A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA "— Transcrição da apresentação:

1 LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA E RELACOES INTERNACIONAIS MODULO DE CIENCIA POLITICA TUTORA: Ilda Joao TUTORA: Ilda Joao 24/07/2016-BEIRA 24/07/2016-BEIRA

2 INTRODUÇÃO Este é um modulo que foi concebido para estudantes do 1ºano para o curso de licenciatura, para o modulo de Ciência Politica. A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político. Trata-se, portanto, de uma disciplina das Ciências Sociais que lida com o estudo de sistemas de governo, análises de comportamento político e de actividades políticas em geral. Os objectos de estudo desta ciência, para alguns, é o Estado e, para outros, o Poder.

3 OBJECTIVOS DO MODULO O estudante devera saber analisar elementos que fazem parte do pensamento politico identificados na disciplina Traçar perfil histórico dos principais factos, Principais autores,temas, teses etc.

4 OBJECTIVOS ESPECIFICOS Conhecer as principais correntes ideológicas do pensamento politico Entender a dinâmica das relações de poder inerentes a organização social Aprender a traçar um olhar critico sobre a historia conhecer os principais pensadores do pensamento politico Compreender o papel das instituições e do estado Propiciar a reflexão, teórico e critica para a intervenção nas expressões da questão social.

5 ASPECTOS IMPORTANTES Este modulo esta estruturado em temas, onde cada tema esta composto por um certo numero de unidades temáticas, visualizadas por um sumario, e dentro delas tem a sua introdução, os seus objectivos e conteúdos principais, um sumario, no final de cada tema encontramos exercícios de autoavaliação.

6 TEMAS DESTACADOS I- Tema – estão patentes as considerações gerais, acerca da politica, da ciência, e outros. aqui pretende-se focar os sentidos cientifico, académico, com as diversas áreas do saber, onde focam-se certas abordagens sobre o nosso tema. II- Tema – Principais Teóricos das Ciências Politicas onde estão patentes os teóricos clássicos da ciência politica, como: O Nicolau Maquiavel com o seu realismo politico, onde justiça e moral não constituem factores de restrição de acção politica.

7 Cont. O Thomas Hobbes, com o seu debruçamento sobre a origem do estado, construção de um estado como meio de ajudar o homem em seu estado natural. o John Locke com a sua teoria contratualista, sociedade civil, a efectivação das leis no estado. O Rosseau com o contrato social, para favorecer potencialidades humanas. III- Tema – A Sociedade e o Estado, principais conceitos, como o de estado sociedade comunidade, perceber o surgimento da sociedade e estado.

8 CONT. IV- Tema – O Poder do Estado neste tema, o essencial e saber o que e o poder, a organização do estado, o principio da legitimidade e legalidade, a soberania. V- Tema – Legalidade e Legitimidade do Poder aqui pretende se perceber os princípios de legalidade legitimidade, fundamentos sociológicos desses aspectos, as formas de manifestação da legitimidade, e outros. VI Tema – As Formas de Governo e de Estado vamos analisar as formas de governo e de estado,

9 Cont. Usaremos as teses de Aristóteles, para falarmos monarquia aristocracia e democracia. do Maquiavel e Charles de Montesquieu, as formas de governo parlamentar presidencial e convencional. VII- Tema – Os Sistemas Eleitorais vamos analisar o quão importante são os sistemas eleitorais, sistemas de representação e suas vantagens e outros. VIII- Tema – A Democracia e a Participação Popular. observar a participação popular na democracia, características da democracia, o governo democrático, as ideologias.

10 CONSIDERACOES FINAIS Bibliografia: BOBBIO, Noberto. Diálogos em torno da república: os grandes temas da política e da cidadania. Rio de Janeiro, 2002. AZAMBUJA, Darcy. Introdução à ciência política. São Paulo: Globo, 2008. OBRIGADO PELA ATENCAO DISPENSADA.


Carregar ppt "LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google