A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre."— Transcrição da apresentação:

1 IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA

2 O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.

3 O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabiliza o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global.

4 CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;

5 - Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas; - Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

6 CAUSAS DO EFEITO ESTUFA Muita gente se empenha para salvar o planeta do efeito estufa, pois quem sofre, somos nós mesmos, que teremos que nos adaptar a novos estilos de vida, a novos alimentos, pois o clima não contribuirá para a cultivação de nada, pois o sol aparecerá forte no inverno, e as chuvas castigarão o solo no verão, essas são as conseqüências do efeito estufa. Entre o que causa o Efeito estufa, estão os seguintes fatores: Poluição do ar Queima de combustíveis fósseis Enchentes Desmatamento Gases poluidores CFC – sprays de desodorantes.

7 Uma das principais causas para o aumento excessivo do efeito estufa, são as fábricas e indústrias, que lançam uma enorme quantidade de gás carbônico na atmosfera todos os dias, o que vai causando uma ruptura gradativa na camada de ozônio, o que automaticamente gera um aumento maior no efeito estufa. Algumas medidas são tomadas pelos governos dos paises e estados, pois faz parte de um tratado entre eles, cuidarem e preservarem o planeta em que vivemos, para que assim, sejam reduzidos os danos e as próximas gerações tenham um clima estável e uma vida tranqüila em relação ao planeta Terra.

8 E.E.SENADOR FILINTO MÜLLER ALUNAS:BRUNA MOREIRA E ANA RUTH Nº:03,19 SÉRIE:1º Ano A DISCIPLINA:BIOLOGIA PROFª:ROSIMEIRE


Carregar ppt "IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google