A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA."— Transcrição da apresentação:

1 DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA

2 OBJETIVOS:  Observar a fase em que se encontra a criança na escrita.  Reconhecer e identificar as letras.  Desenvolver determinadas competências nas seguintes áreas: percepção auditiva, percepção visual, análise fonética, análise semântica e compreensão leitora.

3 Desenvolvimento 1ª Atividade Ditado: Obs: 1ª aula

4 Constatou-se, que a criança apresenta-se no Nível Silábico, pois, ela tem hipótese de que a escrita representa a fala. Esta é a faze mais importante da alfabetização. Essa hipótese silábica é importante, por duas razões: * 1ª Permite obter um critério geral para regular as variações na quantidade das letras que devem ser escritas. * 2ª Centra a atenção da criança nas variações sonoras entre as palavras.

5 ATIVIDADES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM DA ESCRITA E LEITURA 1 - Alfabeto móvel:  Recorte as letras;  Monte a seqüência do alfabeto;  Ler o alfabeto;  Sons das letras do alfabeto;  Cite nomes que começam com as letras do alfabeto;

6 ABCDE FGHIJ KLMNO PQRST UVWXY Z

7 2 - Atividade com palavras de uso freqüente: * Ligue as letras da palavra:

8 * Pinte as letras que formam a palavra e complete a palavra

9 * Ordene as letras para escrever o nome do desenho:

10 PERCEPÇÃO AUDITIVA a) Gravar em CD lista de pares de palavras;  Em alguns pares repete as palavras em outras são duas palavras diferentes (sons muitos parecidos).OBS: Mais de 20 palavras  A criança deverá dizer se são iguais ou diferentes. Por exemplo: CASA – MASSA MISSA – PIZZA TOCO – COPO PESO – PESO LAÇO – LAÇO MÃO – MÃO

11 b) Sons iniciais; - Pinte os desenhos que começam com sons iguais aos desenhos da esquerda:

12 EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO VISUAL 1. Complete as partes que faltam nos desenhos: 1. Complete as partes que faltam nos desenhos:

13 2. Desenhar a cabeça à direita ou à esquerda conforme a letra (n) ou (m): Percepção Espacial 2. Desenhar a cabeça à direita ou à esquerda conforme a letra (n) ou (m): Percepção Espacial

14 ANÁLISE FONÉTICA I. Faça um círculo na palavra correta:

15 II. Em cada espaço em branco escreva uma letra para formar a palavra que nomeie um ser vivo: ___AVÃO ___ATO ___ALINHA ___IRAFA ___ÁSSARO ___EIXE ___EÃO ___OSCA ___ACHORRO ___OCA ___AVALO ___RSO ___ACA ­___ATO ___APO ___ESMA

16 ANÁLISE SEMÂNTICA  Ordenar as frases e versos para formar o texto:

17 COMPREENSÃO LEITORA * Observando a imagem, escrever uma frase

18 Encaminhamentos Metodológicos As estratégias e atividades para aprendizagem da leitura podem ser utilizadas no programa específico de reforço, como também, pelo professor dentro do trabalho da sala de aula com todos os educandos em fase de alfabetização. As estratégias e atividades para aprendizagem da leitura podem ser utilizadas no programa específico de reforço, como também, pelo professor dentro do trabalho da sala de aula com todos os educandos em fase de alfabetização. O reconhecimento e identificação das letras são muito importantes na aprendizagem da leitura. Começar com as letras do nome da criança, pois é um ponto de referencia muito significativo. Ensinar uma letra de cada vez, para as crianças que apresentam dificuldade na aprendizagem. O reconhecimento e identificação das letras são muito importantes na aprendizagem da leitura. Começar com as letras do nome da criança, pois é um ponto de referencia muito significativo. Ensinar uma letra de cada vez, para as crianças que apresentam dificuldade na aprendizagem. A percepção auditiva refere-se à habilidade para diferenciar sons. A percepção auditiva refere-se à habilidade para diferenciar sons.

19 Já a percepção visual é necessária para o reconhecimento e diferenciação dos estímulos visuais. A análise fonética refere-se ao uso dos elementos fonéticos de uma palavra para determinar sua pronúncia e significado. Análise semântica, técnica de identificação de palavras na qual o leitor deduz o significado de palavras por meio do contexto. A compreensão leitora consiste em compreender e reconstruir um significado de um texto escrito.

20 Recursos didáticos  Folhas xerografadas;  Figuras;  Recorte e colagem;  Áudio (som de CD);

21 Avaliação O processo avaliativo é feito no decorrer de todas as atividades propostas, levando em consideração os acertos. A avaliação é usada como um instrumento de verificação do nível em que a criança se encontra na escrita e leitura, esta com a finalidade de elaboração de novas estratégias e atividades para que a criança consiga aprender.

22 REFERÊNCIAS:  GÓMES, Ana M. S; TERÁN, Nora E. Dificuldades de Aprendizagem. ed. MMIX. Editorial Equipe Cultural.  PINTO, Gerusa R.; RIBEIRO, Lourdes E. O Real do Construtivismo. 7. ed. Belo Horizonte: Fapi Ltda.

23 Aplicação – PROFESSORA CARMINHA♥ Elaboração BLOGS: JOGOS E BRINCADEIRAS CARMENLANDIA E SORRIR E LECIONAR CARMENLANDIA CARMENLANDIA


Carregar ppt "DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google