A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trecho de uma palestra proferida por Divaldo Pereira Franco ( Ággelos )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trecho de uma palestra proferida por Divaldo Pereira Franco ( Ággelos )"— Transcrição da apresentação:

1

2 Trecho de uma palestra proferida por Divaldo Pereira Franco ( Ággelos )

3 “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

4 E por que reparas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

5 Ou como dirás a teu irmão: deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu?

6 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás de tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Jesus - (Mateus, 7:1-5.)

7 Uma das maiores insensatezes do homem é a que consiste em ver o mal em outras pessoas, antes de ver o mal que traz em si mesmo.

8 Além disso, costuma-se julgar os outros com muito mais severidade do que julgar-se-ia a si, ou condenar no próximo o que em si absolveria.

9 Em geral, tendemos à crítica e ao julgamento dos demais. Comentar o mal de terceiros parece inchar o “ego” de quem critica, como a pensar: eu não tenho essa fraqueza, porque sou mais forte.

10 Mas, geralmente, a fraqueza que vemos nos outros existe apenas em nossa imaginação viciada.

11 Na verdade, quantos de nós, ao olhar para para o íntimo de outra criatura, podem ver todos os motivos que a levaram a agir de determinado modo?

12 Ocorre que temos avidez para julgar e atribuir intenções (más intenções ), numa total falta de indulgência com o semelhante.

13 Quando insistimos nos erros alheios devolvemos os mesmos erros em nós, porque a mente acumula tanto as boas como as más impressões.

14 Se criticamos os outros por causa de alguma falta, e insistimos na crítica, aquelas impressões e tendências que se acham adormecidas na nossa mente liberam-se e passam a atuar.

15 Se ao contrário, nos acostumamos a ver o bem nos outros, nossas próprias boas tendências liberam-se, fortalecem-se.

16 Portanto, por amor a si e aos outros, convém não façamos críticas, nem julgamentos; que não alimentemos boatos, nem nos entreguemos a bisbilhotices.

17 Uma grande e santa mulher de Bengala ensinou: “Se desejas a paz mental, não busques as fraquezas alheias;

18 aprende a tomar o teu mundo inteiro, ninguém é estrangeiro, todo este mundo é teu”

19 Na Índia há também o ditado: “A mosca pousa tanto na imundície quanto no mel, mas a abelha busca apenas o mel e foge da imundície.”

20 Sigamos o exemplo da abelha. Aprendamos a ver o bem em todos, a ter amor e compaixão por todos.

21 Texto de Ággelos ( Coluna Visão Espírita do Diário Regional – JF, 26/09/96 ) Imagens: Internet Música: Ernesto Cortazar -As no One Else Formatação: Ângela Santos aggelos.santos3@gmail.com http://mensagensespiritas.webnode.com/ Todos os direitos reservados


Carregar ppt "Trecho de uma palestra proferida por Divaldo Pereira Franco ( Ággelos )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google