A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gênero e Opressão Juliana Lira Sampaio Coletiva Feminista Maria Bonita / RJ Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gênero e Opressão Juliana Lira Sampaio Coletiva Feminista Maria Bonita / RJ Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Gênero e Opressão Juliana Lira Sampaio Coletiva Feminista Maria Bonita / RJ Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação

2 “Há esta anedota: uma mulher Negra diz que ela é uma mulher Negra, uma mulher branca diz que ela é uma mulher, um homem branco diz que é uma pessoa. Branquitude, como outras identidades no poder, permanecem sem nome. É um centro ausente, uma identidade que se coloca no centro de tudo, mas tal centralidade não é reconhecida como relevante, porque é apresentada como sinônimo de humano. Em geral, pessoas brancas não se veem como brancas, mas sim como pessoas. A branquitude é sentida como a condição humana. No entanto, é justamente esta equação que assegura que a branquitude continue sendo uma identidade que marca outras, permanecendo não marcada. E acreditem em mim, não existe uma posição mais privilegiada do que ser apenas a norma e a normalidade.” GRADA KILOMBA

3 A política do reconhecimento “A tese é de que nossa identidade é moldada em parte pelo reconhecimento ou por sua ausência, frequentemente pelo reconhecimento errôneo por parte dos outros, de modo que uma pessoa ou um grupo de pessoas pode sofrer reais danos, uma real distorção, se as pessoas ou sociedades ao redor deles lhes devolverem um quadro de si mesmas redutor, desmerecedor ou desprezível. O não- reconhecimento ou o reconhecimento errôneo podem causar danos, podem ser uma forma de opressão, aprisionando alguém numa modalidade de ser falsa, distorcida, redutora”. Charles Taylor.

4 Feminismo Interseccional

5 “Não existe hierarquia da opressão”

6 Machismo Estrutural e Sistêmico/ Poder e privilégio Estrutural: independe das vontades individuais, constitui o modo pelo qual os indivíduos são socializados Sistêmico: ocorre em conjunto, afeta todo organismo #manterrupting: quando uma mulher não consegue concluir sua frase porque é constantemente interrompida pelos homens ao redor. #bropriating: Quando, em uma reunião, um homem se apropria da ideia de uma mulher e leva o crédito por ela. #mansplaining: É quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a você, como se não fosse capaz de compreender, afinal você é uma mulher. #gaslighting: violência emocional por meio de manipulação psicológica, que leva a mulher e todos ao seu redor acharem que ela enlouqueceu ou que é incapaz.

7


Carregar ppt "Gênero e Opressão Juliana Lira Sampaio Coletiva Feminista Maria Bonita / RJ Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google