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Agenda A Empresa Clientes O Projeto: Trajetória Conceito Recursos Detalhes do Projeto Evolução do Mercado Produtividade da Ferrovia Benefícios O projeto.

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2 Agenda A Empresa Clientes O Projeto: Trajetória Conceito Recursos Detalhes do Projeto Evolução do Mercado Produtividade da Ferrovia Benefícios O projeto e Pernambuco Fotos 31 Slides

3 “Ferrovia é infra-estrutura que precisa existir e crescer para que outras atividades prosperem.”

4 Empresa privada de logística desde 1998. Opera com 95 locomotivas, 1.600 vagões O Empreendedor é responsável pela implantação do Projeto A EMPRESA

5 CLIENTES

6 O Projeto Transnordestina

7 1997 1998 20022008 Leilão da Malha Ferroviária Nordeste Contrato de Concessão 30 anos Início do transporte de cargas com a criação da CFN Estudos de implantação de novo traçado do Projeto TRANSNORDESTINA CFN passa a se chamar TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A. Início da implantação da FERROVIA TRANSNORDESTINA 2011 Previsão de início de operação da FERROVIA TRANSNORDESTINA TRAJETÓRIA 2006

8 Conceito Construir uma solução logística integrada para atender as regiões nordeste e centro-oeste do Brasil com foco no agronegócio e na indústria mineral. Componentes Ferrovia e Terminais Portuários: 1.728 km de ferrovia ligando Eliseu Martins (PI) aos portos de SUAPE (PE) e Pecém (CE). FERROVIA TRANSNORDESTINA

9 PRODUTIVIDADE DA FERROVIA Vagões por Trem Toneladas por eixo Locomotivas (hp) Locomotivas (produtividade) Consumo de Combustível Velocidade Cruzeiro (km/h) Capacidade (t/ano) 35 18,0 1.200 hp 1,3 mil TKU /hp 16 litros / 1.000 TKU 18,5 1,5 milhões 104 32,5 4.400 hp 15 mil TKU / hp 4,4 litros / 1.000 TKU 60 30 milhões Operação AtualOperação Futura 20 vezes

10 FUNDING - VALEC

11 O Projeto concebido considera:  Nova fronteira agrícola O Cerrado Brasileiro > Sudeste MA e PÍ e Oeste BA (terras-clima-solo)  A indústria mineral (reservas) – Polo Gesseiro do Araripe e Minério de Ferro Paulistana;  Efeito catalizador > Permite solução logística de alta capacidade e baixo custo. FERROVIA TRANSNORDESTINA

12 Ferrovia: Ligará Eliseu Martins ao Porto de Suape e ao Porto de Pecém. Bitola larga e mista Rampas: sentido exportação: 0,6% Rampas: sentido importação: 1,0% Curvas mínimas de 400 metros Velocidade máxima de 80 km/h e 32,5 t/eixo Terminais: 2 Terminais portuários – exportação (granéis sólidos) estrategicamente localizados em relação aos grandes mercados consumidores e em portos capazes de operar navios “cape size”. DETALHES DO PROJETO Ferrovia de Classe Mundial

13 Em milhões de toneladas EVOLUÇÃO DO MERCADO

14 Fonte - CAMPO mil t Taxa de crescimento anual Caso Brasil Logística é fator chave para o Agronegócio  Produção nacional de soja:  Aumento de 60% em 5 anos  Potencial para duplicar até 2010 9%14%10%21%2% Crescimento depende de condições para escoamento da produção Quebra de Safra (59.000)

15 Milhão t Potencial do Agronegócio no Nordeste Grãos: Ferrovia alavanca o crescimento  Oeste da Bahia, SE do Maranhão e Piauí  Aumentou 5 vezes em 10 anos Taxa de crescimento anual 17,3% aa Fonte - CAMPO

16 Taxa de crescimento anual 10,8%a.a. Mercados em expansão Gipsita: Ferrovia alavanca o crescimento  Produção de Gipsita em Pernambuco  Aumentou 3,5 vezes nos últimos 10 anos  Potencial de 22 milhões de ton anuais Mil t

17 Taxa de crescimento anual 7,8% a.a. Mercados em expansão Frutas: Alavanca-se a produção do Vale do SF  Produção de Frutas no Vale do São Francisco  Potencial de 175 mil t anuais Mil t

18 Polo Gesseiro Avicultura Refinaria Construção Civil Siderurgia Manufaturados Indústria Sucro-Alcooleira Fruticultura Fertilizantes Mercados em expansão Pernambuco - Projetos estruturantes: Ferrovia alavanca a produção

19 Empregos gerados na fase de implantação e operação Perspectiva de 500.000 empregos diretos e indiretos Setores beneficiados: Construção civil (na implantação), agropecuário e rodoviário. FONTE: BNB, Relatório de análise do projeto da Transnordestina Logística S/A Nov-08 BENEFÍCIOS

20 PERNAMBUCO E A TRANSNORDESTINA SALGUEIRO – SUAPE  522 km ORÇAMENTO  R$ 1.773,9 milhões STATUS DA OBRA: LI - Emitida Início da Obra  NOVEMBRO/09 SALGUEIRO – TRINDADE  163 km ORÇAMENTO  R$ 456,7 milhões STATUS DA OBRA: Infra-estrutura – Em execução (3 frentes) Super-Estrutura e OAE´s – Contratada

21 PERNAMBUCO E A TRANSNORDESTINA PETROLINA – PARNAMIRIM  180 km Sua implantação dependerá dos estudos de Viabilidade econômica.

22 Terminal Portuário da Transnordestina: * Exportação de Grãos, Gesso; * Importação de Fertilizantes SUAPE E A TRANSNORDESTINA Porto de Suape

23 MISSÃO VELHA - PECÉM  527 km ORÇAMENTO  R$ 1.672,8 milhões LI – Ok STATUS OBRAS: INFRA  Dez/09 MISSÃO VELHA - PECÉM  527 km ORÇAMENTO  R$ 1.672,8 milhões LI – Ok STATUS OBRAS: INFRA  Dez/09 ELISEU MARTINS–TRINDADE  420 km ORÇAMENTO  R$ 1270,6 milhões INFRA - Em execução OAE's - Por Contratar SUPER - Contratada ELISEU MARTINS–TRINDADE  420 km ORÇAMENTO  R$ 1270,6 milhões INFRA - Em execução OAE's - Por Contratar SUPER - Contratada MISSÃO VELHA – SALGUEIRO  96 km ORÇAMENTO  R$ 247,7 milhões INFRA - Término – DEZ/09 OAE's - Em execução SUPER – O.S - DEZ/09 MISSÃO VELHA – SALGUEIRO  96 km ORÇAMENTO  R$ 247,7 milhões INFRA - Término – DEZ/09 OAE's - Em execução SUPER – O.S - DEZ/09 CABO – PORTO REAL  550 km ORÇAMENTO  R$ 111,8 milhões INFRA, SUPER e OAES’s – Em execução Previsão de término – Mar/2010 CABO – PORTO REAL  550 km ORÇAMENTO  R$ 111,8 milhões INFRA, SUPER e OAES’s – Em execução Previsão de término – Mar/2010

24 FOTOS Missão Velha - Salgueiro

25 FOTOS Missão Velha - Salgueiro

26 FOTOS Salgueiro - Trindade

27 FOTOS Salgueiro - Trindade

28 FOTOS Trilhos UIC 60 – Porto de Suape

29 FOTOS Cabo – Porto Real do Colégio

30 FOTOS Cabo – Porto Real do Colégio

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