A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal

2 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Índice Reprodução Vegetal Agricultura e Propagação Vegetativa Reprodução Sexuada

3 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Reprodução Vegetal De maneira geral, as plantas reproduzem-se de forma sexuada e assexuada. A reprodução sexuada ocorre por meio da união de gametas e aumenta a variabilidade genética das espécies. A reprodução assexuada é baseada na grande capacidade de regeneração das plantas em geral. Assim, qualquer célula nucleada que não possua parede celular muito espessa pode, ao se multiplicar, gerar um indivíduo completo. Na natureza, muitas plantas se propagam no ambiente por meio do desprendimento de fragmentos de órgãos (raiz, caule e folhas) que, uma vez disseminados pelo ambiente, geram novos indivíduos, na verdade clones dos que forneceram os fragmentos. Essa forma de reprodução é chamada propagação vegetativa.

4 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Agricultura e Propagação Vegetativa Há muito tempo, o homem utiliza técnicas agrícolas baseadas na capacidade natural de reprodução assexuada das plantas que apresentam alto interesse alimentar ou econômico. Muitas vezes, a reprodução assexuada é usada para preservar uma combinação genética favorável. Vamos conhecer algumas das técnicas mais utilizadas:  Enxertia: uma muda é atada a uma planta já adulta da mesma espécie ou de espécie diferente. A muda é usualmente chamada cavaleiro e a planta que serve de suporte, cavalo. A principal vantagem dessa técnica é que a muda não é exposta diretamente ao solo e, portanto, fica menos exposta a doenças parasitárias.

5 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Agricultura e Propagação Vegetativa  Estaquia: são obtidos fragmentos de ramos caulinares (galhos) de uma planta contendo gemas (meristemas), as chamadas estacas ou “mudas”. A extremidade cortada da estaca é enterrada no solo e tende a produzir uma nova raiz e desenvolver um novo indivíduo completo.  Mergulhia: um ramo caulinar é enterrado no solo até a formação de raízes, quando é separado da planta original, formando um novo indivíduo independente.

6 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Agricultura e Propagação Vegetativa  Alporquia: realizam-se cortes nos ramos caulinares; em seguida, o local é coberto com uma porção de terra envolvida por sacos plásticos ou outro tipo de envoltório. Após a formação de raízes, o trecho é cortado e plantado no solo.

7 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Agricultura e Propagação Vegetativa  Micropropagação: está técnica é mais recente e tem sido utilizada com frequência crescente em várias situações como reflorestamento, produção de mudas transgênicas ou não transgênicas para agricultura etc. Consiste em produzir fragmentos microscópicos de um indivíduo que, uma vez colocadas em ambientes de cultura (tubos de ensaio com soluções nutritivas), regeneram novos indivíduos, os quais podem ser plantados ou servirem como fornecedores de novos fragmentos para a propagação de novos clones. Quando bem empregado, esse método permite a produção de grande número de clones em pouco tempo.

8 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Reprodução Sexuada O ciclo de vida das plantas é diferente do ciclo dos animais em geral. Os animais apresentam um ciclo caracterizado por indivíduos diploides (células com pares de cromossomos) que produzem gametas haploides (células com um cromossomo de cada par). A produção de gametas acontece por meio de meiose, que é chamada de meiose gamética ou final. Um gameta masculino fecunda um gameta feminino, produzindo um zigoto, que resulta num novo indivíduo diploide, fechando o ciclo, conhecido como diplonte.

9 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Reprodução Sexuada As plantas realizam um ciclo chamado haplo-diplonte, em que um indivíduo diploide produz, por meio de meiose, células haploides chamadas esporos, que germinam indivíduos haploides. Estes produzem gametas por meio de mitoses cuja união produz novos indivíduos diploides, fechando o ciclo. Como a meiose ocorre não para a produção de gametas e sim de esporos, é por isso chamada de meiose espórica ou intermediária. Assim, observa-se uma alternância entre indivíduos diploides assexuados, os esporófitos, que se reproduzem por meio de esporos, e indivíduos haploides sexuados, que se reproduzem por meio de gametas, os gametófitos. Esse tipo de ciclo também é conhecido como alternância de gerações ou metagênese e, além de ser característico de plantas, ocorre também em muitas espécies de algas.

10 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 10 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Reprodução Sexuada

11 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 11 BIOLOGIA Capítulo 68 AULA DIGITAL Reprodução Sexuada Há ainda um terceiro tipo de ciclo, o haplonte, em que indivíduos haploides produzem gametas por meio de mitoses. A fecundação gera zigotos diploides que imediatamente passam por uma divisão meiótica, gerando quatro células haploides, que formam um novo indivíduo. A meiose é chamada meiose zigótica ou inicial. Esse ciclo acontece em algumas espécies de algas.


Carregar ppt "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google