A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional."— Transcrição da apresentação:

1 Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional

2

3 Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o on-line, em que geralmente o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial de ferramentas. e o off-line, momento em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

4

5 É a personalização de ensino e o uso tecnológicos, foca na aprendizagem dos alunos com metodologia de experimentação e troca de informações, utilizando recursos digitais inclusos no planejamentos dos professores. Recursos para potencializar aprendizagem dos aluno, ensino hibrido é misturar o melhor do ensino tradicional seus conteúdos convencionais com online, personalização e tecnologia na educação é ir além da tecnologia pela tecnologia.

6

7 Momento on-line, onde o aluno possui controle sobre, o tempo, o modo, o ritmo ou o local de estudo, que favoreçam sua autonomia. Valoriza-se principalmente a relação existente entre alunos e tecnologia, sendo uma ferramenta utilizada para a construção do conhecimento. Momento é off-line onde deve ser realizada na escola, o aluno estuda com outros, com ou sem a presença fixa do professor, ou até em momentos individuais. São os modelos sustentados, que conservam algumas características do ensino considerado tradicional. O objetivo central é o objetivo de aprendizagem da aula. O sentido é que os dois modos se conectem e complementem proporcionando diferentes formas de ensinar e aprender.

8

9 O modelo sustentado é considero o mais passível de ser aplicado à realidade brasileira pelas suas características, mas existem outros modelos que algumas escolas podem conseguir se adaptar com o há diversas maneiras de adotar o ensino híbrido. Um recurso que vem sendo bastante usado é a rotação. O professor divide a sala de aula em várias estações com atividades diferentes, mas que se complementam. Pelo menos uma delas propõe o uso de plataforma digital. O aluno deve passar por todas as estações ao longo da aprendizagem de determinado conteúdo. O modelo de rotação por estações tem uma ideia semelhante aos “cantos” da pedagogia e educação infantil / ensino fundamental I, em que o espaço é dividido em estações de trabalho, cada uma com um objetivo específico, mas todos ligados ao objetivo central da aula.

10 O modelo laboratório rotacional consiste em dividir os alunos em apenas dois espaços de trabalho, sendo um deles o laboratório computacional para a realização da(s) atividade(s) on-line. O outro espaço pode ser determinado pelo professor, devendo ser prioritariamente a sala de aula (isso depende do professor; se o professor for de laboratório de ciências, por exemplo, sua “sala de aula” será o laboratório de ciências.

11

12 Para quem co­meça a trabalhar com o ensino híbrido, há dois grandes desafios: a falta de ferramentas tecnológicas educacionais adaptativas em português, a maior parte está disponível apenas em inglês, e a limitação de escolas conectadas à internet. No entanto, esse não deve ser um impedimento, já que o ensino híbrido vai muito além da tecnologia. Podemos começar a mudar os espaços dentro da sala de aula, o papel do professor e incentivar a autonomia para uma aprendizagem mais personalizada do aluno, sem tecnologias digitais. O sucesso da aplicação do ensino híbrido envolve a mudança nos currículos e referenciais

13 Referencias: http://isesp.edu.br/ensinohibridolivre/course/vi ew.php?id=2 http://www.iplace-educacional.com.br/ http://isesp.edu.br/ensinohibrido/curso/


Carregar ppt "Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google