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Escrita e Apresentação Charles Juca Busarello. Roteiro Princípios Básicos Regras Básicas Cheklist Elementos do Projeto Referências.

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1 Escrita e Apresentação Charles Juca Busarello

2 Roteiro Princípios Básicos Regras Básicas Cheklist Elementos do Projeto Referências

3 Princípios Básicos  A comunicação entre o pesquisador e o leitor, é uma característica que deve ser observada. Pois o autor quer que o leitor seja favorecido, tendo compreensão do texto de seu trabalho.  Alguns princípios devem ser seguidos, como: 1. Clareza no Texto 2. Objetividade 3. Precisão na linguagem 4. Regras de utilização da Lingua

4 Princípios Básicos  Clareza no Texto: Frases bem construídas no texto Deve ter uma sequência lógica das idéias Argumentação consistente

5 Princípios Básicos  Objetividade  O texto deve se prender ao TEMA proposto  Evite fugir do tema, ou inserir ideias que não acrescentam conteúdo ao texto

6 Princípios Básicos  Precisão na linguagem  Deve-se garantir o entendimento do texto  Ter clareza de quando o uso ou não de uma expressão, um gráfico, uma imagem ou até um anexo, é ADQUADO para esclarecer o conteúdo

7 Princípios Básicos  Regras de utilização da Língua  Ter cuidado com as regras gramaticais  Passar seu trabalho por revisão gramatical

8 Regras Básicos  Organize um roteiro com as ideias e a ordem em que elas serão apresentadas.  Escreva sempre frases curtas e simples.  Os parágrafos devem interligar-se de forma lógica. Valenti (2008, grifos do autor)

9 Regras Básicos  Corte todas as palavras inúteis ou que acrescentam pouco ao conteúdo.  Evite as partículas de subordinação, tais como “que”, “embora”, “onde”, “quando”. Estas alongam as frases de forma confusa e cansativa.  Use apenas os adjetivos e advérbios extremamente necessários.  Só use palavras precisas e específicas. Valenti (2008, grifos do autor)

10 Regras Básicos  Evite repetições. Procure não usar verbos, substantivos, aumentativos, diminutivos e superlativos mais de uma vez num mesmo parágrafo.  Evite ecos (ex. “...avaliação da produção...”) e cacófatos (ex. “...uma por cada tratamento...” soa como “...uma porcada...”).  Prefira as frases afirmativas.  Frases escritas em voz passiva são muito usadas em ciência, mas devem ser evitadas. Valenti (2008, grifos do autor)

11 Regras Básicos  Um parágrafo é uma unidade de pensamento. Sua primeira frase deve ser curta, enfática e, preferencialmente, conter a informação principal. As demais devem corroborar o conteúdo apresentado na primeira. A última frase deve servir de ligação com o parágrafo seguinte.  Um parágrafo só ficará bom após cinco leituras e correções: 1. na primeira, cheque se está tudo em ordem; 2. na segunda, procure repetições, ecos, cacófatos, orações intercaladas e partículas de subordinação; elimine-os sempre que possível; 3. na terceira, corte sem dó todas as palavras desnecessárias; elimine todos os adjetivos e advérbios que puder; 4. na quarta, procure erros de grafia, digitação e erros gramaticais, tais como de regência e de concordância; 5. na quinta, cheque se as informações estão corretas e se realmente está escrito o que você entende quando lê. Valenti (2008, grifos do autor)

12 Elementos do Projeto  Pré-Textuais, Textuais e Pós-Textuais  Pré-Textuais: São textos que precedem, ou são anteriores ao Texto Principal, obrigatórios, opcionais e condicionados à necessidade.  Obrigatórios - Capa, Folha de rosto, Folha de aprovação, Resumo, Abstract e Sumário.  Opcionais - Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe.  Necessidade - Listas de ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e Siglas e Listas de símbolos.  Textuais: Apresentam o conteúdo do Projeto, neles estão.  Introdução  Desenvolvimento  Conclusão  Pós-Textuais: São todos os itens incluídos após os Textuais, elementos obrigatórios e opcionais.  Obrigatórios – Referências  Opcionais – Apêndices, Anexos, Bibliografia, Glossário e Índice

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14 Elementos do Projeto  Pré-Textuais  Capa:  Nome ou Logo da Instituição;  Nome do Aluno;  Título do Trabalho;  Trabalho final....  Local do Curso;  Ano final do Curso.

15 Elementos do Projeto  Pré-Textuais  Resumo: É uma apresentação dos pontos relevantes de um texto, devendo fornecer visão clara e rápida do conteúdo. Também devem conter as palavras chaves do seu resumo.

16 Elementos do Projeto  Pré-Textuais  Sumário: É a enumeração das partes de seu texto, com indicações das respecti- vas páginas. Elemento obrigatório e o último do Projeto de pesquisa.

17 Elementos do Projeto  Pré-Textuais  Listas de ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e Siglas e Listas de símbolos.

18 Elementos do Projeto  Textuais  Introdução: Apresentar o Tema, familiarizar o leitor com o conteúdo proposto, descrever sua trajetória.  Objetivos Geral e Específicos:  Geral – é o que se pretende alcançar ao final de sua pesquisa.  Específica – aspectos parciais que devem ser atingidos para chegar ao resultado final. Usando verbos no infinitivo.

19 Elementos do Projeto  Textuais  Desenvolvimento: É fazer uma pesquisa sobre o assunto abordado, devendo envolver o objeto problema ser estudado. Deve-se delimitar o campo de estudo.  Resultados Obtidos: São os resultados alcançados com sua pesquisa e com seus testes.  Conclusão: Deve conter os resultados obtidos durante sua pesquisa, trazendo os resultados em formas de gráficos, tabelas entre outros.

20 Elementos do Projeto  Pós-Textuais Todos os itens que são incluídos após os elementos textuais. Apêndices e anexos: Apêndices e anexos são materiais complementares ao texto que só devem ser incluídos quando forem imprescindíveis à compreensão deste. Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc. Bibliografia: é um termo generalizado para designar a listagem das fontes de consulta utilizadas na pesquisa de determinado tema para elaboração de um trabalho escrito. Glossário: Glossário é um dicionário com diversos termos desconhecidos, como palavras técnicas. O glossário é uma lista, geralmente em ordem alfabética, que dá o significado das palavras.

21 Referências É a listagem dos documentos citados no texto, que permite sua identificação individual. Referências de Livros 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. 2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, 2012. Referências de Sites 1. Portal Educação, Google Analytics. Disponível em: Acesso em 3 de julho de 2103. 2. Portal Educação, Excel – Para que serve e como usar? Disponível em: Acesso em 3 de julho de 2013

22 ChekList  Verificar itens no seu trabalho conforme recomenda Abrahamsohn (2004).  Alguns são: 1. Digitação e Formatação do texto. 2. Sequência dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais estão na ordem correta. 3. Se Figuras e tabelas citadas estão listadas. 4. Numeração, Fontes e Legendas foram inseridas. 5. Revisar todas as referências usadas no seu trabalho.

23 Referências desta Apresentação  COMO FAZER REFERÊNCIAS: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos  http://bu.ufsc.br/framerefer.html http://bu.ufsc.br/framerefer.html  Normas da ABNT Citações e Referências Bibliográficas http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#4.1.1 http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#4.1.1  Referências  http://pt.slideshare.net/LuizAlberto9/apresentao-referncias-bibliogrficas http://pt.slideshare.net/LuizAlberto9/apresentao-referncias-bibliogrficas  Referências bibliográficas tiradas na Internet: Como colocar no trabalho?  http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48764/referencias- bibliograficas-tiradas-na-internet-como-colocar-no-trabalho#ixzz3bYaVATAl http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48764/referencias- bibliograficas-tiradas-na-internet-como-colocar-no-trabalho#ixzz3bYaVATAl


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