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SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE COMERCIAL DE CARGA DO LITORAL PAULISTA SINDISAN Proposta para Aumento de Eficiência Logística: DEPOTS – 24 HORAS.

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1 SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE COMERCIAL DE CARGA DO LITORAL PAULISTA SINDISAN Proposta para Aumento de Eficiência Logística: DEPOTS – 24 HORAS

2 OBJETIVOS Discutir de forma sistêmica o ciclo operacional do container vazio Avaliar suas conseqüências quando estiver em conflito com uma solução logística eficiente Propor uma solução de otimização logística inserindo o container vazio dentro do sistema logístico do porto

3 Terminais operando em média de 6 a 7 horas /dia, carga horária menor que horários administrativos; Desencontro com as operações de 24 horas adotadas pelos terminais portuários e retro portuário e por clientes; Necessidade de mais veículos para realização do ciclo de transporte; Aumento da quantidade de veículos junto ao Sistema Viário Local; Improdutividade no ciclo retirada / entrega containeres vazios. MODELO ATUAL

4 Necessidade de áreas para transbordo de containeres em pátios de transportadoras (DEPOTS); Perda de área Produtiva para armazenagem, para estoque imediato de VAZIOS; Estruturas operacionais de DEPOTS em transportadoras, significa aumento de custo administrativo / operacional; Responsabilidade assumida junto aos clientes, por serviço de DEPOTS; Transferência de responsabilidade dos DEPOTS para os transportadores MODELO ATUAL

5 PORTO DE SANTOS Aumento de movimentos dentro dos terminais das transportadoras, gerando reflexo ao Sistema Viário local; Aumento de controles por parte das transportadoras (FIFO de VAZIOS); No mês de Out/2010 foram movimentados a 180.000 containers e 275.000 TEUS (recorde) no Porto de Santos. A média mensal de 2009 foi de 123.00 unidades (46%) Este valor representa 6.000 containers / dia

6 PORTO DE SANTOS Se apenas uma pequena parcela destes containers fossem transportados via rodovia, a quantidade de viagens adicionais (vira) gerada pelo horário restrito de operação dos depots gera um enorme impacto na malha viária da cidade

7 PORTO DE SANTOS

8

9 Terminais de Vazios - 40 horas semanais Terminais de Cheios 24 x 7 Transportadores 24 x 7 Indústrias 24 x 7 EFEITO FUNIL Sistema COMEX 168 horas semanais

10 PRODUTIVIDADE

11 alta produtividade Exigência do armador de alta produtividade no terminais portuários (Relação direta com a produtividade / tempo parado do navio)  6 horas para descarga de navio  Operação 24 horas  Terminais realizam investimentos vultuosos em equipamentos produtivos para atendimento ao armador  Aceita pagar tarifas altas para garantir produtividade CONFLITO (1)

12 O armador não colabora com a implantação da extensão de horário no terminal de vazio (Relação direta com o tempo e a produtividade de todo o ciclo de importação / exportação fora dos terminais )  Operação em média 6 a 7 horas por dia  Aumento do tempo de ciclo do container vazio (para dois dias) CONFLITO (2)

13 Impacto direto na produtividade das frotas das transportadoras Ineficiência do ciclo logístico do comércio exterior Impactos nas vias públicas, gerando congestionamentos Impacto no processo urbano (veículos, poluição ambiental e sonora) Impacto ambiental IMPACTOS

14 Crescimento projetado 2011: PIB 4,50%;Produção Industrial 4,41% Aumento de 9% na movimentação de containers (novo recorde) GARGALO LOGÍSTICO

15 AUMENTO DE PRODUTIVIDADE IMPORTADORES: Muitos implantaram recebimento 24 horas TERMINAIS DE CHEIO: Operação 24 x 7 TRANSPORTADORES: Operação 24 x 7 POSIÇÃO ESTÁTICA TERMINAIS DE VAZIOS: Permanência do modelo atual, ou seja, nenhuma ação para aumento de produtividade AÇÕES

16 CONSTATAÇÃO O modelo de funcionamento (horários) atualmente pelos DEPOTS está em desacordo aos modelos de produtividade dos agentes do comércio exterior.

17 CICLO ATUAL

18 Terminais de Vazios operando 24 por dia para acompanhar o ciclo logístico dos transportadores, terminais portuários,retro portuários e clientes; Antecipação do local de devolução, independente das questões operacionais dos Depots; PROPOSTAS

19 Recebimento imediato das unidades destinadas aos Depots, independente de avarias, limpeza com investigação de causa feito posteriormente; Exigência de padronização dos modelos dos Depots para recebimento e entrega de Containeres; Sistema informatizado integrado Emissão e entrega de um intercâmbio ao transportador semelhante ao processo de exportação PROPOSTAS

20 CICLO PROPOSTO

21 Retirada de vazios em um lugar e retirada de lacre em outro; Exigência de inspeção do container antes da retirada do mesmo pelo transportador; Consulta anteriormente junto ao terminal para retirada de vazios OUTROS ASPECTOS

22 Órgãos ligados ao clientes e comércio exterior Foco nos impactos negativos da cadeia, aumento de custos, improdutividade do sistema SINDISAN Impactos negativos para os transportadores Estado Foco nos impactos negativos no âmbito urbano e no meio- ambiente e perda de produtividade ENTIDADES ENVOLVIDAS

23 OBRIGADO! SINDISAN


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