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IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA. A identidade de um povo pode ser pesquisado: Identidade étnico/racial (traços culturais e genéticos); Identidade cultural.

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1 IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA

2 A identidade de um povo pode ser pesquisado: Identidade étnico/racial (traços culturais e genéticos); Identidade cultural (conjunto de saberes coletivos); Identidade Nacional (língua/idioma).

3 Brasil Resultado da mestiçagem de negros, índios e brancos.

4 Miscigenação: BRANCO E NEGRO MULATO OBS.: O termo é originado de MULA – a mula é fruto do cruzamento entre burro e égua, duas espécies diferentes, assim como brancos e negros.

5 Miscigenação: BRANCO E ÍNDIO MAMELUCO OBS.: O termo designava traidores, pois capturavam os próprios índios ao lado dos bandeirantes.

6 Miscigenação: NEGRO E ÍNDIO CAFUSO OBS.: O termo designava asselvajado, indolente.

7 MULATO – MAMELUCO – CAFUSO Termos pejorativos Depreciativo

8 Antigamente, em Portugal, denominava- se “brasileiros” os comerciantes que tinham negócios no Brasil. (Expressão de inferioridade, pois os comerciantes se diferenciavam dos fidalgos).

9 A expressão “brasileiro” nasceu com a marca da depreciação, e originalmente não designava uma nacionalidade, mas uma ocupação. O sufixo “EIRO” é sufixo de ocupação/profissão: engenheiro, padeiro, marceneiro, etc. O sufixo “EIRO” também serve para depreciar pejorativamente, como: sacoleiro, muambeiro, marqueteiro, maconheiro, etc.

10 Portanto, há uma dificuldade de nos vermos como um povo uno, com identidade e histórias comuns.

11 DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO BRASIL

12 O Racismo no Brasil é VELADO – camuflado. Os negros estão ausentes: 1.Meios de Comunicação: (novelas, filmes, comerciais, revistas, etc.) – quando participa, sua presença é desqualificada. 1.Representações Públicas: (o número é muito baixo de negros participando da vida pública em nosso país). 1.Cargos de chefia: (a % de negros comandando empresas é muito pequeno).

13 Ministro Joaquim Barbosa Ator Lazaro Ramos Jornalista Zileide Silva Jogador de futebol Pelé

14 A invisibilidade da questão racial também se dá: quando as histórias narradas nas escolas são brancas; quando a inteligência e a beleza mostradas nos meios de comunicação são brancas;

15 O autor fala de dois brasis: Brasil desenvolvido em que não há a presença do negro; Brasil das chacinas e da miséria em que a presença do negro é majoritária; O maior índice de violência urbana é cometida contra negros; A repressão policial é muito maior com os negros; A repetência e a evasão escolar é maior entre estudantes negros e pardos.

16 A forma como se fez a abolição da escravatura condenou os negros à imobilidade social. Os imigrantes eram priorizados para o emprego livre e os negros acabaram ficando sem uma ocupação. Parte do desemprego estrutural brasileiro nasce dessa relação. Os negros são alforriados e largados à própria sorte.


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