Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAurélio Beppler Figueiroa Alterado mais de 8 anos atrás
1
15 DE OUTUBRO DE 2016 O trabalho e o dinheiro Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. (Sl 128:1-2)
2
TEXTO BÁSICO
3
3. O trabalho e o dinheiro Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. (Sl 128:1-2)
4
OBJETIVO
5
3. O trabalho e o dinheiro Refletir sobre a importância do trabalho como forma honesta de ganhar dinheiro; mostrar a origem, a retidão e o equilíbrio no trabalho, para que este glorifique a Deus.
6
INTRODUÇÃO
7
3. O trabalho e o dinheiro Políticos com somas bilionárias em dinheiro, fruto de corrupção e de propina; empresários vendendo produtos caros, à custa de trabalho escravo; gente com moradia, que se envolve em movimentos de desabrigados, com uma suposta necessidade; pessoas com boa renda, que são cadastradas em programas sociais do governo; funcionários “fantasmas”, que não trabalham, mas aparecem no fim do mês para receber o salário. No estudo de hoje, vamos refletir a respeito dos princípios bíblicos para a aquisição correta do dinheiro.
8
ENTENDENDO O ENSINO BÍBLICO
9
3. O trabalho e o dinheiro A Bíblia fornece excelentes conselhos sobre o trato com o dinheiro. Em boa parte deles, vemos Deus insistindo em que seus filhos trabalhem de maneira honesta e justa. Para começar, o cristão precisa ter uma fonte de renda lícita. Trabalho é essencial (Gn 3:19; Sl 128:2). Nisso a Bíblia é enfática: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma (2 Ts 3:10). Alia-se a este outro texto bíblico, que diz:... é melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça (Pv 16:8). Pensemos um pouco mais sobre esse tema. 1. A origem do trabalho 2. A retidão no trabalho 3. Equilíbrio no trabalho
10
1. O Criador e o dinheiro RESPONDENDO O ENSINO BÍBLICO
11
3. O trabalho e o dinheiro 01. Leia o item 1; Gn 2:1-3,15; Sl 128:1-2, e responda: O que podemos dizer sobre a origem do trabalho? Quando foi criado? Por que trabalhar honestamente é uma forma legítima de ganharmos o nosso pão? 02. Após ler Gn 3:17-19, responda: O trabalho é um castigo por causa da queda ou uma bênção que Deus nos concedeu na criação? Por que hoje o trabalho é tão árduo? Ainda assim, trabalhar é honroso? 03. Leia Ef 6:5-9; 1 Ts 4:11-12; Sl 15:1-5; Pv 16:8, e responda: O que esses textos ensinam sobre a retidão no trabalho? Qual deve ser a postura do empregado e do patrão? Ser honesto é uma opção ou um dever de todos? 04. Com base no item 3 e em Sl 127:2; Êx 20:8-11; Ec 5:18-20, 9:7-10; Pv 6:10-11, responda: O que a Bíblia nos ensina sobre o equilíbrio no trabalho? Fale sobre o perigo do excesso e o pecado da preguiça.
12
1. O Criador e o dinheiro PRATICANDO O ENSINO BÍBLICO
13
3. O trabalho e o dinheiro 1. Trabalhe para glorificar a Deus. Os patrões devem tratar seus empregados de maneira justa e com misericórdia. Não podem enriquecer à custa da exploração dos trabalhadores. Os funcionários devem trabalhar cumprindo seus deveres e seus horários, sem fazer “corpo mole”, mesmo quando o chefe não estiver olhando. Assim, Deus é glorificado por meio de nossa vida (Mt 5:16; Cl 3:22-25; 1 Ts 4:12). Quando trabalhamos de forma honesta, estamos honrando ao Senhor. 05. Você tem honrado ao Senhor através do trabalho, sendo empregado ou patrão? Explique como isso é possível.
14
3. O trabalho e o dinheiro 2. Trabalhe para viver dignamente. O conselho apostólico é direto:... trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado (Ef 4:28). Nada de roubo, fraude ou corrupção! A ordem é trabalhar honradamente, a fim de ganhar o dinheiro honestamente e viver dignamente (2 Ts 3:12). Quem é cristão deve seguir esse mandamento bíblico. 06. Fale sobre o desafio de viver com honestidade e de forma digna diante de um mundo tão corrompido.
15
3. O trabalho e o dinheiro Desafio da semana Nosso desafio, nesta semana e em toda a nossa vida, é, em meio a tantas injustiças e desonestidades, continuarmos ganhando nosso sustento de forma justa e honesta, sem nos corrompermos. Oremos para que Deus nos ajude nisso.
16
Próxima lição Lição 4 O dízimo e o dinheiro
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.