A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira."— Transcrição da apresentação:

1 Cilindro

2 Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto roliço, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.superfície de revolução O cilindro é também definido através de uma superfície quadrática, cuja função geradora é:quadrática

3 Para o cilindro circular, os valores de a e b, na equação acima, são iguais. Há também a possibilidade do cilindro circular ser chamado de cilindro equilátero. Tal denominação ocorre quando a sua altura, também chamada de geratriz, equivale ao diâmetro da base. Cilindro

4 Se o cilindro tem um raio r e uma altura h, o volume é área da base é área lateral é e a área total é: AT=2AB+ AL

5 Cilindro circular reto

6 Considere dois planos, α e β, paralelos, um circulo de centro O e raio contido num deles, e uma reta r concorrente com os dois.

7 Chamamos cilindro o sólido determinado pela reunião de todos os segmentos paralelos a r, com extremidades no circulo e no outro plano.

8 Qualquer segmento paralelo a r, com extremidades nas duas circunferências, é chamado geratriz do cilindro, e o segmento com extremidades nos centros O e O’ dos círculos é denominado eixo do cilindro. A distância entre os planos α e β é a altura h do cilindro.

9 Classificação Um cilindro é classificado segundo o ângulo formado pela geratriz com os planos das bases: - Reto: geratriz perpendicular às bases e igual à altura; - Oblíquo: todo cilindro que não é reto. O cilindro reto é também chamado cilindro de revolução, pois pode ser obtido pela rotação de um retângulo em torno de um de seus lados.

10 Secção meridiana do cilindro Chamamos secção meridiana de um cilindro, a interseção do cilindro com um plano que contém seu eixo. Quando a altura de um cilindro reto é igual a 2R, a secção meridiana é um quadradode lado 2R e esse cilindro é denominado cilindro eqüilátero.

11 Cilindros

12 Nomes; Rosangela Natalia e Junior


Carregar ppt "Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google