A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENVELHECER SAUDÁVEL Luis Fernando Ferreira Educador Físico Mestrando em Ciências da Reabilitação - UFCSPA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENVELHECER SAUDÁVEL Luis Fernando Ferreira Educador Físico Mestrando em Ciências da Reabilitação - UFCSPA."— Transcrição da apresentação:

1 ENVELHECER SAUDÁVEL Luis Fernando Ferreira Educador Físico Mestrando em Ciências da Reabilitação - UFCSPA

2 GRUPOS  GRUPO FORÇA: Idosos que pratiquem treino com ênfase em força há pelo menos 12 semanas.  GRUPO AERÓBIO: Idosos que pratiquem treino com ênfase aeróbia há pelo menos 12 semanas.  GRUPO CONTROLE: Idosos não treinados, com escore baixo no IPAQ.

3 n final

4 INSTRUMENTOS DE COLETAS

5 Planilha Digital As avaliações da aba verde podem ser feitas diretamente na planilha digital. Reconhecimento, Mini Mental, identificação, revisão e diagnóstico de medicamentos e status vacinal

6 Questionários Esses são questionários preenchidos pelos pacientes. Somente devemos auxiliá-los

7 Avaliações Somente alguns dados são coletados, e anotados nos crachás dos pacientes.

8 Avaliações Somente alguns dados são coletados, e anotados nos crachás dos pacientes.

9 Crachás

10 PESO/ ESTATURA Paciente descalço; Totalmente encostado na parede (calcanhares, glúteo, escápulas e cabeça); Ponto de máxima inspiração;

11 BIOIMPEDÂNCIA Aferir massa corporal e estatura do indivíduo no momento do exame; Indivíduo em jejum e sem ingerir bebidas alcoólicas por, no mínimo, 8 horas; Urinar antes do exame; Não realizar exercício físico nas 8 horas que antecedem o exame; Nenhuma lesão na pele onde ficará o eletrodo; Limpar a pele com álcool; Posição dos eletrodos sempre do mesmo lado do corpo; Mínimo de 5 cm de distância entre os eletrodos; Braços separados do tronco por 30° e pernas afastadas em 45°; O ambiente deve ser neutro (sem campo elétrico ou magnético); Deve ser observada a forma do corpo para o risco de alguma possível anomalia (edema, amputação, atrofia, escoliose, distrofia); Em caso de obesidade, use material isolante de eletricidade (toalha, por exemplo) entre o braço e o tronco, e entre as coxas; Observar o grupo étnico do individuo para utilizar equação adequada; Quando próteses ou implantes, medir do lado oposto.

12 DC E CIRCUNFERÊNCIA Paciente em pé e em posição anatômica; Posicione-se atrás do paciente Instrumentos sempre na mão direita; Medidas sempre do lado direito;

13 DC E CIRCUNFERÊNCIA PERIMETRIA Na altura da DC; Cruzar, mas não apertar a fita; Observar a medida na altura dos olhos.

14 DC E CIRCUNFERÊNCIA PONTOS ANATÔMICOS Bordo lateral da clavícula, na altura do acrômio; Bordo superior do rádio, na fossa rádio ulnar; Ponto médio acrômio-radial;

15 DC E CIRCUNFERÊNCIA DOBRA CUTÂNEA Medida vertical; Aferir 3 segundos após a pinçada; Nunca aferir sobre a roupa; Nunca aferir em outra posição que não com paciente em pé, na posição anatômica.

16 FORÇA HANDGRIP A medida será aferida de forma isométrica durante 6 segundos no membro dominante, de acordo com as recomendações da American Society of Hand Therapy: indivíduo sentado em uma cadeira com encosto, sem apoio para os braços, ombro aduzido e neutramente rodado, cotovelo flexionado a 90º, antebraço em posição neutra e punho entre 0º e 30º de extensão e 0º a 15º de desvio ulnar. Os escores serão calculados pela média de três tentativas, com intervalo de repouso de 60 segundos, e os idosos serão encorajados verbalmente. Os participantes poderão familiarizar-se com o instrumento antes do teste e o membro dominante será considerado aquele declarado como preferível para a escrita.

17 FORÇA HANDGRIP

18 SPPB E BERG Avaliações sempre em duplas de avaliadores Auxiliar: Rotina de instruções e contato com o paciente; Anotador: Pontuações e/ ou falhas e cronômetro. Prestar muita atenção nas avaliações conjuntas BERG X SPPB

19 SPPB E BERG 1.Agora vamos começar a avaliação. 2.Eu gostaria que o senhor (a) fizesse alguns movimentos com o corpo. 3.Primeiro eu demonstro e explico cada movimento, depois você tenta fazer o mesmo. 4.Se você não se sentir seguro pra realizar qualquer movimento, ou não puder executar, me avise que passaremos para o próximo 5.Você tem alguma pergunta antes de começarmos? 6.Vamos deixar bem claro. Se o senhor não conseguir, ou não estiver seguro pra executar qualquer movimento, me avise, e passamos ao movimento seguinte (reitere). 7.Demonstre o movimento ao indivíduo, explicando-o. 8.Testes de equilíbrio: Você pode usar os braços pra se equilibrar, ou dobrar os joelhos, só tente não mover os pés. 9.Testes de marcha: Você não precisa andar em linha reta. Só precisa ultrapassar a linha final completamente. 10.Fique sempre próximo ao indivíduo dando segurança. 11.Assim que o paciente estiver posicionado, pergunte se ele está pronto. 12.PREPARAR. JÁ! Dispare o cronômetro. 13.Pare o cronômetro ao final do teste, ou assim que o paciente não conseguir mais manter a posição.

20 SPPB E BERG

21 Diário Alimentar Como temos grande acesso à esses pacientes, no primeiro momento ensinaremos eles a como preencher o diário nutricional de 3 dias. Em um segundo momento voltaremos à eles, para recolher os diários, e repassar com os pacientes item por item, a fim de minimizar vieses.

22 OBRIGAD ! Fernando proffernandof@gmail.com 8197-8316


Carregar ppt "ENVELHECER SAUDÁVEL Luis Fernando Ferreira Educador Físico Mestrando em Ciências da Reabilitação - UFCSPA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google