A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,"— Transcrição da apresentação:

1 Constipação

2 Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios, perda da força e tônus do tecido muscular e suas estruturas de sustentação; A constipação significa o movimento lento das fezes ao longo do intestino grosso e está relacionada à defecação infreqüente, difícil ou incompleta, causada pela diminuição da motilidade dos órgãos digestórios (TORTORA, 2002). (GOOGLE IMAGENS, 2016)

3 Introdução A constipação não é uma doença nem um sinal, mas um sintoma, e, como tal, pode ser originada de vários distúrbios intestinais ou extraintestinais ( GAVANSKI, 2015). Com a permanência prolongada das fezes no colo ocorre a absorção excessiva de água, tornando-as secas e duras e, conseqüentemente, difíceis de expelir; Esta deficiência no peristaltismo acontece com o avanço da idade e, por sua vez, pode ser gerada por diversos fatores.

4 Dividida em: Aguda: A constipação intestinal aguda é desencadeada, normalmente, durante ou após mudanças no hábito alimentar, pelo uso de fármacos (constipação medicamentosa), redução da atividade física, pela obstrução do intestino grosso, pelo suprimento insuficiente de sangue para o intestino grosso, por uma lesão nervosa ou medular, pela presença de um estado mórbido ou, até mesmo, durante uma viagem, devido à mudança do ambiente de costume (MERK, 2005).

5 Crônica: Simples Idiopática Orgânica

6 A definição de constipação tem sido proposta com base na freqüência das evacuações; Porém esta patologia divide-se, com uma sobreposição considerável, em questões de consistência das fezes (endurecidas e de eliminação dolorosa); E questões de comportamento defecatório (infreqüência, dificuldade para evacuar e esforço durante a evacuação).

7 Fatores que podem estar relacionados... (GOOGLE IMAGENS, 2016).

8 Epidemiologia Ocorrem variações nas taxas de prevalência no mundo, entre 10 a 15% em países desenvolvidos, variando de 1,9 a 27,2% entre a população norte americana e agravando com o aumento da idade ( LEUNG, 2011); E em estudos baseados em relatos de idosos residentes em seus próprios domicílios a prevalência foi de 30%. Pacientes assistidos pelos serviços da enfermagem a prevalência é superior a 50%

9 Epidemiologia Prevalência: Acredita-se que seja devido à diminuição da concentração plasmática de estrógeno após a menopausa (BOSSARD; et al, 2004).

10 Diagnóstico: Anamnese e Exame

11

12

13


Carregar ppt "Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google