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Prof. Helton Chaves. “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem” (Pablo Neruda)  Fatores de dominação espanhola:  Agressividade dos.

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1 Prof. Helton Chaves

2 “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem” (Pablo Neruda)  Fatores de dominação espanhola:  Agressividade dos invasores;  Superioridade técnica (cavalos, armas de fogo e etc.);  Habilidade política;  Doenças: varíola, tifo, sarampo, gripe, peste bubônica …

3  Conceito de Imaginário: “Como processo criador, o imaginário reconstrói ou transforma o real. Não se trata, contudo, da modificação da realidade, [...] trata-se do real que constitui a representação, ou seja, a tradução mental dessa realidade exterior” (LAPLANTINE; TRINDADE, 2003, p. 27). Hernán Cortéz e Montezuma II: Quetzalcoatl

4 “O ouro é maravilhoso! Quem o possui tem tudo o que deseja. Com o ouro até as almas podem ganhar o paraíso.” (Cristóvão Colombo)  Mercantilismo: Metalismo  Minas de Potosí (1545)  Formações urbanas;  Exploração da mão-de- obra nativa.

5  Chapetones: espanhóis natos que exerciam a administração e a burocrcia local;  Criollos: descendentes de espanhóis com participação política restria aos cabildos (cerca de 4 milhões);  Mestiços: livres, porém sem nenhum acesso à política;  Nativos: destinados ao trabalho compulsório;  Escravos:raros, presentes sobretudo no Caribe e e regiões de produção agrícola.

6  Casas de contratação:  Sediada em Sevilha;  Responsável pelo controle das atividades mineradoras/comerciais da colônia e cobrança de impostos;  Sistema do Porto Único.  Conselho das Índias:  Sediado em Madri;  Responsável por nomear vice-reis e fiscalizá-los;  Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça;  Vice-reinos e Capitanias Gerais:  Controle local, a partir das Reformas burbônicas: “Recolonização”;  Cabildos ou Câmaras Municipais:  Administravam as capitanias gerais;  Conselho responsável por regular vida de moradores de vilas e cidades;

7 MITA  Típica nas minas;  Origem: Império Inca;  Obrigação do indígena de produzir, deslocado de sua terra, em troca de uma remuneração irrisória; “Máquina de triturar índios” (Eduardo Galeano) ENCOMIENDA  Típica nas haciendas (parecidos com plantations);  Origem: Guerras de Reconquista Ibérica;  Exploração de um grupo de indígenas, sob a obrigação de cristianizá-los e dar- lhes assistência material; “Por que os matais a exigir que vos tragam diariamente seu ouro? Acaso não são eles homens? Acaso não possuem razão e alma? Não é vossa obrigação amá-los como a vós próprios?” (Antón Montesinos)

8  Revolta de Tupac Amaru (1780):  Antecedentes: ▪ Revoltas indígenas constantes; ▪ Espanha: apoio a caciques em troca de privilégios  Tupac Amaru II: ▪ Cacique letrado na Un. De Lima → ideais iluministas; ▪ Apoio de criollos: enforcamento de chapetones;  Radicalização: ▪ Oposição entre índios e criollos → cerca de 80 mil mortos;

9  Transformações no mundo:  “Era das revoluções” (Eric Hobsbawn)  Divulgação das ideias iluministas;  Interesses ingleses: Revolução Industrial;  Independência dos EUA : Doutrina Monroe (1823);  Invasão francesa à Espanha (1807);

10  Transformações na América:  Conflitos políticos internos: Criollos X Chapetones;  Criollos: busca de conservação de direitos adquiridos na colônia a partir das Reformas burbônicas;  Busca de autonomia política e econômica: Convergência de interesses com a Inglaterra;

11  Símon Bolívar, el Libertador:  Criollo que buscou libertar o Norte da América do Sul: ▪ Colômbia e Panamá (1819), Venezuela (1821), Peru (1821), Equador (1822) e Bolívia (1825).  Propunha o Pan-americanismo; ▪ América hispânica livre, unida e republicana;

12 “ Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar- se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória ” (Carta da Jamaica, Simom Bolívar)

13  Congresso do Panamá (1826):  Busca de realizar o Pan- americanismo;  Fracasso: ▪ Domínio espanhol: unidade fictícia; ▪ Fragmentação era interessante para Inglaterra e EUA; ▪ Concomitante à Doutrina Monroe (1823): “A América para os americanos”; ▪ Interesses dos caudilhos locais.

14  José de San Martín:  Criollo argentino que buscou libertar o cone sul: ▪ Argentina (1816), Chile (1818) e Peru (1821);  Propunha uma monarquia constitucionalista;  Conquistou apoio popular e propunha a libertação dos escravos.

15  Casos excêntricos:  Haiti: ▪ Líderes: Toussaint-Louverture e Dessalines; ▪ Colônia francesa; ▪ Revolta de escravos e ex-escravos (1791); ▪ Guerras travadas contra França, Espanha e Inglaterra; ▪ Independência (1804).

16  México:  Caráter popular → Pd. Hidalgo e Morellos (1810);  Propostas: ▪ Reformas sociais amplas  Oposição de criollos, igreja e chapetones; Fim da escravidão; Igualdade de direitos.

17  México:  Augustín Iturbide: enviado da coroa para solucionar o conflito;  Reviravolta: Plano de Iguala: ▪ Independência do México; ▪ Igualdade entre criollos e espanhóis; ▪ Respeito à propriedade; ▪ Monarquia constitucional: Augustín I.  República (1824): Eleito Gal. Guadalupe Vitória: ▪ Permanência da exploração agrária

18 MÉXICO – 1821 EQUADOR – 1822 PERU – 1824 VENEZUELA – 1821 COLÔMBIA – 1819 BOLÍVIA – 1825 CHILE – 1818 ARGENTINA – 1816 URUGUAI – 1828 PARAGUAI – 1811 BRASIL – 1822

19  Fragmentação territorial em várias repúblicas;  Instabilidade política (lutas internas pelo poder);  Dependência econômica dos EUA e Inglaterra;  Estrutura econômica inalterada:fornecedora de matéria-prima e consumidora de manufaturados;  Formação do Caudilhismo:  Líderes autoritários, militares e carismáticos;  Representantes das elites locais;  Utilizavam um discurso de liberdade e ordem.

20  Identidade: Conceito: “identidade remete sempre ao que o grupo considera ser e ao que, portanto, o torna diferente dos outros, nós podemos considerá-la em dois registros distintos: o registro político – pertencer a uma coletividade de condição política e possuindo um território, instituições e governo próprio e o registro cultural – partilhar um conjunto de representações coletivas sobre as relações do grupo com o solo, a história, a província, seus vizinhos... (GUERRA, François Xavier, p. 13)

21  América Latina:  Nome proposto proposto pelo historiador francês Michel Chavalier e reforçado pelo poeta colombiano José Maria Torres Caicedo (1856);  Oposição à influência européia: Índias Ocidentais  Oposição à Doutrina Monroe;  Tendência homogeneizadora: influência da política francesa que buscava aproximar-se dos rumos políticos das colônias;  Proposição criolla: exclusão de índios e africanos.


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