A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

09 Jesus ministrava às necessidades das pessoas TEXTO CHAVE “Percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "09 Jesus ministrava às necessidades das pessoas TEXTO CHAVE “Percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho."— Transcrição da apresentação:

1

2 09 Jesus ministrava às necessidades das pessoas

3 TEXTO CHAVE “Percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 9:35)

4 OBJETIVO 1.Conhecer: Lições essenciais do ministério de Jesus que o ajudem a identificar e a tomar uma atitude diante das necessidades da comunidade. 2.Sentir: Inspiração para seguir o exemplo de Jesus, de não apenas proclamar as boas-novas, mas também demonstrar o “toque pessoal” ao ajudar a resolver os problemas das pessoas. 3.Fazer: Encontrar maneiras de ser uma bênção à comunidade e, com os dons espirituais concedidos por Deus, ministrar às necessidades das pessoas.

5 VERDADE CENTRAL A pregação do evangelho precisa ser feita pela igreja atual da mesma maneira que foi realizada por Cristo e os apóstolos - atendendo e ministrando às necessidades individuais de cada pessoa.

6 DOM  Apesar de alguns não gostarem de improvisos ou interrupções em suas atividades, devemos estar atentos às situações que surgem ao nosso redor. São excelentes oportunidades para testemunharmos e aliviarmos o sofrimento das pessoas  Quando o interesse pelo nosso próximo é real, ajudá-lo é tão importante quanto cumprir a agenda do dia. Muitas oportunidades de ministrar às necessidades das pessoas surgem de situações inesperadas, daquelas que não estavam em nosso roteiro. O mesmo aconteceu com Jesus, enquanto ia atender o pedido de Jairo para curar sua filha (Mc 5:21-24). À semelhança de Cristo, como devemos agir em tais situações? Interrupções: oportunidades inesperadas para servir

7 SEG  Cristo agia com respeito aos seres humanos. Procurava atendê-los de acordo com suas necessidades e vontades. Não podemos ajudar os outros sem o seu consentimento ou permissão.  Não podemos nos esquecer que as pessoas também possuem necessidades emocionais. Às vezes, uma conversa amigável, que demonstre interesse na pessoa e em seus sentimentos, é a maior necessidade que devemos atender.  Antes de agir, ouça! Em duas situações, com o cego Bartimeu e o paralítico do tanque de Betesda, Jesus perguntou o que eles desejavam, antes de operar o milagre. À primeira vista, essa questão era desnecessária, pois o que um cego e um paralítico iriam querer mais de Jesus, além da cura? Posso ajudá-lo?

8 TER  Só podemos compreender as necessidades mais profundas do nosso próximo, quando estamos verdadeiramente interessados nele. Quando estamos dispostos a ouvi-lo e damos atenção aos seus sentimentos.  Todo ser humano tem uma necessidade espiritual a ser satisfeita. Podemos auxiliar alguém com remédios, alimentos ou ajuda psicológica, mas não devemos nos esquecer de oferecer-lhe Jesus, o Salvador Ao lidarmos com as pessoas e suas necessidades, podemos ser traídos pelos nossos olhos. Nem sempre a verdadeira necessidade é aquela que está à nossa vista, como aconteceu com Jesus e o paralítico de Cafarnaum (Mc 2:1-12). Todos enxergavam sua necessidade de voltar a andar, enquanto Jesus via algo mais profundo, seu desejo de ser perdoado As necessidades mais profundas

9 QUA  A igreja, ou cada classe da Escola Sabatina, pode realizar um ministério em favor daqueles que são os vizinhos da igreja. Conheça essa comunidade e cuide dessas pessoas.  A preocupação pode também exceder os limites da vizinhança da igreja. Pode ser criado um centro de ajuda comunitária ou outro ministério em um endereço diferente do templo, mas que consiga atender um maior número de pessoas da cidade ou da comunidade.  Uma outra maneira, é a igreja servir um público-alvo em vez de uma região geográfica, através de ministérios específicos para crianças, mulheres, idosos, doentes, etc. A história de Dorcas, registrada em Atos 9:36-41, revela como a igreja torna-se relevante quando atende às necessidades das pessoas. De que maneira sua igreja local pode realizar essa mesma experiência? Dorcas em Jope

10 QUI  Procurar um método de trabalho que esteja baseado nos princípios da Bíblia e do Espírito de Profecia.  Levar em consideração a comunidade que será atendida e suas necessidades. O desejo de Jesus para sua igreja é que ela seja o sal da terra, faça a diferença e seja relevante na sociedade, atraindo as pessoas para o Salvador. Mas isso só é possível através de um trabalho planejado e organizado (Lc 14:25-35). Quais são os pontos principais para sua igreja realizar essa obra? A igreja em ação

11 C C CONCLUSÃO 1.Jesus nos deixou um grande exemplo de como agir com as pessoas, atendendo suas necessidades e preocupações. Precisamos, portanto, estar atentos àqueles que estão ao nosso redor precisando de ajuda, mesmo que sejamos "pegos de surpresa". 2.Cada pessoa tem necessidades específicas e muitas delas só são percebidas quando temos um interesse sincero e ouvimos antes de agir. 3.A igreja tem a missão de ser o sal da terra, levando o amor de Cristo a todas pessoas. Mas ela só irá realizar esse trabalho de modo eficaz se houver planejamento e envolvimento de todos os membros para atender as necessidades físicas, emocionais e espirituais de nosso próximo.

12 + + COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2016 usb.adventistas.org www.maisumdiscipulo.com TEXTO: AUTOR LOCAL PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico marcosgularte@gmail.com Obs.: O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site


Carregar ppt "09 Jesus ministrava às necessidades das pessoas TEXTO CHAVE “Percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google