A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para Planificação da Agenda de Ações Multiplicadoras 1º sem de 2006 O diagnóstico Análise da realidade Para realizar qualquer ação necessitamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para Planificação da Agenda de Ações Multiplicadoras 1º sem de 2006 O diagnóstico Análise da realidade Para realizar qualquer ação necessitamos."— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para Planificação da Agenda de Ações Multiplicadoras 1º sem de 2006 O diagnóstico Análise da realidade Para realizar qualquer ação necessitamos conhecer a realidade que queremos modificar. O processo pelo qual passamos a conhecer esta realidade denominamos de diagnóstico. Para fazer-se um diagnóstico necessitamos responder a certas perguntas: 1.Quais são nossos problemas e necessidades relativos à capacitação política? 2.Quais são as causas? 3.Quais são seus efeitos? 4.Quantos municípios ou movimentos queremos atingir? 5.Que problemas e que necessidades podemos resolver e quais não temos condições? 6.Que recursos e capacidades temos para enfrentá-los? Será a partir dessa análise que iremos fundamentar a justificativa de nossa Agenda de Ações Multiplicadoras e definir nossos objetivos.

2 O Planejamento Onde queremos chegar? A definição de nossos objetivos geral e específicos. É fundamental que definamos claramente que resultado pretendemos obter. Não é conveniente propor-se objetivos muito ambiciosos ou inalcançáveis. Deve-se propor um objetivo geral que sejam possíveis de alcançar. Uma possibilidade é atingirmos inicialmente os municípios com o maior PIB dos estados e os diretórios e movimentos mais organizados do partido com a capacitação de cerca de 100 monitores. O que vamos fazer? As ações multiplicadoras que devemos realizar Para cumprir os objetivos será necessário pensar nas atividades e tarefas que necessitamos realizar. É importante optar por aquelas tarefas e ações que podemos efetivamente assumir. Uma possibilidade é a realização de, no mínimo, duas atividades de capacitação que utilizem o Caderno de Iniciação a Filosofia Política e o de Formação de Núcleos de base.

3 O Planejamento O que necessitamos para realizar nossa agenda de ações multiplicadoras? Os recursos Os recursos podem ser humanos ou materiais. Trata-se de responder as seguintes perguntas: Com que recursos contamos? Aqui se trata de que avaliemos com que recursos próprios contamos, ou seja, com o que podemos contar para a realização das tarefas e atividades: mão de obra, local, recursos materiais, financeiros etc Que recursos externos necessitamos? Para levar a cabo um projeto, os recursos próprios podem ser insuficientes e podemos necessitar de apoio externo. Por isso definimos neste momento quais recursos externos serão necessários conseguir. Por exemplo: material didático, assessoria pedagógica, conferencistas etc. Como os conseguiremos? Realizamos um levantamento e definimos as instancias partidárias que poderiam proporcionar os recursos que nos faltam apresentando um plano ou projeto. Como vamos realizar nossa agenda de ações multiplicadoras? O funcionamento Para conseguir eficiência na execução de nosso plano de capacitação, será preciso que distribuamos as tarefas a realizar entre os monitores e os membros da direção estadual do partido indicados para essa tarefa. Para isto se sugere formar grupos pequenos ou comissões de trabalho. Atingir as metas estabelecidas dependerá, em grande parte, de um bom trabalho em equipe.

4 O Planejamento Quando será realizada nossa agenda de ações multiplicadoras e quem serão os responsáveis ? Cronograma de Atividades e responsáveis Uma vez definidas as tarefas e as comissões encarregadas de realizá-las, é conveniente definir responsáveis pelas tarefas ou atividades, e fixar também os prazos para o cumprimento das mesmas. (Quadro ) O prazo final para realização das oficinas de capacitação é o mês de junho. O que fazer?Como fazer?Quando?Onde?Quem? açõesexecuçãodata ou períodolocalresponsáveis

5 Execução e Avaliação Execução Nesta etapa realizamos as atividades e tarefas programadas na etapa anterior. É o momento de verificar que se realizem as ações programadas, que se cumpram os prazos que foram estabelecidos, que os responsáveis cumpram com suas tarefas, etc. Avaliação Avaliar significa revisar as tarefas realizadas, avaliando se os objetivos propostos foram cumpridos, se houveram resultados positivos ou negativos, analisando os êxitos e as dificuldades que encontramos. Para realizar a avaliação de um programa ou plano, pode ser útil respondermos as seguintes perguntas: 1.foram suficientes os recursos propostos? 2.como funcionaram as equipes? 3.o que fizemos? (lista de atividades realizadas) 4.que objetivos foram atingidos? 5.quais foram os principais problemas? 6.quais foram de nossa responsabilidade? 7.quais não dependiam de nós? 8.que objetivos não foram cumpridos ou se cumpriram apenas em parte?

6 Avaliação A avaliação é indispensável em qualquer processo de planificação e execução de programas ou ações, pois nos permite aprender com o que estamos realizando e crescer com nossos acertos e erros. Avaliar nos permite corrigir o rumo e planificar o trabalho que segue para cumprir com as metas que nos propusemos. Apesar de a avaliação ser necessariamente feita ao finalizarmos um programa, também é conveniente que avaliemos passo a passo o avanço de um projeto. Para isto, é bom responder-se a algumas perguntas: 1.como estão sendo encaminhadas as tarefas? 2.vamos caminhando para atingir os objetivos propostos? 3.o que é necessário modificar? Esta avaliação permanente de nossas ações nos permite ir readequando as atividades as exigências que vão surgindo na implementação do plano. A Avaliação, como qualquer outra atividade educativa, requer certa estrutura, certa seqüência lógica, que permita realizar esta tarefa sem maiores tropeços.


Carregar ppt "Orientações para Planificação da Agenda de Ações Multiplicadoras 1º sem de 2006 O diagnóstico Análise da realidade Para realizar qualquer ação necessitamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google