A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan Pereira Bartholomeu

2 O Papel do Farmacêutico Clínico em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Atualmente, as U.T.I. comportam diversos profissionais de saúde, trabalhando em conjunto para garantir o cuidado integral dos pacientes. Desde a década de 1990 se propõe o profissional farmacêutico como um dos membros fundamentais da equipe multiprofissional de cuidado ao paciente crítico, dada a complexidade destes no que diz respeito ao número de medicamentos utilizados, os regimes medicamentosos e doses diferenciadas, as alterações farmacocinéticas, e os custos que estes demandam, dentre outras atividades. Relacionamos a seguir, as atividades desempenhadas pelo profissional farmacêutico clínico atuante nas unidades de terapia intensiva.

3 FARMACÊUTICO CLÍNICO DE UTI Participação ativa junto à equipe multidisciplinar Avaliação de toda terapia medicamentosa conforme a indicação Ajuste de doses Escolha da melhor via de administração e apresentações adequadas Análise de interação medicamentosa Análise de paciente alérgico Avaliação da terapia quanto à maximização custo-eficácia Monitoramento e prevenção quanto à toxicidade Busca de informações quanto ao histórico do paciente e aos medicamentos de uso Avaliação e adequação da terapia nutricional Realização de Monitoração de Farmacocinética Provimento de informações técnicas Documentar em prontuário anamnese

4 Escolha da melhor forma farmacêutica Análise de Prontuário Participação ativa junto à equipe multidisciplinar Atenção e Assistência Farmacêutica

5 CONCLUSÃO Com tantas funções apontadas para o profissional farmacêutico atuante em UTI, é possível notar a grande importância e a necessidade de termos este profissional integrado à equipe de cuidados ao paciente crítico. É possível notar que algumas funções são de exclusividade e de entendimento único do farmacêutico, que vai desde a escolha da melhor forma de apresentação do fármaco, até ao auxílio em informações técnicas como farmacocinética, potencial de toxicidade, interações medicamentosas dentre outras, sendo estas funções indispensáveis para auxílio na recuperação do paciente debilitado, tornando o atendimento médico nas Unidades de Terapia Intensiva ainda mais eficaz. Cada vez mais o profissional farmacêutico garante seu espaço nesta área, se mostra essencial, indispensável, tornando o atendimento médico completo para o paciente.


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google