A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. INTRODUÇÃO Até meados do século 20 as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. INTRODUÇÃO Até meados do século 20 as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante."— Transcrição da apresentação:

1 HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

2 INTRODUÇÃO Até meados do século 20 as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante a produtividade, mesmo que tal implicasse riscos de doença ou mesmo a morte dos trabalhadores.

3 Para isto contribuíam 2 factores:  1 mentalidade em que o valor da vida humana era desprezível;  Total ausência, por parte dos estados, de leis que protegessem o trabalhador

4 A partir da década de 50/60, surgem as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em atividades adequadas às suas capacidades. A Higiene, a Segurança e a Saúde estão relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um bom nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma empresa.

5 DEFINIÇÕES  Segundo a O.M.S. saúde consiste “num estado de bem- estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade”.

6 Acidentes de trabalho É considerado acidente de trabalho aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte a morte e redução da capacidade de trabalho.

7 No entanto, a expressão “acidente de trabalho” não se refere apenas a ocorrências no local de trabalho, mas também no exercício de funções diretamente associadas ao exercício da atividade profissional Dos acidentes de trabalho podem resultar diferentes tipos de incapacidade: Incapacidade temporária absoluta – perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às atividades normais;

8 Incapacidade permanente parcial – diminuição para toda a vida, de parte da capacidade total para o trabalho. Ex: quando há perda de um dedo ou de uma vista Incapacidade permanente absoluta – invalidez incurável para o trabalho.

9 Sempre que dos acidentes de trabalho decorra incapacidade para o trabalho, podemos classificar essa incapacidade como doença profissional ou doença relacionada com o trabalho. Doença profissional ou relacionada com o trabalho Em muitas profissões, a atividade exercida é determinante para o surgimento de uma dada doença.

10 Exemplos ATIVIDADE PROFISSIONALDOENÇA PROFISSIONAL SoldadorPolinevrites CanteiroFibrose pulmonar CimenteiroDermatose TorneiroEpicondilite EnfermeiroHepatite B MineiroSilicose Empregado fabrilTendinite BombeiroAsma MetalomecânicoSurdez profissional

11 Segundo os dados da Inspeção-Geral do Trabalho (IGT), e para o ano de 2007, a lista de setores de atividade com mortes por acidentes de trabalho apresenta em: 1º lugar Construção Civil 2º lugar Industria transformadora 3º lugar Comércio e serviços 4º lugar Agricultura 5º lugar Transportes e armazenagem


Carregar ppt "HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. INTRODUÇÃO Até meados do século 20 as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google