A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. André Luciano de Carvalho - 2008 FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Unidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. André Luciano de Carvalho - 2008 FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Unidade."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. André Luciano de Carvalho - 2008 andreluciano2001@yahoo.com.br FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Unidade VII – O Projeto de Pesquisa

2 2 Pode-se definir o projeto de pesquisa como um documento formal que apresenta ações planejadas, as quais serão realizadas no processo de pesquisa. Assim, o projeto de pesquisa consiste em um roteiro geral, anterior à pesquisa, isto é, uma primeira etapa essencial para a realização da pesquisa. PROJETO DE PESQUISA

3 3 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Normalmente existem modelos predeterminados para a formatação de projetos de pesquisa que variam de acordo com os órgãos de financiamento de pesquisa e desenvolvimento, empresas privadas, centros de pesquisa, ou instituições de ensino. O pesquisador deve verificar a existência destes modelos junto às entidades.

4 4 ElementosQuantidade de folhas Capa1 folha Folha de rosto1 folha Sumário1 folha Introdução1 a 2 folhas Objetivos1 folha Hipóteses1 folha Justificativa1 a 2 folhas Referencial teórico2 a 4 folhas Procedimentos metodológicos1 a 2 folhas Cronograma1 folha Orçamento1 a 2 folhas Referências1 a 3 folhas ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

5 5 O problema de pesquisa consiste em dizer, de maneira clara, objetiva, compreensível e operacional, qual a dificuldade que se pretende resolver, para qual questão não resolvida se pretende buscar uma solução. Segundo Lakatos e Marconi (1991, p. 126), enquanto o tema de uma pesquisa é um enunciado mais abrangente, a formulação do problema deve ser mais específica, indicando exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver. Esta etapa de escolha e definição do problema – talvez a mais trabalhosa do projeto de pesquisa – exige do pesquisador muita leitura, reflexão e curiosidade. PROBLEMA

6 6INTRODUÇÃO Na introdução apresenta-se o tema delimitado, a problematização, especificamente o problema e discute-se o assunto de maneira sintética. Também caracteriza-se o local (bairro, município, estado, região ou outro) onde será realizada a pesquisa. É importante ressaltar que a introdução é, principalmente, uma exposição sucinta do problema e não deve se prolongar em explicações, já que os resultados para a solução do problema serão obtidos com a execução da pesquisa.

7 7OBJETIVOS Nos objetivos, o pesquisador deve deixar claro aquilo que se pretende alcançar com sua pesquisa. Os objetivos dividem-se em: geral, que corresponde ao que o pesquisador pretende com a pesquisa e está relacionado ao problema; específicos, que definem etapas a serem cumpridas para alcançar o objetivo geral.

8 8HIPÓTESES A hipótese é uma proposta de solução para o problema de pesquisa. É uma proposição formulada a partir das relações entre duas ou mais variáveis. Para formular hipóteses, é necessário embasamento teórico suficiente para buscar respostas ao problema levantado. Na execução da pesquisa, determinar-se-à a validade da hipótese, que pode ser confirmada ou negada.

9 9JUSTIFICATIVA Nessa parte do projeto, são apresentadas as razões que levaram o pesquisador à escolha do tema a ser pesquisado, que podem ser de ordem teórica e prática. A justificativa é elemento de suma importância, pois contribui para a aceitação da pesquisa por entidade financiadora.

10 10 REFERENCIAL TEÓRICO Deve ser feita uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto. A problemática da pesquisa, ou seja, o referencial teórico, consiste em uma revisão de literatura em que se busca explicitar os pressupostos teóricos e esclarecer idéias e conceitos sobre a problemática que será pesquisada.

11 11 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Os procedimentos metodológicos estão relacionados com o delinear, o modo como se procederá à pesquisa. O pesquisador deve apresentar o conjunto de procedimentos metodológicos (métodos, técnicas, materiais, etapas, etc.) que será utilizado para a realização da pesquisa.

12 12CRONOGRAMA O cronograma tem a função de apresentar ao cliente todas as atividades que deverão ser executadas pelo pesquisador ou pela equipe de pesquisa, bem como estabelecer os prazos aproximados de cada uma das atividades a ser desenvolvida. No cronograma, devem constar as atividades e o tempo de duração de cada uma. O pesquisador poderá apresentá-las por etapas ou fases, especificando as datas, semanas, meses ou anos (geralmente por meses).

13 13ORÇAMENTO O orçamento refere-se ao levantamento dos custos da pesquisa. Nesse caso, deve-se relacionar os recursos humanos e materiais que serão necessários à execução da pesquisa.

14 14REFERÊNCIAS Deve-se relacionar as fontes consultadas e referenciadas no projeto de pesquisa Os registros devem obedecer às normas NBR 6023 da ABNT e ser organizados por sobrenome e em ordem alfabética.

15 15 EXECUÇÃO DA PESQUISA Depois de realizado o planejamento da pesquisa e ter- se cumprido as fases da mesma, inicia-se a aplicação dos instrumentos selecionados e das técnicas escolhidas: a) Coleta de dados b) Elaboração dos dados c) Análise e interpretação dos dados d) Representação dos dados e) Conclusões

16 16 COLETA DE DADOS A coleta de dados é realizada pelas técnicas de pesquisa, cujo(s) tipo(s) depende do objeto do trabalho. É uma tarefa que demanda tempo, paciência, esforço pessoal, disciplina quanto ao tempo e local, treinamento, critério e atenção no registro da informação. Deve ser realizada baseada no cronograma de execução do projeto. Os instrumentos de coleta de dados, como os equipamentos, os formulários e outros acessórios devem ser providenciados com antecedência.

17 17 ELABORAÇÃO DOS DADOS Realizada a coleta dos dados, com todos os critérios, os mesmos devem ser preparados para a digitação e para posterior análise estatística. Antes da análise e da interpretação, os dados devem ser submetidos: ELABORAÇÃO DOS DADOS SELEÇÃOCODIFICAÇÃOTABULAÇÃO

18 18 ELABORAÇÃO DOS DADOS SELEÇÃO: os dados são conferidos e avaliados. Dependendo do tipo e da quantidade de falhas ou erros, o pesquisador deverá retornar ao campo para refazer a pesquisa e corrigi-los. CODIFICAÇÃO: é o processo pelo qual o pesquisador transforma os dados obtidos em símbolos, para facilitar sua contagem e tabulação. TABULAÇÃO: é o processo de representação dos dados em tabelas, objetivando uma melhor visualização, inter-relação, compreensão e análise dos dados obtidos.

19 19 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Uma vez que os dados foram coletados e elaborados, a fase seguinte é de análise e de interpretação. Esta constitui a parte central da pesquisa, que sobrevive ou se perde, dependendo do que o autor consiga fazer. Se o exame dos dados é falho, o resto da pesquisa perde o sentido, a introdução, a interpretação, a discussão e as conclusões são inúteis.

20 20 Para a representação dos resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, podem ser utilizados: REPRESENTAÇÃO DOS DADOS REPRESENTAÇÃO DOS DADOS QUADROSGRÁFICOSTABELAS

21 21 É a última fase do planejamento e organização do projeto de pesquisa, a qual explica os resultados finais considerados relevantes. Em termos formais, é uma exposição factual sobre o que foi investigado, analisado e interpretado. Sem a conclusão, o trabalho não está terminado. A introdução e a conclusão de qualquer trabalho científico, via de regra, são as últimas partes a serem redigidas. CONCLUSÕES


Carregar ppt "Prof. André Luciano de Carvalho - 2008 FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Unidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google