A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num."— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão Escolar

2 Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Educação básica Educação básica Formação de professores( antigo magistério e cursos normais superiores) Formação de professores( antigo magistério e cursos normais superiores)

3 Políticas educacionais A proposta de inclusão escolar vem produzindo um turbilhão de movimentos, que chegam em forma de Lei, exigindo e forçando sua entrada nas mais diferentes áreas que atravessam a própria sociedade. A proposta de inclusão escolar vem produzindo um turbilhão de movimentos, que chegam em forma de Lei, exigindo e forçando sua entrada nas mais diferentes áreas que atravessam a própria sociedade.

4 Parecer n. 17, do Conselho Nacional de Educação, 2001 O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo, ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos(DMET), firmada em Jomtiem, na Tailândia, em 1990. O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo, ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos(DMET), firmada em Jomtiem, na Tailândia, em 1990. Naconferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: Acesso e Qualidade. Naconferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: Acesso e Qualidade.

5 Princípio da escola inclusiva Crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independente de qualquer dificuldade ou diferença que elas possam ter. Crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independente de qualquer dificuldade ou diferença que elas possam ter. Devem reconhecer e responder às necessidades diversos de seus alunos, incomodando os ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos, através de estratégias de ensino, uso da tecnologia e parceria com a comunidade. Devem reconhecer e responder às necessidades diversos de seus alunos, incomodando os ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos, através de estratégias de ensino, uso da tecnologia e parceria com a comunidade.

6 Programas de Formação Inicial Deverão incutir em todos os professores da educação básica uma orientação positiva sobre a deficiência que permita entender o que se pode conseguir nas escolas com serviços locais de apoio. Deverão incutir em todos os professores da educação básica uma orientação positiva sobre a deficiência que permita entender o que se pode conseguir nas escolas com serviços locais de apoio. Capacidade de avaliar as necessidades especiais, de adaptar o conteúdo do programa de estudos, individualizar procedimentos pedagógicos para atender um maior número de aptidões. Capacidade de avaliar as necessidades especiais, de adaptar o conteúdo do programa de estudos, individualizar procedimentos pedagógicos para atender um maior número de aptidões.

7 “Atenção especial deve ser dispensada à preparação de todos os professores para que exerçam sua autonomia e apliquem suas competências na adaptação nos programas de estudos e da pedagogia, a fim de atender às necessidades dos alunos e para que colaborem com os especialistas e com todo o país.” (p. 37) “Atenção especial deve ser dispensada à preparação de todos os professores para que exerçam sua autonomia e apliquem suas competências na adaptação nos programas de estudos e da pedagogia, a fim de atender às necessidades dos alunos e para que colaborem com os especialistas e com todo o país.” (p. 37)

8 Dispositivos legais e políticos-sociais Possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegurem a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo. Possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegurem a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo.

9 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, 1996. Regulamenta o sistema educacional brasileiro, tratando-se de um direito constitucional a integração de alunos, com necessidades educacionais especiais preferencialmente no sistema regular de ensino. Entretanto, a Lei n. 9.394/962 incorpora princípios de inclusão como sugestão, mas não os convoca como obrigatórios e suscita diferentes interpretações. Regulamenta o sistema educacional brasileiro, tratando-se de um direito constitucional a integração de alunos, com necessidades educacionais especiais preferencialmente no sistema regular de ensino. Entretanto, a Lei n. 9.394/962 incorpora princípios de inclusão como sugestão, mas não os convoca como obrigatórios e suscita diferentes interpretações.

10 “entende-se por educação especial, para o efeito desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.” “entende-se por educação especial, para o efeito desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.” Entretanto o termo “preferencialmente” é abolido no parecer 17/01 e na resolução 2/01do CNE/CEB. Entretanto o termo “preferencialmente” é abolido no parecer 17/01 e na resolução 2/01do CNE/CEB.

11 A educação especial deve ocorrer nas escolas públicas e privadas da rede regular de ensino, com base nos princípios da escola inclusive. Essas escolas, portanto além do acesso a matrícula, devem assegurar as condições para o sucesso escolar de todos os alunos. Extraordinariamente, os serviços de educação especial podem ser oferecidos em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar. A educação especial deve ocorrer nas escolas públicas e privadas da rede regular de ensino, com base nos princípios da escola inclusive. Essas escolas, portanto além do acesso a matrícula, devem assegurar as condições para o sucesso escolar de todos os alunos. Extraordinariamente, os serviços de educação especial podem ser oferecidos em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.

12 “a importante questão da formação do professor, da boa vontade dos pais dos alunos, o engajamento de diferentes profissionais do cotidiano escolar, podem fracassar se não vierem acompanhados de um forte chamado aos gestores dos projetos políticos-pedagógicos”. “a importante questão da formação do professor, da boa vontade dos pais dos alunos, o engajamento de diferentes profissionais do cotidiano escolar, podem fracassar se não vierem acompanhados de um forte chamado aos gestores dos projetos políticos-pedagógicos”.

13 É preciso também implementar também uma política editorial mais ágil na produção de novos materiais, livros, revistas, com relação à temática da educação inclusiva. É preciso também implementar também uma política editorial mais ágil na produção de novos materiais, livros, revistas, com relação à temática da educação inclusiva.

14 Concluindo Não parece que os cursos superiores estejam suficientemente preparados para as mudanças que a educação inclusiva exige, por isso é importante neste momento passar por uma etapa de formação de formadores, pois o poder das políticas públicas encontra no seu limite maior o desejo do sujeito. Se eles não quiserem mudar suas práticas estigmatizadoras, não mudarão. Não parece que os cursos superiores estejam suficientemente preparados para as mudanças que a educação inclusiva exige, por isso é importante neste momento passar por uma etapa de formação de formadores, pois o poder das políticas públicas encontra no seu limite maior o desejo do sujeito. Se eles não quiserem mudar suas práticas estigmatizadoras, não mudarão.


Carregar ppt "Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google