A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

2 I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto. O texto deve obedecer a uma ordem lógica argumentativa.

3 2-A ESTRUTURA a) INTRODUÇÃO Responda a pergunta proposta Justifique a resposta b) DESENVOLVIMENTO Explique (acrescentar idéias que provem que a justificativa sustenta a resposta ) Exemplifique ( relatar uma situação que prove o que foi explicado ) Opine ( julgar, comentar o que foi explicado ) c) CONCLUSÃO Reforce a opinião Não seja contraditório

4 II- CURIOSIDADES Leia o tema – Sem se preocupar em começar a escrever, leia o texto e identifique a pergunta contida no tema. Esse é o passo mais importante. Após ter compreendido o que foi solicitado, reflita e comece a planejar o seu texto. Faça um esquema – Pense e identifique quais das suas idéias são relevantes e pertinentes para a discussão proposta pela universidade. Anote frases curtas ou palavras-chaves. Comece o rascunho – Procure seguir o esquema criado anteriormente. Dê um título à sua dissertação ( não é obrigatório ). Indique a abertura de margem de parágrafo e alinhe a margem direita da folha.

5 Dicas para escrever uma boa dissertação Só abordar na introdução e na conclusão o que realmente estiver no desenvolvimento. Evitar períodos muitos longos ou seqüências de frases muito curtas. Evitar as repetições exageradas e umas próximas das outras, tanto de palavras, quanto de informações.

6 Manter-se rigorosamente dentro do tema. Evitar expressões desgastadas, "batidas". Utilizar exemplos e citações relevantes.

7 Evitar gírias e termos coloquiais. Evitar a argumentação generalizadora e baseada no senso comum. Norteia-se a impessoalidade por meio do uso da terceira pessoa do singular e a articula apassivadora “se”.

8 Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto; lançar mão de sinônimos e expressões que representem a idéia em questão.(dicionário) A linguagem deve ser técnica, objetiva e concisa, sempre fugindo do vulgar ou coloquial.


Carregar ppt "REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google