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01. A história do rei Josias revela-nos que pais maus podem ter filhos bons. Que outras lições podemos extrair da infância de Josias? O que a Igreja Adventista.

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2 01. A história do rei Josias revela-nos que pais maus podem ter filhos bons. Que outras lições podemos extrair da infância de Josias? O que a Igreja Adventista tem feito pelas crianças? Josias ESCOLHEU (decidiu) fazer o que era reto em vez de descer ao baixo nível de pecado no qual haviam caído seu pai Amom e seu avô Manassés. “Embora tivesse apenas oito anos, temia a Deus, e desde o início fez o que era reto aos olhos do Senhor” (EW, PR, 196). A. Josias, ainda criança, possuia o senso do certo e do errado, bem como a capacidade de escolher não dar seguimento às maldades de seus antecessores. Hoje, a Igreja Adventista evangeliza as crian- ças por meio de classes infantis, aventureiros, desbravadores, etc. B. Desde sua mais tenra infância, Josias fora informado de que a idolatria e apostasia do povo judeu resultaria no cativeiro babilônico. Assim, o medo das terríveis consequências fê-lo buscar ao Senhor. Hoje, o fator medo pode ser um agente corretivo das crianças cristãs. C.

3 02. Em que consistiu a Reforma que o rei Josias promoveu em Judá? Quais são os componentes de uma autêntica Reforma? Por que um Reavivamento sem Reforma redunda em fracasso? A reforma que Josias promoveu envolveu a restauração do Templo; a edificação do muro de fora da Cidade de Davi, ao ocidente de Giom, e à entrada da Porta do Peixe; bem como, a colocação de chefes militares em todas as cidades fortificadas de Judá (2Cr 33:14). A. A reforma de Josias consistiu em remover do reino tudo relacionado à idolatria; retirada dos postes-ídolos da cidade; derrubada de altares a Baal; restauração do Templo; defesa da causa dos neces- sitados; promoção do livro da lei e da Aliança do povo com Deus. B. “Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas ideias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. A reforma deve acompanhar o reavivamento” (EW, 1ME, 128). C.

4 03. De que forma a rebelião e idolatria de Judá, encabeçadas pelos reis Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias, se refletem em nossa cultura e em nossa sociedade? A apostasia pode atingir-nos? A rebelião, idolatria e apostasia do povo no passado não refletem a situação da sociedade hoje, pois no passado, os idólatras eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, e ofereciam seus filhos aos ídolos para serem queimados em altares. Hoje isso não ocorre. A. A sociedade atual reflete as características dos judeus primitivos pois a situação moral e espiritual é intolerável; o materialismo ocupa o lugar de Deus no coração; há líderes religiosos infiéis, bem como crentes que praticam abominações e associam-se com mundanos. B. Nós, Adventistas, corremos o risco de agir como os judeus do A.T. quando temos acesso ao livro da Lei – a Bíblia, mas a ignoramos; ou, quando incorporamos os costumes e hábitos mundanos; ou, quando não damos valor às orientações do Espírito de Profecia. C.

5 04. É possível enxergar o amor de Deus na ida dos judeus para o cativeiro? Na mensagem de Deus ao remanescente em Babilônia, que lições escatológicas extraímos para nós? Jeremias enviou uma mensagem de esperança ao remanescente em Babilônia dizendo que o Senhor não os dizimaria no exílio mas os faria voltar à sua pátria. Aquilo que tinha prometido fazer pelos que se mostrassem fiéis a Ele, certamente haveria de realizar-se. A. Deus, por intermédio de Jeremias, Daniel e Ezequiel, tornou clara Sua disposição de restaurar a nação judaica. Assim, temos hoje a certeza de que o Senhor nunca esquece e abandona seus filhos no cativeiro da vida. Ele sempre terá meios para resgatá-los. B. A saída do exílio babilônico prometida por Deus representa, no âmbito escatológico, a saída do povo de Deus desse planeta de pecado. Simboliza a libertação do remanescente fiel deste mundo injusto. Não estamos esquecidos aqui, logo a redenção ocorrerá !!! C.

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