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PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 06 Apresentação do empreendimento social em equipe pelo método Pecha Kucha.

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1 PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 06 Apresentação do empreendimento social em equipe pelo método Pecha Kucha

2 Pecha Kucha Apresentação pré-gravada ou ao vivo, com 20 slides e 20 segundos por slide 1PITCH DO PRODUTO OU SERVIÇO 2QUAL É O PROBLEMA A SER RESOLVIDO, QUEM É O CLIENTE 3 COMO ESTE PROBLEMA É RESOLVIDO HOJE E QUAL É A VANTAGEM COMPETITIVA DA SUA ABORDAGEM 4PRIMEIRO MPV (MÍNIMO PRODUTO VIÁVEL) 5MEDIÇÕES OBTIDAS A PARTIR DO PRIMEIRO MPV 6APRENDIZADOS A PARTIR DO PRIMEIRO MPV 7SEGUNDO MPV 8MEDIÇÕES OBTIDAS A PARTIR DO SEGUNDO MPV 9APRENDIZADOS A PARTIR DO SEGUNDO MPV 10RESUMO DAS ENTREGAS EFETIVAMENTE REALIZADAS PARA O CLIENTE

3 Critérios de avaliação Critérios para avaliação:

4 Realização de uma feirinha de ideias Dia 20 de setembro, das 11h30 às 13h, no átrio do prédio da engenharia civil. Apresentação dos empreendimentos sociais realizados para o público. Preparação para a Poli Design Fair.

5 Experimento de Empreendedorismo do semestre Poli Design Fair (PDF) Tema: BIM no setor da Construção Desafio: descobrir todas as aplicações emergentes da tecnologia (nível 2 Bloom) Oportunidade: recursos humanos (alunos de Introdução ao Projeto na Engenharia) Objetivo: descobrir e desenvolver aplicações para as tecnologias emergentes na engenharia civil

6 Produto: Poli Design Fair – uma feira de tecnologia e design, dirigida ao público universitário Método: curso fornecerá as ferramentas e as equipes as usarão. Responsabilidade por gerar projetos: alunos de Intro ao Projeto na Eng Responsabilidade por fazer a PDF acontecer: alunos de Empreendedorismo e MN Responsabilidade pelo planejamento das feiras futuras: Alunos seniores

7 Data de realização da PDF 10 e 11 de novembro de 2016, no prédio da engenharia civil Com palestras interessantes para o público ?

8 Próximos passos Confirmar participantes de cada equipe 15 minutos: definir o conjunto de trabalho a ser feito para a feira acontecer (WBS) 15 minutos: como nossa equipe irá gerar valor para a feira?

9 Ciclo da Lean Innovation

10 Construir uma simulação da interface em teste entre o produto e o cliente

11 Ciclo da Lean Innovation Ou faça um maquete,um simulador,um modelo em papelão, um modo de gerar visibilidade para o MPV

12 Ciclo da Lean Innovation Observe e crie um analítico da experiência deste coorte

13 Ciclo da Lean Innovation Um conjunto de dados que podem se transformar em informações, que podem se transformar em conhecimentos, que podem se transformar em sabedoria

14 Ciclo da Lean Innovation Analise os dados analíticos obtidos

15 Ciclo da Lean Innovation Uma ficha cai!

16 O ciclo PDCA W. Edwards Deming Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka Plan [planeje] Do [faça] Check [verifique] Act [aja] P D C A

17 Ler para a próxima aula: The New New Product Development Game (HBR)

18 Jogo: Aviões de Papel Objetivo: construir o maior número de aviões de papel que conseguirem e que sejam capazes de voar até o outro lado da sala, batendo no quadro negro. Cada avião deve ser feito a partir de metade de uma folha A4.

19 Três papéis (roles) diferentes Uma pessoa da equipe verificará quanto dos aviões feitos conseguem voar de verdade Outra pessoa da equipe trabalhará na produção, mas também estará atenta ao processo em si e buscará maneiras de fazer com que a equipe construa aviões melhores e acelere o trabalho Os demais participantes deverão se concentrar em fazer o maior número de aviões capazes de atravessar a sala voando no tempo definido.

20 O jogo será feito em três ciclos de seis minutos para o processo de construção Um minuto de cada ciclo para planejar (P) como vão construir o avião Três minutos para fazer (D) – construir e testar quantos aviões realmente voam Por fim, dois minutos para verificar (C). Nesta fase a equipe busca meios para melhorar o processo de construção. O que deu certo? O que deu errado? O design deve ser alterado? Então eles devem agir (A)

21 Vamos começar? Ciclo 1 – planejar (1 minuto) Ciclo 1 – executar (3 minutos) Ciclo 1 – verificar (dois minutos)

22 Continuando... Ciclo 2 – planejar (1 minuto) Ciclo 2 – executar (3 minutos) Ciclo 2 – verificar (dois minutos)

23 Finalizando Ciclo 3 – planejar (1 minuto) Ciclo 3 – executar (3 minutos) Ciclo 3 – verificar (dois minutos)

24 Agora, façam o mesmo jogo, agora treinando como apresentar o MPV1 Faremos 6 ciclos: 1.Equipes E apresentam para equipes D 2.Equipes D apresentam para equipes E 3.Equipes E apresentam para equipes D 4.Equipes D apresentam para equipes E 5.Equipes E apresentam para equipes D 6.Equipes D apresentam para equipes E

25 Três papéis (roles) diferentes Uma pessoa da equipe verificará quantas das apresentações do MPV1 conseguem aprender algo novo e importante do cliente, de verdade Outra pessoa da equipe trabalhará nas apresentações, mas também estará atenta ao processo em si e buscará maneiras de fazer com que a equipe apresente e aprenda melhor e acelere o trabalho Os demais participantes deverão se concentrar em fazer as apresentações em conjunto e obter informações do cliente

26 Para o dia 28 de agosto: Entregar o segundo MPV, desenvolvido a partir do que aprenderam hoje com o cliente. Entregar via STOA.

27 Pontos principais Planejar é útil. Seguir cegamente os planos é burrice. Introduza no seu método de trabalho a possibilidade de mudança, descoberta e inovação. Inspeção e adaptação. De tempos em tempos, pare de fazer o que está fazendo, revise o que já fez e verifique se isso ainda é o que você deveria estar fazendo e se existe uma maneira de fazer melhor.

28 Pontos principais Mudar ou morrer. Ficar preso ao modo antigo de fazer as coisas, de mandar ou controlar e manter uma previsibilidade rígida resultará apenas no fracasso. Fracasse rápido para que possa corrigir o problema o quanto antes. Trabalhe em um produto em ciclos curtos, permitindo que você possa eliminar imediatamente tudo aquilo que constitui um desperdício de tempo.


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