A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,"— Transcrição da apresentação:

1 OS – Cadastrar Ordem de Serviço

2 OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar serviços prestados pelo estabelecimento). Posteriormente as OS podem ser importados para a tela de vendas. O cadastro de OS não efetua nenhuma alteração no estoque e não gera contas a receber para o cliente. Para que isso aconteça é necessário fazer uma venda pelo PDV.

3 Pré-Requisitos 1. O operador que irá cadastrar a OS deve ser devidamente cadastrado no sistema.(Ver help Cadastrar funcionário) 2. Os serviços e Produtos que serão informados na OS devem estar cadastrados. ( Compras > Estoque > Produto > Cadastro de Produto)

4 Cadastrar os Serviços Abra o cadastro de Produtos. Informe os dados do serviço. Selecione a opção Serviço na aba Informações. Clique em GRAVAR (Compras > Estoque > Produto > Cadastro de Produto)

5 Módulo OS > Menu OS > Cadastro de OS Cadastrar OS: Modo Simples

6 Deixe o campo Código em branco, ele será gerado automaticamente. Na data Recebido informe a Data e Hora de Recebimento da OS, por padrão o sistema já traz a data do dia, mas ela pode ser alterada. Informe o Vendedor responsável pela OS.

7 Digite o código do Cliente ou pressione para pesquisar um cliente. Para cadastrar um novo cliente, Módulo OS > Cliente > Cadastro de cliente. Caso não queira cadastrar o cliente preencha seu nome, telefone.

8 Informe a descrição do Serviço solicitado.

9 No campo serviço, informe o código do serviço que será realizado ou pressione F2 para pesquisar um serviço.

10 Informe o funcionário responsável pelo serviço. Informe a quantidade de serviços prestados no campo Quantidade e o Valor Total dos Serviços no campo Valor. Tecle ENTER até que os campos quantidade e valor sejam limpos. As informações inseridas aparecerão na grade de serviços.

11 Inserir Produtos na OS Informe na aba Produtos o código do produto ou pressione F2 para pesquisar um produto.

12 Informe o responsável pelo produto informado, a quantidade de produtos, o desconto ( opcional) e o valor dos produtos. Tecle ENTER até as informações serem inseridas na grade de produtos.

13 Se houver garantia para o serviço prestado informe-a no campo Serviço Prestado / Garantia. Informe o tipo de OS ( campo utilizado para classificar os serviços) módulo OS > OS > Tipo de OS.

14 Informe a situação da OS (estado atual da Ordem de Serviço.) Módulo OS > OS > Situação da OS

15 Informe a Data e Hora de entrega. Clique no botão Gravar para Salvar a OS.

16 Cadastrar OS: Utilizando Campos do Objeto Módulo OS > Menu Administração > Cadastro de Nome de Objeto.

17 Informe o Nome do Objeto que será feita Ordem de Serviço. Clique em Gravar para salvar o objeto.

18 Módulo OS > Menu Administração > Configuração. Entre na aba Configuração, e selecione a opção Utilizar Objeto do Cliente. Clique em OK.

19 Para cadastrar os Campos do Objeto, entre no módulo OS > Menu Administração > Cadastro de Campos do Objeto.

20 Deixe o campo código em branco. Informe no campo Ordem, a ordem em que o campo aparecerá na tela. Informe a Descrição do campo. Informe a Chave, indique SIM se for um campo que não pode ser repetido. Exemplo: Placa de Carro, Código de Identificação, Código de Barras, etc. Selecione se o campo é Obrigatório, indique SIM para que o campo seja sempre informado no momento do cadastro, caso contrário indique NÃO.

21 Selecione onde será informado o campo Informar campo ao cadastrar, selecione OBJETO caso o campo seja informado no momento do Cadastro do Objeto, selecione OS caso o campo seja informado no momento do Cadastro da OS. Exemplo: OBJETO - Placa, Modelo, Cor ; OS - Km.

22 Selecione o campo Buscar Campo de Cadastro caso deseje utilizar a tela de procura para agilizar o cadastro. Informe o Tamanho Coluna Grade. (Utilizado para que o usuário configure o tamanho que acha necessário para que todas informações apareçam na tela.) Selecione a opção Permitir Procura na OS.. Atenção: Indique 0 (zero) no campo caso não queira que ele seja mais informado no momento do Cadastro da OS ou no Cadastro de Objeto. Ao invés de excluir é recomendável fazer este procedimento para que não seja perdido as informações.

23 Clique em Gravar para salvar o campo cadastrado.

24 Abra o cadastro de OS. Deixe o campo Código em branco, ele será gerado automaticamente. Na data Recebido informe a Data e Hora de Recebimento da OS, por padrão o sistema já traz a data do dia, mas ela pode ser alterada. Informe o Vendedor responsável pela OS. Digite o código do Cliente ou pressione para pesquisar um cliente

25 Clique sobre o botão Inserir Carro, pra informar o modelo do carro cadastrado nesta OS.

26 Exibirá a seguinte tela:

27 Tecle para inserir as informações nos campos cadastrados no cadastro de campos do objeto. Clique no campo em que você irá digitar a informação para que ele fique azul. Digite a informação que desejada.

28 Utilizando a OS no modo Campos do Objeto, é possível verificar o histórico do objeto. Desta forma, você pode visualizar o conteúdo que foi inserido neste campo em ordens de serviços anteriores.

29 Clique em OK, para salvar a informação inserida. Os demais campos devem ser inseridos na OS, da mesma maneira demonstrada no cadastro de OS do Modo Simples.( Ver as imagens anteriores deste help para concluir a OS).

30 Exercício: 1. Cadastre um Objeto com a seguinte descrição: Computador. 2. Cadastre para este objeto o campo Modelo, no cadastro de campos do objeto. 3. Faça uma OS para este objeto, e insira uma informação no campo Modelo. 4. Insira um serviço nesta OS e depois Grave-a.

31 J. N. MOURA INFORMÁTICA OS – Cadastrar Ordem de Serviço


Carregar ppt "OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google