A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade física e Obesidade

2 A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.

3 O índice de massa corporal (IMC) do indivíduo obeso é maior que 30kg/m2. Esse cálculo é feito dividindo seu peso por sua altura ao quadrado. Por exemplo: 90kg Dividido 1,65.1,65 = 33,05

4 ( kg/m2) Tipo de Obesidade 18 a 24,9= Ausente 25 a 29,9= Sobrepeso ( Pré-Obesidade ) 30 a 34,9= Obesidade Grau I 35 a 39,9º= Obesidade Grau II 40 ou mais= Obesidade Grau III ("Mórbida")

5 Segundo dados da própria OMS a obesidade vem crescendo em todo o mundo causando inúmeras doenças como hipertensão, diabetes, aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos, problemas articulares, entre outros. Hoje a obesidade vai muito mais além do que simplesmente um problema estético. Há diversos fatores que fazem com que o indivíduo acumule gordura em excesso e o principal deles é o sedentarismo associado a hábitos alimentares pouco saudáveis.

6 A atividade física tem um importante papel na prevenção e no tratamento da obesidade desde que realizada na intensidade,forma e tipo para cada indivíduo. Recomenda-se que seja feita, para indivíduos com peso ideal, 30 minutos de atividade física por 5 vezes na semana. Para indivíduos obesos essa quantidade em tempo deve aumentar em torno de 50% a 100% de acordo com o objetivo a ser alcançado, proporcionando assim maior ou menor perda de peso corporal. As atividades físicas mais recomendadas são as aeróbicas, como caminhar e pedalar, sempre com intensidade moderada de forma contínua e intermitente. Os exercícios resistivos podem ser realizados de forma a auxiliar o treino aeróbico, já que estes contribuem para aumentar o metabolismo basal.

7 Os benefícios de se praticar atividade física de forma regular são inúmeros dentre eles:

8 - Aumento do gasto energético -Melhora da composição corporal como perda de gordura, aumento e preservação da massa magra, diminuição do depósito de gordura visceral e aumento da massa óssea -Fortalecimento do sistema imunológico -Aumento na capacidade de mobilização e oxidação da gordura - Aumento do HDL colesterol -Aumento do metabolismo basal

9 -Aumento da sensibilidade a insulina -Diminuição da pressão arterial -Redução da FC de repouso -Melhora do condicionamento físico - Melhora da qualidade de vida -Efeitos psicológicos como a melhora da auto-estima e menos ansiedade

10


Carregar ppt "Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google