Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarcelo Molinari Azenha Alterado mais de 8 anos atrás
1
Segundo Reinado Brasileiro (1840-1889)
2
Características Gerais: Internamente: Pacificação Política e Parlamentarismo Externamente: Guerra do Paraguai e crises diplomáticas com a Inglaterra Economia: consolidação da cafeicultura Problema da mão-de-obra
3
Política Interna: Pacificação Política + Adoção do Parlamentarismo -A disputa do poder pela elite agrária passa a ser apenas política e não armada. Crescimento da Cafeicultura -O café superou a crise econômica que o país arrastava a anos e garantiu ao governo recursos para impor sua autoridade nacional.
4
O Parlamentarismo do 2° Reinado Organização: 1- Poder Moderador: Imperador 2- Poder Executivo: Gabinete (Conselho de Ministros) -1°ministro=cargo de confiança (nomeado pelo imperador) -Obs: se o gabinete entrasse em choque com a Câmara o imperador resolvia diretamente a situação. 3- Poder Legislativo: Câmara dos Deputados e Senado (o Senado não participava dos votos de confiança no Gabinete)
5
Curiosidade: Com a maioridade de D. Pedro, os liberais que tinham sido os articuladores do projeto assumiram o Primeiro Ministério de D. Pedro II. Liberais e Conservadores, ou como eram mais conhecidos: "luzias" e "saquaremas", tinham uma origem comum, ambos eram originários da facção Liberal Moderada da época da Regência que se dividiu em progressistas e regressistas. Nenhum dos dois aceitava a vontade popular para obter um governo representativo, predominando sempre uma política clientelista de reforço às estruturas do poder. O espírito camaleônico dos membros dos dois partidos deu origem à expressão de Holanda Cavalcanti, político pernambucano: "Nada mais parecido com um saquarema do que um luzia no poder".
6
Ou Seja: Ao contrário do padrão europeu em que o monarca no parlamentarismo tem apenas uma função decorativa, no Brasil ele exercia grandes poderes. Termo: “Parlamentarismo às Avessas !”
8
Por que deu certo? Os grupos políticos rivais (liberais e conservadores) estavam cientes que precisavam da proteção do imperador. O Poder Moderador não se confundia mais com o Executivo (ministros), o que ajudava a evitar o desgaste da figura imperial. “O imperador é um homem acima das lutas políticas”. Disputa política dentro da legalidade: Liberais X Conservadores
9
Política Externa no Segundo Reinado: Instabilidades!
10
Características Gerais: 1- Acomodação aos interesses ingleses Lembrar: Inglaterra era nossa única fonte de empréstimos, fornecedora de produtos importados e uma grande compradora de nossa exportação. 2- Choques políticos e militares na região sul do país (bacia do Prata).
12
Questão Christie (1861-1865) Palavra-Chave: “ Falha Diplomática” com o embaixador inglês William Christie. 1- Desaparecimento da carga do navio inglês naufragado Prince of Wales na costa do RS em 1861. 2- 1862: 3 oficiais britânicos bêbados foram detidos por fazer arruaça no Rio de Janeiro. Como represália o embaixador ordenou o bloqueio do porto do Rio de Janeiro e aprisionou 5 navios mercantes brasileiros.
13
Consequências: Brasil rompe as relações diplomáticas com a Inglaterra. Por conta desse rompimento, os ingleses ficaram com medo de perder o rico mercado brasileiro e a utilização geo- estratégica do nosso território. 1865: Brasil aceita as desculpas inglesas !
15
Conflitos na Região Platina Historicamente foi uma região de disputas entre Portugal e Espanha no período colonial. De certa forma, o Brasil como país independente herdou as antigas ambições portuguesas, assim como a Argentina herdou as epanholas. Os rios da bacia Platina eram muito importantes econômicamente e militarmente, pois por eles escoava quase toda a produção da região.Tendência constante: quando um país da região se fortalecia e buscava controlar a rede fluvial, era preciso enfraquecer e destruir seu vizinho rival !
16
Argentina -Rosas Brasil- D.Pedro II Oribe- Uruguai Argentina apoiava o Partido BLANCO Brasil Apoiava o Partido COLORADO
17
Começo do embate 1850-1864 Disputa do Uruguai entre Brasil e Argentina. Constantes ataques e invasões argentinas e brasileiras por conta desse bipartidarismo uruguaio. No meio dos embates Uruguai cria um pacto de aliança mútua com o Paraguai.
18
Guerra do Paraguai 1864-1870
19
Lembrar: Paraguai era um país com uma indústria em expansão, sem dívidas externas e baixo analfabetismo. Inglaterra: não via com bons olhos o crescimento de uma economia industrial numa região economicamente estratégica, o que seria um “mau exemplo para os vizinhos”. Podemos dizer que o interesse inglês apoiara os argentinos e brasileiros no conflito. Consequências da Guerra: total derrota paraguaia ! - perca de 150 km² para a Argentina; indústria destruída; 75 % da população foi morta, dessas 85% eram homens.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.