A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território."— Transcrição da apresentação:

1 Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território africano é composto por planaltos e esses são bastante planos, em razão do constante processo de erosão desenvolvido ao longo de milhares de anos. As áreas de relevo mais elevadas ou conjunto de montanhas, se encontram no continente nas partes periféricas do território, dessas se destacam a Cadeia do Atlas, Cadeia do Cabo, Maciço da África Centro-Oriental, Maciço da África Centro-Ocidental. No interior do território africano existem diversos rios, cataratas e lagos, quanto ao último os mais importantes e conhecidos são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana, Alberto, todos os lagos citados tem sua origem nas depressões do Maciço da África Centro-Oriental.

2

3 Relevo Na região oeste até o centro do país encontra-se um vasto planalto com duas importantes cadeias de montanhas. O Karoo que é uma região semi- desértica e a Cordilheira do Drakensberg localiza- se paralelamente a costa oriental.

4

5 O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes:os agentes internos e externos. * endógenos: vulcanismo e tectonismo; * exógenos: intemperismo e a antropicidade (o fator humano). Simplificando, o relevo é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas, e é resultado da ação de forças endógenas, ou exógenas. Encontramos diversas formas de relevo: planaltos, planícies, cordilheiras, montanhas, morros, serras, chapadas, depressões, vales, escarpas, abismos, icebergs, vulcões, etc. RELEVO TERRESTRE

6

7 Origem do continenti africano  Origem do nome do continente africano - África: Deriva de avringa ou afri, tribo berbere que na Antiguidade habitava o norte do continente. Começa a ser usado pelos romanos a partir da conquista de Cartago para designar províncias a noroeste do Mediterrâneo africano (atuais Tunísia e Argélia). No século XVI, com o avanço dos europeus para o sul, o nome generaliza-se para todo o continente.

8

9  Escola Estadual Senador Filinto Müller  Nomes: Fernando e ron@ldo!!!!ron@ldo  Professora : Mires  7º ano A


Carregar ppt "Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google