A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL
GEOGRAFIA, 4º Ano Teoria dos Movimentos Sociais GOHN, Maria da Glória MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

2 Características do comércio internacional e suas implicações para o Estado nacional
Característica do comércio internacional contemporâneo Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) Organização Mundial do Comércio (OMC)

3 Antecedentes Históricos e o GATT
Após a depressão de 1930 os Estados Unidos e outros países iniciaram o protecionismo em nível mundial. Direitos elevados Restrições quantitativas Controle de câmbio

4 Fundo Monetário Internacional (FMI)
Após a II Grande Guerra as principais potências reúnem-se para retomar o comércio multilateral através da Conferência de Bretton Woods em 1944. Fundo Monetário Internacional (FMI) Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/ Banco Mundial) 1947- Chegou-se a um acordo temporário sobre as tarifas aduaneiras até a implantação da Organização Internacional do Comércio (OIC). O acordo ficou conhecido como Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). potenciai

5 Localizava-se em Genebra, na Suíça
1947, primeiro acordo em Genebra, por um total de 23 países, entre eles o Brasil. A partir desta inicial, foram ocorrendo outras séries periódicas de acordos para uniformizar as normas do comércio internacional, séries estas que receberiam o nome de "rodadas" Princípios Gerais do GATT Princípio da Não- Discriminação Princípio da Transparência Princípio da Proibição de Medidas Não Alfandegarias Princípio da Consulta ou Ação Coletiva.

6

7 Estima-se que as tarifas mundiais aplicadas às mercadorias industriais tenham diminuído de 40% em 1947 para 5% em 1993, devido às conversações estabelecidas ao longo das diversas rodadas.

8 Comércio Internacional Contemporâneo Transformações no Comércio Mundial
comércio mundial era dominado por bens e produtos (Agrícolas, minerais e industriais) Comércio mais complexo. Segunda metade do século XX o protecionismo perde força. O incremento no fluxo do comércio internacional aliado a pressão exercida pelas corporações internacionais intensificou o comércio mundial Abertura econômica

9 Em 1995 pelo 6º ano consecutivo o comércio superava o da produção atingindo 6 bilhões de dólares.

10 Nos anos de 94,95 e 96 o comércio de serviços ganha força.
Dificuldade por parte do Estado nacional em controlar e quantificar esse comércio.

11 Por fim , a diversidade de atores e intervenientes tornam o comércio internacional contemporâneo processo complexo envolvendo variados interesses e necessitando de algum grau de regulamentação a nível mundial. O novo tipo de comércio permitiu o surgimento de um órgão normatizado supranacional.

12 A Organização Mundial do Comércio
A OMC entrou em vigor em 01/01/1995 composta por 153 países. Imagem: Status de mebro da Organização Mundial do Comércio (OMC); verde escuro: membro; verde claro: membro da União Européia e outros; azul: observador; cinza: não é integrante oficial da OMC / Muso / 01 de Outubro de 2011 / GNU Free Documentation License.

13

14

15 Harmonização de conceitos
OMC função de árbitro. Ex. EUA X Japão Possui poder coercitivo e de sanção fazendo com que o desrespeito por parte do Estado Nacional seja cada vez menor. Nenhum país ou organização , no que tange o controle do comércio está acima da OMC.

16 O comércio internacional contemporâneo atravessa fase de expansão.
Não se pode dizer que o Estado está totalmente ausente do comércio. Rodada do Milênio.

17 A Internet e o Comércio Eletrônico
O comércio está ganhando dimensões quase inimagináveis, com a internet. Facilidades O conceito de comprador e vendedor perde o sentido explicativo. Fragilidade do Estado Nacional. Novas organizações e fórmulas de controle deverão ser criadas para acompanhar a evolução do comércio eletrônico internacional, não necessariamente estatais.


Carregar ppt "MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google