A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina http://paginapessoal.utfpr.edu.br/goya C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6) http://efisica.if.usp.br/livros EM, dinâmica Obs: Esses slides são apenas um resumo, é aconselhável ler os textos completos é aconselhável ler os textos completos nos livros

2 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Formulas utilizadas no EM Cinemática: Dinâmica:

3 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina 1 a LEI DE NEWTON: Um ponto material isolado (ausência de forças) está em repouso ou em MU. 2 a LEI DE NEWTON: A resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida. Leis fundamentais da mecânica

4 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO (3 a LEI DE NEWTON) Sempre que um corpo B exerce uma força sobre um corpo A, este reage exercendo em B uma outra força, de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário. As chamadas forças de ação e de reação não se equilibram, pois estão aplicadas em corpos diferentes. No caso b estão aplicados no mesmo corpo, logo não forma um par de forças da 3ª lei.

5 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Resumo do cap 5

6 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Atrito estático: Atrito de deslizamento: FORÇAS DE ATRITO Atrito é a resistência que os corpos em contato oferecem ao movimento ( mundo microscópico: soldagem a frio)

7 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Força de Arrasto e Velocidade terminal

8 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Revisão do EM: MCU utilizado no cap 6 do Halliday Aceleração tangencial: módulo igual ao da aceleração escalar e direção tangente à trajetória. Aceleração Centrípeta: direção perpendicular à velocidade vetorial e módulo dada pela expressão: Demonstração: fazer fig.

9 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina FORÇAS EM MCU Força centrípeta: Força tangencial: Resumo dos movimentos estudados

10 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina


Carregar ppt "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google