A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 LUMINOTÉCNICA Professora: Camila Bastos Instalações Elétricas Industriais - IEI Eletroeletrônica Módulo 8 Aula 01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 LUMINOTÉCNICA Professora: Camila Bastos Instalações Elétricas Industriais - IEI Eletroeletrônica Módulo 8 Aula 01."— Transcrição da apresentação:

1 1 LUMINOTÉCNICA Professora: Camila Bastos Instalações Elétricas Industriais - IEI Eletroeletrônica Módulo 8 Aula 01

2 2 Introdução Comparando a época que a luz artificial começou a ser utilizada com os dias atuais, constata-se que foi grande o passo dado pela indústria da iluminação no século XX. Desde a lâmpada criada por Thomas Edison até os produtos disponíveis hoje, houve um avanço admirável.

3 3 Introdução A primeira lâmpada para uso residencial foi inventada por Thomas Edison em 1889. Apresentava um rendimento de 1,41lm/W.

4 4 Rendimento das lâmpadas atuais Fluorescentes: 80 lm/W; Vapor de mercúrio: 50 ~ 60 lm/W; Leds: 90 lm/W.

5 5 Conceito de Luminotécnica Estudo da implementação e utilização da iluminação artificial, seja em ambientes internos ou externos. Uma boa iluminação propicia a visualização do ambiente, o que permite que as pessoas vejam, se movam com segurança e desempenhem suas tarefas sem causar fadiga visual ou desconforto. Quantidade + Qualidade

6 6 Norma ABNT NBR 5413 A NBR 5413 – Iluminação de interiores, fixa parâmetros e conceitos que devem ser levadas em consideração com o intuito de tornar os ambientes confortáveis no que se refere a utilização de iluminação artificial de forma eficiente, além de auxiliar na escolha do melhor tipo de lâmpada das várias existentes no mercado e aferir e fixar parâmetros para seus devidos desempenhos.

7 7 Conceitos e Grandezas Fundamentais FLUXO LUMINOSO: é a quantidade total de energia luminosa, emitida por segundo por uma fonte de luz. Sua unidade é o lúmens (lm) lâmpada incandescente de 100 W: 1000 lm; lâmpada fluorescente de 40 W: 1700 a 3250 lm; lâmpada vapor de mercúrio 250W: 12.700 lm; lâmpada multi-vapor metálico de 250W: 17.000 lm

8 8 Conceitos e Grandezas Fundamentais ILUMINÂNCIA: é a relação entre o fluxo luminoso (quantidade de luz) incidente numa superfície e a área dessa superfície. A unidade é o LUX. Iluminâncias muito altas podem levar ao ofuscamento. 1 lux = 1 lm/m². Alguns exemplos práticos de níveis de lux comuns são fornecidos abaixo: Verão, ao meio-dia, sob um céu limpo: 100 000 lux. Iluminação pública: 5 - 30 lux. Lua cheia, numa noite clara: 0.25 lux. Luz das estrelas: 0,01 lux.

9 9 Iluminação de Interiores Em função da atividade desenvolvida se busca uma solução conveniente através de um estudo de iluminação. Busca-se tornar a iluminação o mais uniforme possível. Alguns aspectos devem ser observados, como os níveis de iluminância estabelecidos pela NBR 5413 para cada grupo de tarefas visuais.

10 10 Índices de Iluminância de Interiores A norma brasileira NBR 5413 apresenta uma tabela com valores dos índices de iluminamento requeridos para cada grupo A, B e C de tarefas visuais mais comuns.

11 11 Questões Quais são os objetivos ao se realizar estudos de luminotécnica? O que é iluminância? O que é fluxo luminoso?


Carregar ppt "1 LUMINOTÉCNICA Professora: Camila Bastos Instalações Elétricas Industriais - IEI Eletroeletrônica Módulo 8 Aula 01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google