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PublicouLuiz Fernando Lisboa Beppler Alterado mais de 7 anos atrás
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CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke
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Fundamental pra o bom desenvolvimento de uma organização ou grupo. Falhas na comunicação são apontadas como uma das maiores causas de conflitos interpessoais. Comunicação: transferência e compreensão da mensagem. Existe comunicação perfeita?
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Funções da comunicação em um grupo: Controle (formal ou informal) Motivação (esclarecimentos, feedback ) Expressão emocional (necessidades sociais) Informação (tomada de decisões)
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Modelo de comunicação:
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Condições que afetam a mensagem codificada: Habilidade Atitudes Conhecimento Sistema sociocultural
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Barreiras para a comunicação eficaz Filtragem Percepção seletiva Sobrecarga de informação Defesa Linguagem *Medo da comunicação
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Fundamentos da comunicação Direção: descendente, ascendente ou lateral Quais as vantagens e desvantagens da comunicação lateral? Redes formais versus redes informais
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Rede de rumores: Não é controlável Percebida como mais confiável Utilizada para interesses próprios Quais são os propósitos dos rumores?
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Comunicação não-verbal Movimentos do corpo Entonações ou ênfases nas palavras Expressões faciais Distância entre emissor e receptor
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Como escolher o canal de comunicação? Questões atuais: Barreiras de comunicação entre homens e mulheres A comunicação “politicamente correta” Multiculturalismo Comunicações eletrônicas
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Melhorando as habilidades de comunicação: Use múltiplos canais Adapte a mensagem ao seu público Procure ter empatia com os outros Lembre-se do valor da comunicação face a face Pratique a escuta ativa Tenha coerência entre suas palavras e suas ações Utilize a rede de rumores Utilize o feedback.
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Bibliografia: PENTEADO, J.R Whitaker. A técnica da comunicação humana. SP: Pioneira, 1997. ROBBINS, S. Comportamento organizacional. SP: Prentice Hall, 2002.
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