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PublicouGabriella Godoi Alves Alterado mais de 7 anos atrás
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Prof. Helton Chaves
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“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem” (Pablo Neruda) Fatores de dominação espanhola: Agressividade dos invasores; Superioridade técnica (cavalos, armas de fogo e etc.); Habilidade política; Doenças: varíola, tifo, sarampo, gripe, peste bubônica …
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Conceito de Imaginário: “Como processo criador, o imaginário reconstrói ou transforma o real. Não se trata, contudo, da modificação da realidade, [...] trata-se do real que constitui a representação, ou seja, a tradução mental dessa realidade exterior” (LAPLANTINE; TRINDADE, 2003, p. 27). Hernán Cortéz e Montezuma II: Quetzalcoatl
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“O ouro é maravilhoso! Quem o possui tem tudo o que deseja. Com o ouro até as almas podem ganhar o paraíso.” (Cristóvão Colombo) Mercantilismo: Metalismo Minas de Potosí (1545) Formações urbanas; Exploração da mão-de- obra nativa.
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Chapetones: espanhóis natos que exerciam a administração e a burocrcia local; Criollos: descendentes de espanhóis com participação política restria aos cabildos (cerca de 4 milhões); Mestiços: livres, porém sem nenhum acesso à política; Nativos: destinados ao trabalho compulsório; Escravos:raros, presentes sobretudo no Caribe e e regiões de produção agrícola.
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Casas de contratação: Sediada em Sevilha; Responsável pelo controle das atividades mineradoras/comerciais da colônia e cobrança de impostos; Sistema do Porto Único. Conselho das Índias: Sediado em Madri; Responsável por nomear vice-reis e fiscalizá-los; Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça; Vice-reinos e Capitanias Gerais: Controle local, a partir das Reformas burbônicas: “Recolonização”; Cabildos ou Câmaras Municipais: Administravam as capitanias gerais; Conselho responsável por regular vida de moradores de vilas e cidades;
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MITA Típica nas minas; Origem: Império Inca; Obrigação do indígena de produzir, deslocado de sua terra, em troca de uma remuneração irrisória; “Máquina de triturar índios” (Eduardo Galeano) ENCOMIENDA Típica nas haciendas (parecidos com plantations); Origem: Guerras de Reconquista Ibérica; Exploração de um grupo de indígenas, sob a obrigação de cristianizá-los e dar- lhes assistência material; “Por que os matais a exigir que vos tragam diariamente seu ouro? Acaso não são eles homens? Acaso não possuem razão e alma? Não é vossa obrigação amá-los como a vós próprios?” (Antón Montesinos)
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Revolta de Tupac Amaru (1780): Antecedentes: ▪ Revoltas indígenas constantes; ▪ Espanha: apoio a caciques em troca de privilégios Tupac Amaru II: ▪ Cacique letrado na Un. De Lima → ideais iluministas; ▪ Apoio de criollos: enforcamento de chapetones; Radicalização: ▪ Oposição entre índios e criollos → cerca de 80 mil mortos;
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Transformações no mundo: “Era das revoluções” (Eric Hobsbawn) Divulgação das ideias iluministas; Interesses ingleses: Revolução Industrial; Independência dos EUA : Doutrina Monroe (1823); Invasão francesa à Espanha (1807);
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Transformações na América: Conflitos políticos internos: Criollos X Chapetones; Criollos: busca de conservação de direitos adquiridos na colônia a partir das Reformas burbônicas; Busca de autonomia política e econômica: Convergência de interesses com a Inglaterra;
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Símon Bolívar, el Libertador: Criollo que buscou libertar o Norte da América do Sul: ▪ Colômbia e Panamá (1819), Venezuela (1821), Peru (1821), Equador (1822) e Bolívia (1825). Propunha o Pan-americanismo; ▪ América hispânica livre, unida e republicana;
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“ Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar- se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória ” (Carta da Jamaica, Simom Bolívar)
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Congresso do Panamá (1826): Busca de realizar o Pan- americanismo; Fracasso: ▪ Domínio espanhol: unidade fictícia; ▪ Fragmentação era interessante para Inglaterra e EUA; ▪ Concomitante à Doutrina Monroe (1823): “A América para os americanos”; ▪ Interesses dos caudilhos locais.
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José de San Martín: Criollo argentino que buscou libertar o cone sul: ▪ Argentina (1816), Chile (1818) e Peru (1821); Propunha uma monarquia constitucionalista; Conquistou apoio popular e propunha a libertação dos escravos.
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Casos excêntricos: Haiti: ▪ Líderes: Toussaint-Louverture e Dessalines; ▪ Colônia francesa; ▪ Revolta de escravos e ex-escravos (1791); ▪ Guerras travadas contra França, Espanha e Inglaterra; ▪ Independência (1804).
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México: Caráter popular → Pd. Hidalgo e Morellos (1810); Propostas: ▪ Reformas sociais amplas Oposição de criollos, igreja e chapetones; Fim da escravidão; Igualdade de direitos.
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México: Augustín Iturbide: enviado da coroa para solucionar o conflito; Reviravolta: Plano de Iguala: ▪ Independência do México; ▪ Igualdade entre criollos e espanhóis; ▪ Respeito à propriedade; ▪ Monarquia constitucional: Augustín I. República (1824): Eleito Gal. Guadalupe Vitória: ▪ Permanência da exploração agrária
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MÉXICO – 1821 EQUADOR – 1822 PERU – 1824 VENEZUELA – 1821 COLÔMBIA – 1819 BOLÍVIA – 1825 CHILE – 1818 ARGENTINA – 1816 URUGUAI – 1828 PARAGUAI – 1811 BRASIL – 1822
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Fragmentação territorial em várias repúblicas; Instabilidade política (lutas internas pelo poder); Dependência econômica dos EUA e Inglaterra; Estrutura econômica inalterada:fornecedora de matéria-prima e consumidora de manufaturados; Formação do Caudilhismo: Líderes autoritários, militares e carismáticos; Representantes das elites locais; Utilizavam um discurso de liberdade e ordem.
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Identidade: Conceito: “identidade remete sempre ao que o grupo considera ser e ao que, portanto, o torna diferente dos outros, nós podemos considerá-la em dois registros distintos: o registro político – pertencer a uma coletividade de condição política e possuindo um território, instituições e governo próprio e o registro cultural – partilhar um conjunto de representações coletivas sobre as relações do grupo com o solo, a história, a província, seus vizinhos... (GUERRA, François Xavier, p. 13)
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América Latina: Nome proposto proposto pelo historiador francês Michel Chavalier e reforçado pelo poeta colombiano José Maria Torres Caicedo (1856); Oposição à influência européia: Índias Ocidentais Oposição à Doutrina Monroe; Tendência homogeneizadora: influência da política francesa que buscava aproximar-se dos rumos políticos das colônias; Proposição criolla: exclusão de índios e africanos.
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