércio internacional OMC Os grandes blocos econômicos Apec Mercosul Outros blocos americanos

3 Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Comércio Internacional OMC A partir da década de 1990 houve expressivo crescimento do comércio internacional. A OMC (Organização Mundial do Comércio), criada em 1995, substituiu o GATT (criado em 1947) e tem como finalidade incentivar o comércio multilateral por meio da diminuição das barreiras comerciais entre os países, estabelecer as regras que regem o comércio mundial e mediar os conflitos comerciais entre os países.

4 Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Os grandes blocos econômicos Nos últimos anos, difundiu-se a associação entre países situados numa determinada região do planeta em blocos econômicos, em diversos continentes. O objetivo é a ampliação do comércio entre os países sócios, incentivando a abertura de novos mercados e a interdependência econômica. Muitos críticos da criação de blocos afirmam que a entrada de produtos importados pode ser prejudicial para os produtores locais, uma vez que muitos não teriam como competir com as mercadorias importadas. As consequências poderiam ser negativas: redução na produção local, demissões de trabalhadores e falência de empresas. Quase todos os blocos funcionam como zonas de livre comércio, são exemplos: ● Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai ● Nafta (EUA, Canadá e México) e ● Apec (Ásia, Oceania e América). Há blocos que apresentam objetivos culturais e geopolíticos, a exemplo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), integrada por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste com o objetivo desse bloco de fortalecer a língua portuguesa e fomentar a integração cultural e geopolítica entre os membros.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br O caso da APEC A Cooperação Econômica da Ásia e Pacífico (APEC) foi criada no início dos anos 90 e é integrada por países margeados pelo Pacífico (Ásia, Oceania e América) com diferentes níveis de desenvolvimento. São seus membros: EUA, Canadá, México, Chile, Peru, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Brunei, Papua Nova Guiné, Indonésia, Japão, Malásia, Cingapura, Vietnã, Filipinas, Tailândia, China (incluindo Hong Kong) e Taiwan. O Mercosul Com a assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, foi criado o Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco composto por cinco membros plenos: Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai O Mercosul proporcionou um grande incremento do comércio entre os países da América do Sul. Porém, existem alguns problemas: ● divergências comerciais entre os países devido a medidas protecionistas; ● assimetria entre as economias, uma vez que o Brasil representa 70% bloco; ● frequentes crises políticas em alguns membros.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologias 6 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br outros blocos americanos A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por Colômbia, Equador, Peru e Bolívia que foi enfraquecido com a saída da Venezuela. Nos anos 2000, foi criada a UNASUL (União das Nações Sul-Americanas) um bloco diplomático formado por todos os países da América do Sul com o objetivo de estimular a integração entre os países e mediar conflitos internos e entre países da região. Na América Central, os principais blocos são a Comunidade do Caribe e o MCCA (Mercado Comum Centro-Americano). Na década de 1990, o governo dos EUA desejou criar a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), um bloco econômico que incluiria todos os países do continente, com exceção de Cuba. Havia uma desconfiança de que a ALCA tinha o objetivo de expandir a hegemonia norte-americana sobre a América Latina. Problemas como o protecionismo dos EUA e a resistência dos países do Mercosul encerraram as negociações. Nos anos 2000, surgiu a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), um bloco geopolítico idealizado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez formado por países governados pela esquerda mais radical: Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, Cuba e Dominica.


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google