A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características."— Transcrição da apresentação:

1 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características antropométricas (altura, peso, comprimento das pernas, etc..)Deve permitir também alternâncias de postura (sentado, em pé etc.), pois não existe nenhuma postura fixa que seja confortável. É difícil conceber um mobiliário que satisfaça a esses extremos (muito pequenos e muito grandes). O recomendável é que o mobiliário é que o mobiliário permita uma regulagem que atenda a pelo menos 95% da população em geral.

2 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho As regulagens dos planos de trabalho permitem também uma adaptação à tarefa. Por exemplo: onde há necessidade de se exercer grande força com os membros superiores, um plano mais baixo permite que a força seja exercida como antebraço em extensão, que é a posição onde se consegue maior força. Por outro lado, se há grande necessidade de controle visual da tarefa (por exemplo: costurar), um plano mais elevado facilita a aproximação dos olhos até o detalhe a ser visualizado.

3 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser adaptado não só às características antropométricas da população, mas também à natureza do trabalho, ou seja, às exigências da tarefa.

4 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho 17.3.1 Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejada ou adaptado para essa posição: A postura mais adequada ao trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser variada ao longo do tempo Os esforços estáticos devem ser reduzidos ao máximo.Todo esforço de manutenção postural implica uma contração muscular estática que pode ser nociva à saúde e portando, toda e qualquer postura rígida e fixa deve ser evitada

5 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O trabalho muscular estático caracteriza-se por uma contração prolongada da musculatura. Dessa forma, o músculo não alonga seu comprimento e permanece em estado de alta tensão, produzindo força durante longo período. Os efeitos fisiológicos dos esforços estáticos estão ligados à compreensão dos vasos sangüíneos. O sangue deixa de fluir e o músculo não recebe oxigênio nem nutrientes, os resíduos metabólicos não são retirados, acumulando-se e provocando dor e fadiga musculares. O tempo de manutenção da contração é função da tensão.

6 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho A Postura em pé – de maneira geral, a concepção dos postos de trabalho não leva em consideração o conforto do trabalhador na escolha da postura de trabalho, mas sim as necessidades da produção. A manutenção da postura em pé imóvel tem ainda as seguintes desvantagens: Tendência à acumulação do sangue nas pernas, o que predispõe ao aparecimento de varizes e sensação de peso nas pernas; Sensações dolorosas nas superfícies de contato articulares que suportam o peso do corpo (pés, joelhos, quadris);

7 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho A tensão muscular permanentemente desenvolvida para manter o equilíbrio dificulta a execução de tarefas de precisão; A posição em pé pode ser reforçada se o trabalhador tiver ainda que manter posturas inadequadas dos braços (acima do ombro, inclinação ou torção de tronco ou de outros segmentos corporais); A tensão muscular desenvolvida em permanência para manutenção do equilíbrio traz mais dificuldades para a execução de trabalhos de precisão.

8 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho A escolha de postura em pé só esta justificada nas seguintes condições: A tarefa exige deslocamentos contínuos como no caso de carteiros; A tarefa exige manipulação de cargas com peso igual ou superior a 4,5kg A tarefa exige alcances amplos freqüentes, para cima, para frente ou para baixo; no entanto, deve-se tentar reduzir a amplitude desses alcances para que se possa trabalhar sentado; A tarefa exige operações freqüentes em vários locais de trabalho, fisicamente separados; A tarefa exige a aplicação de forças para baixo, como em empacotamento.

9 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho A posição sentada – trabalhar sentado permite maior controle dos movimentos porque o esforço para manter o equlíbrio postural é reduzido. As vantagens da posição sentada são: Baixa solicitação da musculatura dos membros inferiores, reduzindo, assim, a sensação de desconforto e cansaço; Possibilidade de evitar posições forçadas do corpo; Menor consumo de energia; Facilitação da circulação sangüínea pelos membros inferiores.

10 NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho As desvantagens são: Pequena atividade física geral (sedentarismo); Adoção de posturas desfavoráveis: lordose ou cifose excessivas; Situação agravada quando há compressão da face posterior das coxas ou da panturrilha contra a cadeira, se esta estiver mal posicionada.


Carregar ppt "NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google